quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Verdinho competente!!!

(imagem do google)
Embora tenha encerrado o pacote sobre ervas, hoje falarei de uma delas, porque vira um chá que, ao que tudo indica, é verdadeira panaceia - cura para todos os males. Seu nome é bonito: camellia sinensis. Segundo a Wikipedia, "é uma planta da família Theaceae, popularmente conhecida como chá. Foi originalmente descrita por Lineu, botânico, zoólogo e médico sueco, como Thea sinensis, mas este nome caiu em desuso quando notou-se que os gêneros Thea e Camellia não apresentavam diferenças significativas entre si". É cultivada em larga escala nas florestas do nordeste da Índia e sul da China e a árvore chega a ter 15 metros de altura. Por aqui, as tentativas de cultivo estão quase sempre envolvidas com colônias japonesas, embora já tenha sido encontrada crescendo espontaneamente no meio do mato.
Com ela é possível preparar quatro categorias de chá: o branco, não fermentado, feito com folhas jovens e tenras, mais raro e caro; o verde, levemente fermentado; o oolong, de fermentação mediana; e o preto, muito fermentado, mais forte. Todas essas informações ainda da Wikipedia.
Dentre os quatro, o que mais tem nos interessado é o verde. Vez por outra alguns alimentos entram na moda, viram in, e são apresentados como o mais novo milagre em matéria de alimento funcional. Aguardamos um pouco, até que pesquisas consistentes sejam apresentadas, e, então, começam as controvérsias.
A princípio, o chá verde ganhou fama no Brasil como uma alternativa para atenuar os sintomas da menopausa. Pouco depois, outra vertente afirmou que era eficiente apenas para as mulheres orientais, que vivem no mesmo ambiente em que a planta é cultivada. Chegaram a afirmar que o chá verde seria inócuo, ou faria mal às mulheres brasileiras, por apresentar toxidade ao biótipo brasileiro.
Alguns anos e mais pesquisas depois, a verdade é que a camellia sinensis levemente fermentada, é, na verdade, um verdinho pra lá de competente.
Na revista IstoÉ, no. 2141, de 24/11/2010, uma reportagem nos chama a atenção: OS NOVOS CAMINHOS PARA A LONGEVIDADE, à página 74. Resumidamente, a matéria tenta divulgar o resultado dos mais recentes estudos para garantir uma vida longa e saudável. O 'longa', a mim não importa muito: cada um viverá o tempo que tiver que viver, segundo minhas crenças pessoais. Porém, durante o tempo em que se viver, que se viva bem, certo?
É impressionante: dentre as boas escolhas para prevenir o envelhecimento através da alimentação funcional, o chá verde aparece em três, de um grupo de quatro opções.
PELE - chá verde, própolis e geleia real, romã, salmão e sardinha, suco de uva e vinho tinto.
O potencial anti-inflamatório e anticarcinogênico dessas substâncias protege o fotoenvelhecimento e contra várias desordens da pele.
CÉREBRO - alho, chá verde, cúrcuma, ginseng, quinua.
Ajudam a prevenir o surgimento e a reduzir a progressão de demências e de doenças como o acidente vascular cerebral.
ARTÉRIAS - alho, arroz integral, aveia, azeite de oliva, castanha-do-pará, frutas vermelhas, gengibre, óleo de coco, tomate e vinho tinto.
Previnem patologias que surgem com o envelhecimento das células e estreitamento dos vasos.
OSSOS - Brócolis, chá verde, cúrcuma e soja.
Contribuem para melhorar a manutenção da massa óssea ao longo dos anos.
(imagem do google)

Hoje dispomos de um número significativo de textos científicos publicados sobre a planta. E, segundo eles, nosso verdinho é um excelente estimulante, tem propriedades emagrecedoras e antioxidantes. Por isso atua na prevenção de doenças inflamatórias e cardiovasculares, além de tumores, como o de mama. Na Universidade estadual de Campinas concluiu-se que a camellia sinensis fortalece o sistema imune, aumentando nossas defesas contra doenças.
Segundo a Universidade de Vanderbilt, nos EUA, o estudo demonstrou que quem toma chá verde todos os dias tem uma redução de colesterol e triglicérides. Na Universidade de Panjab, India, foi observado, em experiências com ratos, que a infusão reduz os efeitos danosos do estresse diário. Na Universidade de Medicina de Kaohsiung, em Taiwan, estudos mostram que mulheres que consomem o chá regularmente apresentam maior densidade óssea. E na Universidade de Seul, na Coréia do Sul, a camellia provou ser capaz de reduzir a dor causada pela neuropatia diabética, segundo testes com animais.
Tudo isso se deve, principalmente, a uma substância chamada epigalocatequina 3 galato, ou EGCG, segundo o presidente da Academia Brasileira de Medicina Complementar, o médico acupunturista Paulo Farber.
A Associação Dietética Americana recomenda de 4 a 6 xícaras por dia para prevenir câncer de esôfago e de estômago. A única restrição é apenas o abuso, como de resto com qualquer tipo de alimento: por sua ação estimulante o chá pode causar irritabilidade, taquicardia e insônia.
Alguns puristas objetam contras as infusões disponíveis nos supermercados brasileiros, dizendo que o único que funciona é o chá importado, comprado em casas importadoras. Ledo engano: a matéria prima utilizada por marcas famosas no país é importada também, pois não somos produtores da planta. Minha única recomendação é que se prepare a infusão observando alguns detalhes que já descrevi aqui em outras postagens: não deixar a água ferver - ao se formarem as primeiras bolhas na chaleira, desliga-se o fogo. Verte-se a água na xícara, sobre o saquinho, ou usa-se aquele tipo de bule com cestinha no centro, onde se coloca a erva e se deixa em infusão por até três minutos, no máximo - em ambos os casos. Isto é importante não só para mater o princípio ativo, como também para evitar que o chá fique amargo. Eu já incorporei este hábito saudável diário à minha vida. E tomo sem adoçar, acho o sabor agradável.
As pesquisas continuam. E nós, nos beneficiando. Que tal experimentar?

3 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Angela
Thea Sinensis é um floral do Sistema St. Germain. Nós aplicamos nas seguintes situações:
- concentração, memória (tanto que é o floral dos estudantes)
- depressão, desânimo
- dispersão
- útil em situações de mudanças
- febre intermitente
- resfriados
- afecções dos rins e bexiga
- estimula o fígado
- combate diarréia
- combate inflamação dos olhos

Segundo uma lenda chinesa, o chá provém do príncipe Dharma, filho de um soberano hindu. No jardim do palácio, este príncipe se dedicava, todas as noites, até o nascer do Sol, à meditação. Certa noite, por descuido, adormeceu. Ao acordar, ficou tão desesperado que arrancou as pálpebras dos olhos e jogou-as no jardim, onde surgiram raízes que deram origem a dois arbustos, cujas folhas possuíam a propriedade de manter alerta e vigilante o espírito das pessoas.

Beijinhos

Angela Fonseca disse...

Quem bloga sempre aprende! Não conhecia a lenda, um tanto dramática, mas interessante. E tudo que você escreveu só vem comprovar a competência do verdinho. Obrigada, Zizi! Beijos.

Drica disse...

Olá!!!!!!!
ANGELA MUITO OBRIGADA PELAS MENSAGENS DE APOIO,SINTO-ME TÃO CONFORTADA COM SUAS PALAVRAS.
EU TAMBÉM GOSTO DO CHÁ VERDE PRECISO ADOTAR COMO ROTINA.
BJS.