
Gosto de fazer tudo bem feito. Atenção: eu não disse perfeito, disse bem feito. Aprendi com minha mãe, uma perfeccionista que desmanchava a costura quantas vezes fossem necessárias, se achasse que estava torta. Nunca fui uma criança arteira, mas era levada. Só que sempre tive um temperamento manso. E pragmático. Por isso não levava chineladas. Ficava sentadinha num canto, de castigo, com um pedaço de pano, linhas e agulhas nas mãos. E minha mãe foi me ensinando a bordar. Bordar bem! Do mesmo modo me ensinou a cozinhar, passando para mim o gosto e a sutileza no preparo até dos mais simples pratos. Não é necessário complicar para cozinhar bem. A comida, mesmo fácil e rápida de preparar, pode ficar deliciosa, se o fazer é amoroso e delicado.
Uma amiga querida recentemente ficou sem sua fiel escudeira, ou seja, sua funcionária doméstica. E se viu perdida no meio de tantas tarefas novas, além das habituais, fora de casa. Com dois filhos jovens, que sempre chegam em casa da escola esfomeados, pediu socorro: "Angelinha, faça o favor de postar umas receitas de liquidificador, saborosas, nutritivas e rápidas de fazer!"
Aí vão duas delas, Rêzinha do meu coração. Com um beijo estalado. Tomara que mais gente se aventure e goste. Voilà!
TORTA RÁPIDA DE CARNE
Ingredientes
1 xícara (chá) de óleo (eu uso o de oliva)
1 1/2 xícara (chá) de leite
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
100 g de queijo parmesão ou canastra ralado (eu prefiro comprar o pedaço e ralar na hora, os de pacotinho têm o sabor meio 'ardido' para o meu paladar)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (pode ser integral fina)
Sal a gosto (nada de abuso, certo? Até porque alguns queijos já são bem salgados e as azeitonas também)
1 colher (sopa) de cheiro verde picado
1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas
Manteiga para untar (ou margarina, que eu, particularmente, não recomendo, pois se vai ao forno vira gordura trans)
Recheio
2 xícaras (chá) de sobras de carne assada ou cozida (o recheio pode variar, de acordo com as sobras que temos em casa)
Modo de preparo
No liquidificador, bata os ingredientes da massa e coloque metade em uma forma de 22cm x 35cm untada. Coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar levemente. Deixe esfriar e sirva. Vai bem com uma salada caprichada, agora no verão.
TORTA VERDE
Ingredientes
1 xícara (chá) de espinafre cozido e espremido
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de óleo
4 ovos
Sal a gosto
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
Manteiga para untar
Recheio
200 g de queijo mussarela de búfala (mais light) fatiados
200 g de peito de peru defumado (também mais light) fatiados
Modo de preparo
No liquidificador bata o espinafre com o leite, a água, o óleo, os ovos e o sal até viara um líquido homogêneo. Acrescente os demais ingredientes da massa e distribua metade dela em uma forma, ou refratário, untados. Recheie com a mussarela e o peito de peru e cubra com a outra parte da massa. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos. Retire, espere amornar e sirva em seguida. Também vai bem com salada.
Atenção: mesmo que não sejam servidas logo após preparadas, ficam saborosas frias mesmo e podem ser conservadas em geladeira, caso sobre uma parte.
Um vinho branco geladinho acompanha perfeitamente.
Beijo.