terça-feira, 1 de junho de 2010

Começando pelo começo

Quem já se converteu à confraria dos que desejam preparar seu próprio alimento sempre que possível, para comer melhor, apreciar o prazer da boa mesa e garantir a saúde, ofereço aqui algumas informações básicas. Que não se assuste quem pensa que 'boa mesa' significa 'sofisticação'. É na simplicidade que mora o segredo de uma comida bem feita. Bom cozinheiro é quem faz aquele arroz divino, um feijãozinho que ninguém esquece, uma salada que enche os olhos, um omelete com a textura certa, enfim, quem confere criatividade e capricho ao ato de preparar o alimento.
Comecemos pelo começo: a escolha dos utensílios. Mesmo que já se tenha em casa uma porção de objetos, geralmente pouco usados, os quais, muitas vezes, nem sabemos para que servem, comprar uma coisinha ou outra, de preferência bonita, não necessariamente luxuosa, dá ânimo extra a quem vai se iniciar. Assim, aqui vão algumas sugestões.
Prefira panelas de aço inox, vidro, ágata, ferro, barro ou pedra-sabão. No caso das três últimas, uma higienização criteriosa é absolutamente necessária, pois tendem a guardar resíduos com mais facilidade que as outras. As minhas são de inox - e tenho uma boa panela de barro para os peixes e uma de ferro para o feijão. Nada de usar panela de alumínio: ela deixa resíduos tóxicos nos alimentos e suspeita-se que o acúmulo de alumínio residual no cérebro seja um dos desencadeadores do mal de Alzheimer. Cuidado com as anti-aderentes (com hífen após a reforma?): se o teflon começou a sair, está, fatalmente, indo para o alimento. É preferível que sejam substituídas com maior frequência, se optamos por panelas fáceis de higienizar. Importante: jamais guarde alimentos na geladeira em panelas de alumínio! Transfira-os para outro recipiente, caso você não substitua todas as suas panelas deste material imediatamente. E antes de usar suas panelas de barro e pedra-sabão, unte-as com óleo e leve-as ao fogo por algum tempo para que 'curtam'. Em seguida, refogue cebola ou alho no fogo baixo e estarão prontinhas para serem usadas. Simples assim.
Panelas de pressão retêm todos os elementos nutritivos que escapam com o vapor quando outros métodos são utilizados. São boas para preparar cereais e carnes.
Panelas para cozinhar no vapor preservam mais os nutrientes, exceto as vitaminas, que geralmente se perdem, ou são muito reduzidas em qualquer cozimento. Não tenha receio: o cozimento é tão rápido quanto o cozimento em água.
Colheres de pau são ideais para quem deseja preservar suas panelas e não contaminar os alimentos. Capricho na higienização!
Quanto às facas, é bom investir em poucas, mas boas peças: um bom par de lâminas médias e uma serrilhada. E tenha sempre à mão um afiador de facas de qualidade.
Vidros são os melhores recipientes para estocar alimentos. Como as pesquisas sobre dioxina - uma substância tóxica existente em alguns tipos de material plástico - ainda não são conclusivas, melhor se prevenir. As lojas de artigos de preço único têm boas e baratas opções de vasilhas de vidro. E são bonitas, enfeitam geladeira.
Uma boa escovinha - sempre limpa! - para escovar tubérculos e retirar sujeira, terra residual e microorganismos é sempre bem vinda. Após o uso, deve-se lavá-la e guardar dentro da geladeira.
Este assunto continua...

5 comentários:

Kimbanda disse...

Angela querida amiga:
Autêntico compêndio.
Já tinha ideia de que panelas de alumínio não era uma boa solução em termos de saúde. E nunca colocá-las a lavar na máquina.
De todas, as de inox ainda assim penso serem as que melhor asseguram higiene e saúde por não deixarem resíduos tóxicos. As de barro não vitrificado, li algures que não são aconselhadas, mas nem em tudo se pode acreditar quando a fonte não nos oferece garantias fidedignas.
Venho também prestar a minha gratidão pela tua companhia lá na Serra onde me sinto honrado por te receber.
Kandandos meus com muito carinho.

José Luiz Foureaux de Souza Júnior disse...

Menina, com seus conselhos, quem não conseguir montar uma "bateria", "em cima da linha", pode desistir de cozinhar... uau! Vai ser didática assim lá em casa sô!
Bravo!
beijinho

Angela Fonseca disse...

Queridos amigos, que bom poder ser útil a vocês na montagem de uma cozinha 'quase perfeita'. Afinal, fazer comida saudável requer também bons utensílios. Kimbanda, as panelas de barro vitrificado são boas, já sem vitrificação são difíceis de higienizar. Devagarinho todos podemos ter boas ferramentas de cozinhar. Beijos carinhosos

Kimbanda disse...

Querida amiga!
Vim trazer com carinho o meu kandando agradecido pelas tuas palavras sábias lá na cubata da serra. Postei lá o vídeo com a canção que referias.
Obrigado

Regina Rozenbaum disse...

Ângela, amada!
Fiquei até hoje, sem meu brinquedinho rsrs (estava pifado de novo)e só agora há pouco estou podendo visitar os amigos e atualizar tudim. Dessas lições que com você venho aprendendo, algumas me dão uma "aflição" rsrs Vou ter que jogar quase minha cozinha inteira no lixo (reciclável, é claro)rsrs Mas devagar eu chego lá!!!
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com