Azeite é bom com quase tudo, mes amis! Como hoje estou só de passagem pela web, já voltando para o sítio, vou deixar aqui apenas uma receita, muito chic por sinal, para dias especiais e convidados idem. Uma receita para receber, com pompa e circunstância. É muito fácil de fazer e mesmo quem nunca se arriscou a preparar um pão, e quiser tentar, vai ficar feliz com o resultado, bonito e cheio de sabor. E, de quebra, ganhará, certamente, muitos elogios por sua habilidade e bom gosto. Há alguma coisa de mágico na mistura dos ingredientes, no trabalho da massa e em toda a feitura de um pão; estou convidando você a experimentar. Voilà!
Elioti (pão de azeitonas)
Você vai precisar de:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo especial ou tipo 1; 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem; 3 colheres (chá) de fermento em pó; 1 xícara (chá) de leite de cabra; 1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço; 1/2 xícara (chá) de cebola picada; 1 colher (chá) de hortelã fresca picada fina.
Como preparar: misture farinha, fermento e hortelã em uma vasilha e reserve. Refogue a cebola e as azeitonas levemente no azeite (o segredo é que o azeite fique o menor tempo possível no fogo, para preservar sua qualidade). Deixe esfriar e acrescente a mistura da farinha. Adicione o leite e trabalhe a massa com as mãos - a melhor parte! - até que fique homogênea e elástica. Deixe descansar por cerca de uma hora (até dobrar de tamanho). Uma sugestão minha que dá certo: abafar a massa na vasilha com um pano e colocar dentro do forno apagado. Em seguida, pré-aqueça o forno e asse em fogo alto até que fique crocante e dourado.
Esta delícia acompanha queijos e vinhos.
(Receita de Márcia Frazão, escritora dedicada às artes da magia 'do bem')
Vem mais por aí... Bom apetite! Dúvidas? Deixe sua pergunta num comentário.
4 comentários:
Aiiii Ângela...que delícia!!! HUM HUM HUM, tô pior que o cão do Pavlov,salivando rsrs. Aqui ó, tô contando com sua energia mais que especial...
Beijuuss n.c.
Rê
www.toforatodentro.blogspot.com
Conte sempre com ela! Tudo vai dar certo, você vai ver! E vamos celebrar na cozinha, que tal? Bjs
Ai que fome!!!
Com o vinho californiano que vou tomar hoje, penso que ia cair super bem!
Você é muito poderoso: tomando vinho californiano no final do inverno croata, só pra matar a saudade do verão e do sol!... Vai vendo... Quando voltar, faremos um pão desses pra comemorar, que tal? Inté. Bjs
Postar um comentário