Há semanas... não! Há meses não sei o que é um fim de semana sem qualquer atividade; só para descansar e curtir a vida, a família, fazer o que eu quiser. Está sendo assim estes dois dias. Tive o cuidado de encaixar todas as tarefas ao longo da semana - e não foram poucas! - e, neste sábado e domingo cá estou eu, de pernas para o ar, vendo filmes, lendo, visitando uma amiga e conversando sem pressa, rindo muito e comendo coisas gostosas. Aliás, mesmo não estando no sítio, gosto de aproveitar esse tempo livre para também preparar gostosuras na cozinha. Cada um tem seu vício. Este é o meu. Pois então: cismei de comer uma tortinha de queijo que há muito não fazia; emendei com um quiche de alho-poró e um macarrão farfalle com molho pesto com nozes (receitinha abaixo).
Chequei se tinha todos os ingredientes e... pus mãos a obra. Fiz com tanto gosto que ficaram deliciosas e degustamos com muito prazer e alegria. Então resolvi partilhar com vocês as receitas. Que são muito simples e fáceis - já confessei que sou uma cozinheira preguiçosa, não gosto de pratos que dão trabalho, cheios de detalhes e nem sempre tão gostosos. Na verdade, acho que muita mistura de ingredientes não é o segredo da boa cozinha. A grande sacada é o tempero, a escolha de ingredientes de qualidade e boas combinações. Vamos, então, a elas.

(imagem do google)
TORTINHA DE QUEIJO (receita antiga, da minha mãe)
Ingredientes e modo de preparo
Em uma vasilha funda, de inox ou vidro, misture 9 colheres(sopa) bem cheias de farinha de trigo peneirada, um ovo grande e duas colheres generosas de manteiga ainda dura. Misture bem com os dedos até resultar em uma massa que desgruda da mão, lisa e maleável. Caso seja necessário, acrescente mais um pouco de manteiga até conseguir o ponto. É como uma massa para empadinhas. Cubra a vasilha e coloque em geladeira por cerca de 20 minutos.
Enquanto isso prepare o recheio. Misture bem 3 ovos inteiros, um prato de queijo parmesão ralado e um copo de leite. Vá colocando o leite aos poucos, para conseguir uma textura de mingau.
Pincele um pouquinho de azeite em um pirex, para untar (eu faço em dois quadrados, de 20 x 20cm, porque, se não se come tudo, cobre-se com papel filme e guarda-se em geladeira). Retire a massa da geladeira e espiche-a com a mão - e a ajuda do dorso de uma colher de sopa - no pirex, de modo que fique uma camada fina, cobrindo, inclusive, parte das laterais, porque o recheio é líquido. Coloque o recheio e leve ao forno pré-aquecido, assando até que a massa fique dourada e o recheio levemente crocante por cima. Olha, fica uma torta rica, saborosa, saudável e... que gostosa, com o recheio cremoso!
(imagem do google)
QUICHE DE ALHO-PORÓ
Ingredientes da massa básica
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de azeite
1/4 de xícara (chá) de leite
Para rechear
500g de alho-poró (corte a parte branca em rodelas e cozinhe até ficar transparente
1 xícara de queijo prato ralado
3 ovos
2 xícaras (chá de creme de leite)
Sal a gosto
Uma pitada de noz moscada ralada na hora
Modo de fazer
O mesmo processo da tortinha de queijo. Leve ao forno à temperatura de 190 graus, por 30 a 40 minutos.
Leve ao fogo só para aquecer e coloque sobre o macarrão cozido al dente.
Molho pesto
Bata no liquidificador 3 xícaras (chá) de folhas de manjericão fresco, 1/2 xícara (chá) de azeite, sal a gosto, um dente grande de alho.
Levar ao fogo para aquecer, acrescentar nozes picadas e servir sobre o macarrão cozido.
As receitas parecem redundantes e calóricas. Redundantes, talvez: estava todo mundo com saudade de comer muito queijo parmesão. Mas, calóricas, não, em razão das combinações.
Comemos a fartar e agradecemos a Deus pelo privilégio da fartura à mesa.
Experimentem e depois me contem. Beijos.
P.S. Cristina Alves, ao postar aqui hoje pensei muito em você, que gosta de experimentar minhas receitas. Quero o feedback, viu?