domingo, 10 de junho de 2012

Oração do Pão Nosso

Há pessoas definitivamente 'do bem'. Em seu trabalho, em suas empresas, em seus negócios, assim como na vida. É o caso de Júlia Alves/Casa Sol.
Depois que as sacolas de plástico foram banidas dos supermercados, mercearias e padarias em Belo Horizonte, começaram a aparecer os saquinhos de papel reciclado e reciclável. O que fez Júlia Alves, que tem uma fábrica (Casa Sol Embalagens de Papel) desses saquinhos? Resolveu usar cada edição - que dura mais ou menos um mês - para cumprir atitudes cidadãs. Na parte da frente da embalagem atual ela sugere 'Tente algo de novo: leve alguém que você gosta para um passeio diferente'. No verso, ela sempre publica poemas e textos de pessoas comuns, a quem ela pede contribuição e cujo trabalho divulga, em contrapartida. O material enviado por intermédio do blog  http://euamopao.zip.net tem como tema, é claro, o pão
O poema que trago hoje é de Alexandre Vianna, da cidade de Cataguases, a oeste do estado de Minas Gerais. Tem um nome sugestivo e é uma paródia da oração que o Mestre Jesus ensinou. Vamos lê-lo.
(imagem do google)

Oração do Pão Nosso
Pão nosso que está na padaria,
gerado do trigo, 
nascido da força de mãos habilidosas, 
no calor fortalecido.
Santificado seja o seu sabor,
que alimenta e sacia, 
venha a nós o seu aroma,
com manteiga ou o que for,
seja feita a vossa partilha
assim entre os homens de boa vontade,
na cidade e no campo.
Preenchei as nossas mesas,
assim como as mesas dos nossos irmãos,
e que não nos falte nunca
 deliciosa tentação:
pão doce, de coco ou de creme,
sovado, de forma, de sal ou torrada,
e nos venha sempre, de noite ou de dia,
no café da manhã, no lanche da tarde,
hoje e sempre.
Amém.

Muito bom, não? Pois vamos repartir o pão. Beijos. 

sábado, 9 de junho de 2012

Para completar a dieta

OS SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS SÃO INDICADOS 
PARA QUEM TEM CARÊNCIA DE VITAMINAS E MINERAIS. 
SEU USO INDISCRIMINADO ENTRETANTO, PODE SER PREJUDICIAL
(imagem do google)
Muitas vezes confundidos erroneamente com anabolizantes, os suplementos nutricionais, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), servem para complementar com vitaminas e minerais a dieta diária de uma pessoa saudável, quando a ingestão a partir da alimentação é insuficiente, ou quando a dieta precisa de suplementação.
Eles podem ser utilizados para acelerar as reações enzimáticas do corpo e ainda melhorar o funcionamento de alguns órgãos como cérebro, fígado e intestino. "Dessa forma, eles geram mais disposição, mais energia, melhoram a memória, o funcionamento dos rins e o tônus da pele", afirma a nutróloga Sylvana Braga.
Em geral, os suplementos são compostos por vitaminas e sais minerais e encontrados no mercado em cápsulas, comprimidos, na forma líquida, em pó e em sachê. Os tipos mais comuns são os formados por vitaminas A, complexo B, C, D, zinco, magnésio e manganês. "O ideal é que sejam prescritos por medico especialista em nutrologia. Avalia-se a quantidade de cada vitamina e seus sintomas e repõe-se com cuidado, sempre monitorando a reserva desta vitamina no corpo", destaca a médica. 
Sylvana alerta também para ao fato de existirem suplementos, vendidos em farmácias indiscriminadamente, que, em geral, possuem baixa dosagem de nutrientes. Segundo ela, esse tipo de produto não gera nenhum benefício e até pode prejudicar o organismo. "Alguns também podem ter vitaminas A e D (lipossolúveis, grifo meu) em excesso, o que eleva as chances de queda de cabelo e o desenvolvimento de tumores preexistentes", ressalta.
É importante estar ciente, pois são considerados suplementos alimentares só vitaminas e minerais isolados e produtos de fontes naturais. Aqueles repositores de energia, proteicos e aminoácidos, usados para melhorar o corpo ou o desempenho físico, são denominados 'suplementos alimentares para atletas' e são indicados apenas para profissionais.
(Matéria elaborada pela jornalista Talita Boros em 29 de abril de 2012)
Minha intervenção: há alguns anos, meu geriatra, Dr. Télio Andrade, de Belo Horizonte, já me alertava sobre o perigo de se ingerir suplementos vitamínicos e minerais sem necessidade, afirmando que as quantidades necessárias ao nosso organismo encontram-se na alimentação variada e saudável. Mesmo quando estamos mais velhos e nosso metabolismo vai ficando mais lento, não aproveitando tudo que o alimento pode oferecer, é preciso realizar medições dos elementos no sangue e só então prescrever os suplementos.
Já a algum tempo venho ouvindo e lendo pesquisas sobre a relação entre o uso indiscriminado de suplementos nutricionais e câncer. Como ingeri muitas vitaminas, fiz terapia de reposição hormonal e tive ca de mama, fico me perguntando se não foi esta combinação de fatores que fez surgirem as lesões. Hoje em dia evito qualquer coisa que não seja cuidadosamente prescrita e procuro me alimentar rigorosamente bem. Sugiro que façam o mesmo. 
(imagem do google)
Beijos.