terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Um mundo de sabor

(imagem do bing)
Ainda estou com problemas de acesso ao meu blog, mas estou conseguindo publicar. Menos mal. Só não tenho certeza se terei acesso aos comentários, estatísticas e à atualização dos blogs dos amigos. Continuo tentando...
Hoje trago curiosidades da estação. O que é servido na ceia de Natal pelo mundo? 

POLÔNIA
A ceia de Natal na Polônia acontece na véspera de Natal e não há carne, só peixe. São servidos 12 pratos, de sopa de beterraba com bolinhos (barszcz) a carpa e arenque fritos. A sobremesa pode ser um bolo de semente de papoula chamado makowiec.

NORUEGA
Na gelada Noruega, muitas famílias comem costeletas de carneiro secas e salgadas (pinnekjott) ou costeletas de porco (juleribbe). Os acompanhamentos são batata cozida e purê de nabos, além de repolho apimentado. Como sobremesa, muitos noruegueses preferem arroz-doce e frutas ou pudim de leite (crème caramel).

ETIÓPIA
Os cristãos etíopes como um cozido apimentado de frango, cabrito ou carne bovina, servido com injera, tradicional pão achatado.

GOA, ÍNDIA
Em Goa, que tem uma das maiores populações cristãs da Índia (foi também colonizada por jesuítas portugueses, grifo meu), o Natal é comemorado com sorpatel, um ragu apimentado de fígado e carne de porco, ou vindaloo de porco, tudo servido com um pão de arroz e coco chamado sanna.

OCEANO ÍNDICO
No Natal do ano que vem, os marinheiros da Regata Oceânica Volvo estarão num barco emtre Abu Dhabi e Cidade do Cabo. Por causa das restrições de peso e das rondadas de vento, a ceia de Natal, nessas circunstâncias, será tetrazzini de peru - prato tipicamente americano - congelado.

ARGENTINA
No calor da Argentina, as famílias se reúnem para uma festa de carnes grelhadas: em geral, um corte de carne bovina de primeira chamado peceto, além de frango e peru. Elas também gostam de tomates recheados e salada: na ceia de Natal, costuma haver salada russa e clássica Waldorf.

JAMAICA
As ceias de Natal jamaicanas podem apresentar vários pratos, como arroz com feijão-guando, cabrito com caril (curry), frango, pato e carne assada, rabada e presunto ao forno. Em vez de pudim, é mais comum um bolo de Natal em estilo jamaicano, feito de frutas deixadas de molho em rum e vinho tinto.

Que tal? Bon appétit!

(Artigo publicado na revista Seleções do Reader's Digest de dezembro/2011, a partir de pesquisa de Ellie Rose)

5 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Angela
Eu só não aguentaria passar o Natal na Noruega, purê de nabo e repolho apimentado,........Jesus, nem quero pensar. Aliás me faz pensar na minha infância, quando tinha que engolir esse tal de nabo. Pobre de mim, rsrsrsrs
Adorei saber como outros povos comemoram o Natal.
Espero que o blog aceite meu comentário. Beijinhos e saudades.

Regina Rozenbaum disse...

Gostei desse começo polonês rsrs e me lembrei da história contada por mamita Raquel: tomou uma "surra" do papai pq derrubou essa sopa (que é feita de beterraba!)na camisa de um convidado importante de papai! Ô dó da minina!!! Os hábitos alimentares ao redor desse mundão são mesmo uma curiosidade à parte...hummmm
Alguns só provaria por provar rsrs Fígado, por exemplo, dis-pen-so.
Beijuuss, amada, n.a.

Cristina disse...

Quanta variedade hein! Concordo com a Rê, fígado nem pensar..rs... cada povo com seu costume não é? Queria pedir que você publicasse aqui algumas sugestões e receitas para a ceia de Natal, garanto que você deve fazer pratos saborosos... Fico no aguardo hein! Fica com Deus! Bjssssssss

Carla Fernanda disse...

Muito interessante!!
Adorei estas especialidades especiais de natal Ângela.
Beijos!!

chica disse...

Vim lá da Zizi e adorei teu trabalho!beijos,tudo de bom,chica