quarta-feira, 27 de julho de 2011

As ***estrelas*** da saúde e da prevenção

(imagem da internet/google)


Hoje tive um retorno muito interessante sobre a minha cozinha. Guilherme, marido de minha prima Tânia, minha fiel companheira de infância, perguntou a ela: "Você costuma ler as postagens de sua prima?" E ela: "Não, trabalho feito louca, vivo correndo, não tenho tempo..." Ao que ele respondeu: "Pois deveria, tem muita informação interessante nelas. E ela escreve bem!" Ri muito, porque jamais imaginei que ele pudesse ter interesse pelos temas de que trato aqui, julgava que gostasse de outro tipo de assunto. É bom: por vezes a gente não imagina que tipo de pessoa gosta do que escrevemos e um feedback desses funciona como um termômetro, mostrando que há muita gente interessada em alimentação e saúde. Fiquei sabendo que ele descobriu que maçã emagrece e tem uma fórmula infalível: come uma maçã - que costuma abrir o apetite - e, quando a fome vem de volta, come outra. Valeu, Gui! Gostei.

E porque gostei, hoje resolvi postar sobre frutas. Há informação de sobra nos mais variados tipos de mídia sobre elas, suas propriedades, os tipos de vitaminas que contêm, sua função para a manutenção da saúde. Eu mesma tenho muito material de pesquisa sobre frutas e vou me ater ao aspecto funcional das que mais consumimos. Afinal, nosso foco é saúde e prevenção. Vamos lá.

MAÇÃ

É antiinflamatória, auxilia na redução do colesterol e possui elementos anticancerígenos. É coadjuvante no tratamento da asma, tuberculose, catarros pulmonares, afecções da garganta, prende o intestino nas diarréias, limpa o sangue e cura problemas de estômago, por ser adstringente. Não por acaso há um ditado em inglês que diz 'an apple a day keeps the doctor away' (uma maçã por dia deixa você longe do médico).

ABACAXI

Ele é conhecido como o rei das frutas - e não é só por causa da coroa! Fonte de energia, a fruta ajuda na digestão por causa da bromelina, facilitando a eliminação, principalmente quando se exagera na comida pouco saudável. É também usada na fabricação de xarope caseiro contra a tosse. Indicado para as crianças na formação do sangue e dos esqueletos, atua nas infecções de garganta, bronquites, é diurética, auxiliando nas afecções de bexiga e ajudando a eliminar cálculos renais.

BANANA

Possui uma substância oleosa que estimula a digestão e também detem a diarréia. É recomendada para enfermidades renais, gota (doença das juntas relacionada ao mau funcionamento do rim), afecções do fígado e do estômago, além de ser antihemorrágica. E vejam como é rica em nutrientes: contem cálcio, hidrato de carbono, sódio, potássio, fósforo, magnésio (que auxilia na fixação do cálcio), enxofre e as vitaminas A, B1, B2 e C. Quem diria, não?

LARANJA

Favorece a digestão, limpa o sangue, é calmante, solta o intestino (ingerida com as fibras brancas). É também indicada contra doenças alérgicas, como a asma e os problemas de vias respiratórias. Rica em vitamina C, betacaroteno (pró-vitamina A) e antioxidantes , também possui todos os tipos naturais conhecidos de inibidores de câncer, sobretudo do pâncreas. Jovens casais, atenção: laranja aumenta a fertilidade. E nós temos laranjas, de todos os tipos, à vontade nessa época do ano. Vamos aproveitar.

LIMÃO

Recomendado para cálculos renais e hepáticos, reumatismo gotoso, manchas de pele, também prende o intestino nas diarréias, combate a gripe e a febre. É um antisséptico de primeira linha aplicado localmente em feridas.

MAMÃO

Regula a função intestinal e é ótimo aliado no tratamento de úlcera, diabetes e obesidade. Sua cor alaranjada mostra que é rico em carotenóides, substâncias antioxidantes que previnem doenças degenerativas.

UVA

Ativa o rim, o fígado, funciona como calmante, combate moléstias pulmonares, é diurética e fortificante dos músculos. Da casca à polpa, é um multiremédio, porque possui elementos antioxidantes e anticancerígenos, além do resveratrol (composto que evita a formação de plaquetas e coágulos sanguíneos). Cuidado apenas com a quantidade de açúcar: a uva é uma das frutas que mais contêm frutose e usada em excesso pode elevar o peso.




Há uma grande diversidade de frutas em nosso país em razão do clima favorável e todas elas garantem um aporte significativo de vitaminas em nossa dieta diária. Elas são um presente do Grande Arquiteto e estão aí para que possamos usufruí-las.


17 comentários:

Mery disse...

Obrigada por todas essas informações muito importantes, adoro saber sobre "os alimentos", acho que esse blog é acima de tudo muito útil.
Nem preciso dizer que vou seguir e virei sempre aqui, se puder vá ao meu cantinho também e deixe um comentário.
Abraços da Mery

Bloguinho da Zizi disse...

