segunda-feira, 23 de abril de 2012

Delícia solar: limão e saúde


         
    (imagem do google)

    Desta vez a contribuição vem de um amigo querido, Gilmar Giostri,  que mora nos Estados Unidos e foi casado com uma de minhas queridas amigas, Patty. Ela partiu para o plano espiritual em 2006, no    mesmo dia da partida de minha mãe. Devem ter caminhado de mãos dadas para o tal túnel de luz. Já contei a história deles dois aqui no blog. Este ano Gilmar ganhou um netinho, uma delícia de bebê chamado Lucas Gilmar em sua homenagem. Veio preencher um vazio em sua vida, já que ele não quis se casar novamente. Gilmar é vegetariano porque ama os animais e tem uma alma cheia de compaixão. Sabe que eu tenho o blog e me enviou este material muito bom sobre o limão - uma de minhas frutas favoritas. Compartilho com vocês. Beijos.


Limão é lucidez 
Conceição Trucom *
É fato já reconhecido pelas várias medicinas - popular, xamânica, ortodoxa e alternativas - que, independente da forma terapêutica usada - sucoterapia, terapia intensiva, aromaterapia, fitoterapia etc. -, o consumo diário do limão irá provocar melhor desempenho da capacidade de concentração mental, da memória e da visão.
A partir de vários trabalhos científicos realizados sobre o limão no Centro de Pesquisa sobre a Citricultura de Cordeirópolis (interior de São Paulo), ficou evidente o quanto um limoeiro para ser saudável depende massivamente da fotossíntese de suas folhas. 
Ou seja, o limão é uma fruta que, enquanto em formação e crescimento, depende de forma massiva da abundância e sanidade das suas folhas, pois só desta forma será gerado um fruto suculento e saudável.
Decodificando esta informação, torna-se possível entender porque o limão é a fruta que apresenta a maior concentração de energia solar (energia cósmica ou prana) da natureza. 
Abaixo do limão temos a uva, que é uma fruta de custo pouco acessível a todos os brasileiros, além de sua produção ser regional e sazonal.
Na verdade, todas as frutas são um reservatório de energia solar, principalmente porque ficam todo o seu tempo de maturação "pegando sol", ou seja, absorvendo luz; mas o limão, magicamente, é o campeão disparado de todas elas.
O limão é uma fruta absolutamente solar!
Portanto, toda vez que ingerimos o suco fresco de limão, estamos colocando um pouco de sol para dentro de nós, explicando porque esta fruta é tão requisitada quando a indicação é mais lucidez, clareza, alegria, bom-humor e visão.
Esta é parte da explicação porque médicos indicam o consumo do limão para pessoas com problemas psicológicos, de memória e de concentração. E de salivação, ou seja de fluição e digestão.
Explica também porque o limão, com todas as suas partes, é considerado um alimento que ajuda na conquista diária do bom-humor, da alegria e do equilíbrio emocional. Afinal, quem tem coragem de estar de mau-humor num dia de sol? Principalmente se ele estiver dentro de nós!
A outra parte da explicação, é que o limão tem propriedades de ser um desintoxicante e laxante suave, portanto, cúmplice do fígado, um dos órgãos  mais responsáveis pela desintoxicação do organismo.
Um fígado sobrecarregado ou muito intoxicado leva o indivíduo a atitudes mais iradas, agressivas e desequilibradas, ao ponto dele não conseguir se auto-enxergar ou mesmo enxergar as soluções à sua frente.
Assim, o consumo diário do limão irá viabilizar uma desintoxicação mais pronta do fígado e de todo o organismo, portanto para a conquista de mais espaços (tempos) de soluções (clareza, lucidez, visão), possibilidades de superação, equilíbrio, alegria e bom-humor.
Na verdade, todos nós temos um lado sombra, que sabota, que dá tiro no pé e que dificulta o nosso sucesso, crescimento, prosperidade e brilho.
Existem alimentos que nutrem este lado sombra, que são as drogas, as frituras, os alimentos processados e lotados de aditivos ou refinados. Tais alimentos fortalecem nossas sombras, nossos pensamentos e atitudes densas. Aliás, para quem faz uso massivo e frequente destes alimentos, não recomendo consumir ou remediar-se com o limão, pois ocorrerá uma desmineralização do organismo. É como se o limão afirmasse: não consigo ser cúmplice destas decisões.
Mas, felizmente, existem alimentos que sustentam os nossos corpos de luz, e que são especiais para iluminar nossas sombras e desarmá-las com a possibilidade da conscientização.
Vocês adivinham quem é este primeiro alimento da lista?
Um alerta: o limão terá ação tão mais terapêutica em nosso organismo, quanto  mais integrado com uma alimentação saudável, integral e natural. 
Leia mais em Cuidados com o Limão: Excesso
Limão - Um aliado do fígado e da visão
Limão - Um fruto sagrado
* Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, e citadas a autora e a fonte www.docelimao.com.br.
Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros O poder de cura do Limão e Alimentação Desintoxicante - ambos editora Alaúde, o que possibilitará o consumo desta fruta e a prática dessa filosofia de vida com responsabilidade. 
Umberto David Cansian
sistemawinner.com.br/investir 
portalguianatal.com.br
igabrasil.org.br/
(84)9950-5650 Tim
(84)9100-7372 Oi
(84)3088-1704 Fixo

5 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

E lá venho eu com meu pitaco, Angelinha. Posso?
Esse é o trabalho que a flor do Limão nos proporciona através do Floral do Sistema St. Germain:


Nível de Alma
Sonda todos os corpos para encontrar a verdadeira cura. Para os que trazem ranços de outras vidas, mas continuam no padrão.

Nível da Personalidade
- pessoa de índole amarga
- mentirosa
- destrutiva
- invejosa
- aos que não suportam ver alguém bem

Propriedades Medicinais
- ácido úrico
- acne
- afonia
- afta
- amigdalite
- anemia
- angina
- bócio
- caspa
- depurativo do sangue
- diabetes
- distúrbios nervosos
- dor ciática
- envenenamentos
- espinhas no rosto
- faringite
- formação de cálculos
- gengivite
- gota
- gripes e resfriados
- hemorragias
- herpes
- insônia
- psoríase
- sarda
- varíola
- vermes intestinais
- zumbidos

E vamos ao Limão e toda a sua Luz.

Beijinhos

foureaux disse...

E eu perdendo estas lições do bem viver, com consciência e harmonia... Bem feito pra mim! Já gostava do limão, mas depois desta, passo a gostar mais ainda...
beijinho
;-)

Unknown disse...

Já conhecia algumas dicas mas é sempre bom relembrar e que ninguém tenha dúvidas

-O limão é saúde

Carla Fernanda disse...

Ãngela já adotei diariamente este hábito a partir de agora amiga. Vou divulgar estas maravilhas da fruta.... "toda vez que ingerimos o suco fresco de limão, estamos colocando um pouco de sol para dentro de nós".

Obrigada!!!!!!
Agradeço também ao teu amigo!!

Beijos e boa noite!

Drica disse...

OLÁ ANGELA!!!!!!!!!!!!!
PASSANDO PRA TE DESEJAR UM FINAL DE SEMANA E FERIADO ABENÇOADO.
BJUS.