terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Rapidinhas da cozinha: alimentação na luta contra o câncer

(imagem do google)

Muito já foi postado aqui - e em outros blogs, sites, páginas, neste vasto mundo virtual - para ajudar as mulheres na luta contra o câncer de mama, essa doença insidiosa que, a cada ano, faz muitas novas vítimas. Minhas amigas blogueiras, que me seguem e a quem eu também sigo, não param de publicar, multiplicadoras que são, as novidades no mundo da pesquisa e da ciência que vêm trazer esperança a quem já está lutando ou que irá começar a lutar pela própria vida/sobrevivência.
O material que postei com mais ênfase foram as dietas resultantes do estudo de dois grandes pesquisadores estrangeiros e que continuam disponíveis aqui na nossa cozinha: o Dr. Bob Arnot, que tem uma motivação extra para estudar o assunto, porque sua esposa tem história familiar da doença; e o Dr. David Servan-Schreiber, ele próprio um portador até julho até 2011 - 19 anos de sobrevida contra um prognóstico inicial de 6 meses.
Hoje quero recomendar o trabalho acadêmico de uma brasileira. Algumas das informações que ela nos oferece já são nossas conhecidas, porque seu trabalho é uma revisão da literatura existente sobre o tema. No entanto, há sempre novidades e reforçar a alimentação funcional como mais um recurso para enfrentar o câncer nunca é demais.
Para conhecer o trabalho digite:
http://www.inca.gov.br/rbc/n_50/v03/pdf/REVISÃO3.pdf

Boa leitura! Beijos.