
O tempo é de preocupação com doenças cardiovasculares e câncer. Como o índice de acometimento tem se elevado significativamente, é coerente que se pesquise sobre estes males, uma vez que podem ser fatais.
No entanto, há inúmeros problemas de saúde que incomodam no dia a dia e que, se não tratados, podem evoluir para doenças mais graves, as quais, se não ameaçam a vida, podem incapacitar. Uma delas é o acúmulo de ácido úrico no sangue: não controlado, pode evoluir para um reumatismo de articulações, conhecido como gota e, num segundo momento, produzir pedras nos rins.
Um companheiro nosso, trabalhador na fraternidade espírita que frequento, vem sofrendo com o problema. Seu relógio de pulso, com pulseira de metal, fica escuro em contato com seu suor e, por vezes, ele chega para trabalhar com uma sensação de cansaço e desânimo, causada pelo trabalho metabólico extra do organismo na tentativa de depurar o sangue acidificado. O marido de uma de minhas queridas seguidoras também sofre com este incômodo e por causa deles dois, e de todos os que chegarem até este blog, venho postar hoje sobre os alimentos inadequados e os adequados para o controle do ácido úrico. A dieta complementa o tratamento médico com prescrição de remédios.
Primeiro, vamos entender o que é o ácido úrico. Ele é produto do metabolismo de substâncias conhecidas como purinas, um tipo de proteínas, bem como da ingestão de alimentos que contêm essas substâncias. Normalmente temos ácido úrico no sangue, mas quando seu nível se eleva e ele se deposita no tecido entre as articulações, surge o problema. É sabido que o ser humano adulto não necessita mais de uma alimentação rica em proteínas, uma vez que estas são alimentos construtores e o corpo adulto já está construído. A necessidade de proteínas a partir da idade adulta é apenas para repor o que se perde com o próprio desgaste natural resultante das funções metabólicas. Lembro-me que minha professora de nutrição, Rachel Barros, insistia em dizer que duas proteínas numa mesma refeição - do tipo bife a parmigiana, ou filé ao gorgonzola, carne e queijo juntos - seria uma 'redundância imperdoável e perigosa'.
Alguns estudos sugerem que, apesar de a taxa elevada de ácido úrico no sangue não ter relação direta com a hipertensão, os medicamentos usados para o controle da pressão alta podem fazer crescer as taxas desse ácido na corrente sanguínea. Os fármacos prescritos para sua redução ou inibem a síntese das purinas, ou aumentam sua excreção através da urina. Contudo,os próprios médicos concordam que uma dieta correta é o melhor meio de controle do problema.
Assim sendo, há uma lista quase consensual a respeito dos alimentos que não devem ser ingeridos, os que podem ser ingeridos moderadamente e aqueles liberados.
Entre os proibidos estão:
CARNES: de vitela, cabrito, cordeiro e bacon
MIÚDOS EM GERAL, como fígado e coração
PEIXES E FRUTOS DO MAR: sardinha, salmão, truta, bacalhau, arenque, anchovas e ovas de peixe (caviar)
AVES: galeto, peru, pombo e ganso (aí incluído o paté au fois gras)
Já os de uso moderado são:
CARNES: bovina, suína, aves e embutidos (eu tenho restrições!...)
PEIXES E FRUTOS DO MAR: todos os peixes não citados acima, além de ostra, lagosta, camarão e caranguejo (raramente!!!)
LEGUMINOSAS: feijão, soja, grão-de-bico, lentilha, ervilha, aspargo, cogumelo, couve-flor e espinafre
CEREAIS INTEGRAIS: todos, como arroz integral, trigo em grão, centeio e aveia
OLEAGINOSAS: coco, nozes, amendoim, castanhas do pará e de caju
Estão liberados:
EM GERAL: leite, chá, chocolate, ovo, margarina, pão branco, macarrão, arroz e milho
VEGETAIS: legumes e verduras, exceto os listados acima
DOCES E FRUTAS: açúcar e doces, todas as frutas, inclusive em sucos naturais.
Como se pode ver, não é necessário se sacrificar tanto, sendo possível não se privar do prazer de comer usando as combinações alimentares com bom senso. E sempre com moderação, que vale para todo mundo!
Além disso, líquido, muito líquido, o dia inteiro. Eu, particularmente, por dedução, penso que se deva evitar águas minerais, ricas em sais minerais.
O nível normal de ácido úrico no sangue de adultos é:
Homens: entre 2,5 e 8,0mg/ml
Mulheres: entre 1,5 e 6,0 mg/ml
Agora, um segredinho: majericão elimina o ácido úrico do sangue e ajuda a impedir a formação de cáculos renais. Use e abuse: é uma delícia! Plante em um vaso bonito e coloque em sua janela.
Saúde! Bon appetit!
P.S. Quem tiver mais alguma sugestão, a cozinha está de portas abertas.