Angela
Uma saladinha de frutas é pura saúde.
Tudo hoje é artificial.
Sabores fabricados.
Uma fruta tiradinha do pé então, melhor ainda.
Beijinhos

Guma disse...

olá ANGELa querida amiga,

fiz um copy, seguido de um past e fiz aquilo que nem sempre se aconselha que é imprimir em papel, pois o ambiente não agradece. MASSSS não tinha outro jeito de levar essa salada de fruta a sério e estuda-la de forma a tirar partido em cada ocasião.

e... é óbvio que escreves muito bem e encantas atraindo a atenção para algo muito importante - "a saúde pela alimentação".

beijos e kandandos para ti e os teus... inté amiga!

Regina Rozenbaum disse...

Taí algo que amo de paixão...frutas...todas! Ou melhor, quase rsrs é que abacate gosto nauuummm. E como disse Zizi, se podemos pegar no pé...hummmm dilícia dimaisss!
Beijuuss, Angelinha, n.a.

Unknown disse...

Na cozina faz-se como se faz na escrita.
Existem algumas regras e produtos, mas muito podemos fazer com imaginação.

O seu comentário em lidacoelho me encantou.

Paulo Bouvier disse...

Todas essas frutas sem dúvida são tem de ser devidamente consumidas.
Ótimas informações!
Gostei daqui.

Se tiver um tempo, passa lá em meu blog.
(http://paulobouvier.blogspot.com/) Obrigado

Carla Fernanda disse...

kkkkkkkkkkk... e olha que hoje comi todas as frutas citadas aqui. Tô bem na fita amiga.
Beijos,
Carla

Cristina disse...

Obrigada pelas dicas, temos tanta variedades de frutas em nosso país e não aproveitamos. Gosto muito de ler o que vc escreve. Vou tomar o leite fermentado, pois meu estomago... muita medicação. Fica com Deus e boa semana! Bjsssss

Guma disse...

olá ANGELa amiga querida.

Vejo pouca TV.
para além dos noticiários para me manter minimamente por dentro do que se passa no país e no mundo.

após o almoço liguei para ver as noticias e houve duas que me chamaram a atenção.

uma sobre (penso que fosse em Copacabana) e a homenagem feita aos milhares de assassinados e desaparecidos.
muitas rosas vermelhas plantadas na areia e fica-se angustiado a questionar o que afinal vale a vida humana para alguns e o que são as verdadeiras prioridades de quem tem o poder de inverter as coisas.

a outra me fez de imediato vir aqui - uma reportagem de fundo e bem interessante sobre a alimentação equilibrada e como a partir da fruta e legumes muito podemos fazer pela prevenção do câncer. A dieta mediterrânica que abandonámos aqui na península ibérica e que em muito contribuía para uma vida saudável.
...esta era uma noticia da cozinha e me remeteu aqui, onde cuidas de todos nós.
também para te dizer como é um carinho bom tuas visitas lá na serra.
uma óptima semana para ti e para os teus.
meu kandando amigo e grato... inté!

Geni Luzzim Mota disse...

Deus já nos deixou os melhores remédios na natureza, só falta a gente aproveitar.

Muito bom!

Carla Fernanda disse...

Ângela querida boa noite!!
:D
Carla

foureaux disse...

Adorei seu comentário sobre o meu texto acerca das 'semelhanças" entre Nelson e Eça. Obrigadíssimo! Mas estou rosamariamortinha de inveja: 9850 visitantes??? Uau!!! Que baita sucesso! E passou na minha frente: não sei como colocar aquele "você poderia gostar também de...", com as iliustrações abaixo da postagem... Vai vendo!
Semana que vem está aqui ou lá. A gente poderia se ver...
beijinho
;-)

William Peres dos Santos disse...

Uma boa alimentação é sempre muito importante. Infelizmente hoje em dia não temos mais frutas com a qualidade de antigamente. Como é bom comer uma fruta apanhada diretamente do pé.
De qualquer maneira uma saladinha de frutas sempre vai bem.
Parabéns pelo blog Angela.
É de muita utilidade pública e percebe-se que é feito com muito carinho.
Abraços

Paulo Bouvier disse...

Obrigado pela atenção em meu blog.
Convido-lhe para ler meu novo post. "Ser Escritor", e comentar.
Obrigado.
paulobouvier.blogspot.com

Carla Fernanda disse...

Quando fico sem internt um dia é terrível...kkkk....ainda semana passada fiquei 1 dia sem sinal. Chamei o tecnico e antes que ele chegasse, 5 minutos, a internet voltou sozinha....mesmo assim, paguei ainda 70 reais p cara que disse que ia configurar o computador do escritório do meu marido e prometeu que podíamos chamá-lo nos próximos 6 meses, se precissássemos "gratuitamente".
Boa sorte e boa noite Ângela!
Carla

Guma disse...

querida amiga ANGELa!

uns dias em Sintra junto com minhas filhotas e menos disponível como é natural para as visitas e convívio com os amigos. agora já disponível,
constato que também não estás por aqui há alguns dias, mas esta porta é franca e entreaberta e não resisti a deixar meu kandando para ti e para os teus, desejando que tudo esteja bem convosco.

beijo e Ubuntu para todos vós.

MARINA DA SILVA disse...

Angela,
Adorei! Estou tentando incluir mais frutas a conselho da nutricionista e da endocrinologista.
Na "roça" frutas fazem parte da rotina, mas na cidade grande, um copo dágua já é uma alegria! rsrsrs.
Parabéns pelo sucesso do blog! Abraço. Marina