domingo, 7 de julho de 2013

Atenção: bebida alcoolica usada moderadamente só faz bem!

Copiado e colado do blog Tia Beth.com

 

Mulheres que bebem moderadamente têm menos diabetes

Mulheres de meia-idade que comem grande quantidade de carboidratos refinados têm um risco menor de desenvolver diabetes tipo 2 se beberem álcool com moderação. Depois de acompanhar 80.000 mulheres durante 26 anos, os pesquisadores descobriram que aquelas com uma dieta rica em carboidratos refinados (pão branco, batatas e bebidas açucaradas) tiveram um risco 30% menor de desenvolver diabetes do que um grupo com a mesma dieta, mas que não consumiram álcool.
Uma dieta rica em carboidratos sem beber álcool aumenta em 30 por cento o risco de desenvolver diabetes“, disse o autor principal do estudo, o Dr. Frank Hu, da Escola de Saúde Pública de Harvard, em Boston. Mas se você consumir uma quantidade moderada de álcool reduz esse risco“, acrescentou.
Quase metade dos 26 milhões de adultos norte-americanos com diabetes são mulheres, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC na sigla em Inglês).
O novo estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, não prova que o álcool protege contra o diabetes. O grupo de estudo de Hu sugere que a influência do álcool se dá na produção de insulina e de outras substâncias que atuam após a refeição neutralizando os picos de açúcar no sangue que promovem o diabetes.
Os pesquisadores analisaram dados de 82.000 participantes do estudo Nurses Health StudyEm 26 anos, 6.950 mulheres (9%) sem diabetes no início do estudo, desenvolveram a doença. As mulheres responderam a cada quatro anos como elas se alimentavam. Em geral, as que consumiam mais os carboidratos refinados (cereais pelo café da manhã, pão, purê de batatas, refrigerantes e suco de laranja) e carne vermelha tinham um risco maior de desenvolver diabetes.
Mas, nesse grupo, as bebedoras “moderadas” (mais de 15 gramas de álcool) tiveram um risco 30% menor de diabetes do que aquelas que não bebiam álcool. Mulheres que consumiam álcool com moderação bebiam uma média de 24 gramas por dia, ou seja, cerca de dois drinques por semana. Apenas uma pequena porcentagem de participantes bebiam 57 gramas ou mais de álcool por dia, apesar de que este grupo não apresentou uma diminuição maior do risco de desenvolver diabetes.
Jill Kanaley, diabetes tipo 2 e perita da Universidade de Missouri, que não esteve envolvida no estudo, diz que os resultados surpreenderam. Eu nunca tinha lido na literatura que alguns copos de álcool poderiam influenciar na relação entre a quantidade de carboidratos da dieta e o risco de diabetes“. Kanaley acrescentou: “Há muitos fatores que foram ignorados pelo estudo, como quando o álcool foi consumido e se foi com a comida, ou que tipo de bebida que era“.

10 comentários:

luís rodrigues coelho Coelho disse...

Pessoas que bebem com moderação e que comem conforme as regras nunca deveriam ter diabetes, mas eles vêm por hereditariedade...e nem sei porque outras razões.
Não como açucar nem coisas doces e eles, os diabetes, estão no sangue quase no limite.

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Os alimentos podem aparecer como benéficos ou vilões .Mesmo com acesso às informações e aos resultados de pesquisas, a população (me incluo) acaba com mais dúvidas do que certezas,a cada pesquisa divulgada.
Mas como sou otimista nata.
não sei porque, eu gostei muito de saber disso. TIM TIM.
Bjs.
Wilma

Regina Rozenbaum disse...

Muito bem vinda essa notícia rsrs Eu e minha taça de vinho a-do-ra-mos!
Beijuuss Litle Angel
P.S: recebi o livro do Zé e estou saboreando.

Cristina disse...

Angela querida, amei essa notícia..rs vinho é tudo de bom. Os povos antigos sempre beberam vinho, na próxima vez que eu for beber um cálice farei um brinde a ti minha amiga..tim tim bjsss

Maria Alice Cerqueira disse...

Querida amiga,
Saudades!
Um lindo dia para você, coberto de muita paz e amor!
Com carinho
Abraço amigo!
Maria Alice
Htts://www.facebook.com/mariaalicefcerqueira
Blog http://www.mariaalicecerqueira.com/
Site http://www.mariaalicecerqueira.com.br

ONG ALERTA disse...

Excelente postagem, moderadamente.
Beijo Lisette.

Evanir disse...

Hoje é um dia muito especial
comemora se o dia do professor.
È com carinho que deixei no meu blog
uma homenagem a todos os professores
também um mimo com muito carinho.
Eu não poderia deixar em branco
essa data tão importante.
Meu carinho a você sendo professor
ou não.
Com muito amor te deixo meu abraço
e carinho.
E a oferta do mimo é para todos
quer seja educador ou não,
pois todos nós temos uma sagrada missão
de educar nossos filhos.
Quanto ao professor o dever de alfabetizar,
Beijos e carinhos , Evanir.

ONG ALERTA disse...

Bem interessante, beijo Lisette.

Carla Fernanda disse...

Boa noite Ângela!

Boas dicas por aqui!

Bjos

Evanir disse...

Minha amiga.
Que bom poder degustar uma taça de um bom vinho.
E saber que pode nos livrar de alguns males.
Eu não poço tomar nem uma gota por causa das medicações.
A dica realmente foi otima.
Beijos no coração,Evanir.