terça-feira, 22 de maio de 2012

Termo... o quê?

(imagem do google)
Com a expectativa de vida crescendo e as pesquisas se diversificando, e com o aumento do interesse das pessoas sobre a qualidade da alimentação, praticamente todos os dias surgem novas informações sobre os alimentos funcionais.  O noticiasdacozinha está sempre antenado para elas, mas com o cuidado de não incentivar o consumo de alimentos para os quais as pesquisas são ainda muito recentes. Lembro-me de minha mestra Rachel Barros dizendo a respeito de uma determinada novidade: "(...) não vou servir de cobaia para os testes desta nova moda. Prefiro aguardar mais um pouco e verificar os resultados de pesquisas de longo prazo". Corretíssimo e eu sigo a mesma trilha. 
No entanto, quando se trata de alimentos já consagrados não hesito em repassar a vocês as matérias. Até porque todo mundo que conheço se preocupa com alguns quilinhos a mais e no inverno é mais difícil emagrecer, concordam?
Pois é. Chegou o momento dos alimentos termogênicos. Termo.. o quê? Isto mesmo, termogênicos. O tempo frio chegou e nada como uma boa comida quentinha para aquecer corpo e alma. E perder peso! Vai aí mais uma publicação do 'grande jornal dos mineiros', o nosso Estado de Minas. Já venho lendo e ouvindo bastante sobre tais alimentos e sua função, porém a matéria abaixo é um resumo abrangente  e objetivo. Foi publicado na edição de domingo, 20/05/2012, no caderno Bem Estar, seção Conta Gotas. Ei-lo.
Calorzinho bom
Sabe o calor, aumento dos batimentos cardíacos e vermelhidão da pele que aparecem assim que você morde uma pimenta bem ardida? E aquela sensação ao comer gengibre? Isso é resultado do aumento do metabolismo causado pelos alimentos termogênicos. A nutricionista Pollyanna Ayub esclarece que eles forçam o organismo a gastar mais energia, pois a digestão é mais difícil. O ideal é consumir os termogênicos todos os dias, em pequenas porções, em especial meia hora antes da atividade física, para potencializar o gasto calórico. Não é que esses alimentos têm o poder de queimar pneuzinhos, mas eles podem ajudá-lo(a) a perder peso. Veja o que você deve incluir na dieta:
ÁGUA GELADA: oito copos de água gelada por dia queimam até 200 calorias! O corpo gasta energia tentando subir a temperatura do líquido de 5 para 37 graus centígrados (temperatura normal do corpo, grifo meu).
CANELA: tem a capacidade de aumentar o metabolismo basal (quantidade calórica ou energética que o corpo utiliza, durante o repouso, para manter o funcionamento de todos os órgãos, grifo meu). A porção ideal é de uma ou duas colheres de chá por dia. Minha sugestão: que tal um chazinho de maçã desidratada com canela?
CAFEÍNA: como bom estimulante que é, mantém o corpo alerta e, para isso, aumenta o metabolismo.
CHÁ VERDE: rico em substâncias antioxidantes (polifenóis, se lembram da outra postagem?) e cafeína, é estimulante e termogênico. Sugere-se o consumo de quatro a seis xícaras ao dia. Fácil para mim, que já tenho o hábito há mais tempo, graças ao Dr. Deepak Chopra. Adoro!
GENGIBRE: o uso frequente aumenta de 10% a 20% o metabolismo. Consumido em sucos, chás e sopas, a indicação são duas a três fatias de 2cm por dia. Igualmente fácil para mim, que gosto de comê-lo, inclusive, cru mesmo, com molho shoyu.  
LINHAÇA: acelera a queima calórica.
ÓLEO DE COCO VIRGEM (este ainda é uma novidade no mercado, com promessas, digamos, 'milagrosas' para secar gorduras; prefiro aguardar mais pesquisas, grifo meu): rico em ácido láurico (substância que estimula o sistema imunológico do organismo porque ativa a produção de interleucina 2, uma defesa contra infecções bacterianas e virais e até o câncer, novo grifo meu), também auxilia no gasto energético. A dose recomendada é de três colheres de sopa ao dia. É considerado um bom substituto do óleo de soja.
PIMENTA VERMELHA: principal alimento termogênico, estimula o gasto de energia do organismo em até 20%. O ideal é consumir três gramas por dia. Aqui uma dica: muita gente acha que se deve usar o caldinho conservante da pimenta malagueta. Engano: o caldinho é para preservar o alimento. O que se deve comer é a fruta, sem o caldinho, que é muito ácido!
VINAGRE DE MAÇÃ: a acidez diminui a velocidade da digestão e aumenta a sensação de saciedade.
Que tal? Beijos.

3 comentários:

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Tudo simples de fácil inclusão no nosso dia a dia.
Mãos a obra.
Bjs.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Regina Rozenbaum disse...

Antigamente só bebia água do meu filtro de barro. Já não sei precisar quando, só gelada...será o excesso de peso ou seria o calor interno? rsrsrs
Beijuuss n.a.

Cristina disse...

Como diz a Wilma tudo simples mesmo. Realmente no inverno gostamos de comer alimentos mais quentes e com isso engordamos. Boas dicas! Bjsssss