domingo, 25 de setembro de 2011

Rapidinhas da cozinha: esclarecimento

(imagem do bing)


0O comentário de minha querida amiga Wilma Didou, dona do blog http://cancerdemamamulherdepeito.blogspot.com/, na postagem anterior, levantou uma questão importante a respeito da cúrcuma e do açafrão. Grosso modo, são plantas diferentes, uma originária da Indonésia e a outra uma especiaria trazida da Índia e cultivada aqui mesmo, com sucesso na nossa Amazônia tão rica e maravilhosa.

Realmente o pó vendido em lojas de importados e conhecido como cúrcuma, ou curry, custa uma fábula, devido ao modo de produção do pó, retirado do pistilo da flor; porém, em termos funcionais, não possui qualquer diferença em relação ao nosso açafrão-da-terra, significativamente mais barato. Por que? Ambas as plantas são parentes do gengibre (família Zingiberaceae) e o princípio ativo, com todas aquelas propriedades maravilhosas, a curcumina, está presente nas duas. No comércio, em geral não se faz distinção entre os nomes do pozinho que vale ouro no quesito saúde: chamam-no de cúrcuma, açafrão, ou curry. Ele é extraído da raiz da planta, de cor amarelada, que o caracteriza.

Sugestão: deve-se comprar o pó em embalagens fechadas e em pequenas quantidades, para não ficar muito tempo guardado, pois perde em qualidade. É também importante escolher marcas conhecidas e idôneas para evitar a adição de corantes artificiais.

Para quem desejar maiores informações e se interessar em pesquisar sobre o assunto, indico o site http://www.saudecomciencia.com/2009/03/curcuma-no-combate-ao-cancer.html

4 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Isso é uma das muitas coisas que me encanto nessa blogo: a gente fala aqui e o outro nos responde dali. Fiquei esperando a senhÔra me ligar...teve 0800 (dilícia de ouvir) no domingo...bandinhas na Praça da Liberdade! Fui rebocada pela madrinha e o único senão foi que piorei da gripe (ventania), mas novis fora rsrs baum dimaiiiss.
Beijuuss n.a.

Bloguinho da Zizi disse...

Angela
Boa dica que vc deu.
Eu desconhecia.
Adoro as suas notícias.
Beijinhos

Cristina disse...

Muito bom seu esclarecimento. Já li uma reportagem sobre o açafrão e seus benefícios. Fica com Deus e boa semana! Bjsssssss

Carla Fernanda disse...

Uso curry. Gosto muito!
Dá um sabor especial!!
Como de uma marmita natural e as cozinheiras também usam muitos condimentos nos alimentos e fica muito gostoso Ângela.
Ele fica meio sem sabor se guardar por muito tempo mesmo.
Ai não me fale em montanhas pq aqui não tem NEM UMA amiga.
Beijos,
Carla