quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Rapidinhas da cozinha: a relação Refrigerante/AVC


(imagem do google)

Mais uma vez recebo de minha amiga querida, Consolação Monducci, matéria interessante sobre a relação entre a ingestão de refrigerantes e Acidente Vascular cerebral (AVC), que publico na íntegra. Beijos.

Estudo relaciona refrigerantes a maior risco de AVC  Probabilidade de sofrer derrame foi 83% maior entre as mulheres
Além de estarem associados ao ganho de peso, refrigerantes também podem favorecer um AVC (acidente vascular cerebral, também chamado de AVE). É o que diz um estudo publicado na versão online do periódico American Journal of Clinical Nutrition. Embora não seja possível estabelecer uma relação direta entre a bebida e a doença, pesquisas anteriores já mostraram que o consumo excessivo de refrigerantes e bebidas açucaradas pode estar ligado a uma incidência maior de obstruções nas artérias. A descoberta foi liderada por um especialista da Osaka University, no Japão.
Quase 40 mil pessoas responderam a um questionário de saúde, dieta e estilo de vida em 1990 e, novamente, em 1995 e 2000. Em seguida, os participantes foram divididos em quatro grupos: pessoas que raramente bebiam refrigerantes, pessoas que bebiam uma ou duas xícaras de refrigerante por semana, indivíduos que bebiam três ou quatro xícaras de refrigerante por semana e outro grupo com quem bebia refrigerante quase todos os dias. Foi contabilizada não só a ingestão de refrigerantes, mas também de sucos com adição de açúcar.
Os pesquisadores rastrearam quantas pessoas sofreram de doenças cardíacas ou AVC entre o início do estudo e 2008. Embora não tenha sido possível estabelecer uma relação entre o consumo de refrigerantes e AVC no público masculino, o sexo feminino mostrou dados importantes. As mulheres que ingeriam essas bebidas quase todos os dias apresentaram um risco 83% maior de sofrer um derrame.
A ingestão de refrigerantes é condenada pelos nutricionistas e médicos por serem bebidas de calorias vazias, ou seja, que não fornecem qualquer nutriente ao organismo. Eles ainda são ricos em açúcar, sódio e corantes, elementos que precisam ter ingestão limitada na dieta. Que tal acompanhar as suas refeições ou matar a sede com as opções abaixo?
Água
É a melhor opção para quem busca hidratação, já que não apresenta calorias. Leve sempre uma garrafinha de água com você.
Água de coco
É uma excelente opção para aplacar a sede, principalmente nos dias de calor intenso. Fique atento apenas às calorias. Um copo de 200 ml contém 40 calorias.
Água gaseificada
Ela contém menos gás do que os refrigerantes, mas pode causar a sensação momentânea de inchaço. Por isso, limite a sua ingestão a um copo pequeno ou 200 ml.
Sucos naturais
Depois da água, eles formam a melhor opção hidratante para o organismo. Isso porque, além de água, eles fornecem carboidratos, vitaminas e minerais. Fique atento apenas às opções mais calóricas, como o suco de laranja. Se precisar adoçar, use adoçante.

5 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

4 byalstAngelinha
Vc sempre trazendo ótimas informações e alertas.
Eu vou de água ... fresquinha, porque gelada, faz muito mal para o funcionamento dos nossos rins.
Beijinhos

Regina Rozenbaum disse...

Água, água e água...de preferência do meu filtro, antigo, de barro!
Beijuuss Litle Angel

Guma Kimbanda disse...

Querida ANGELa,

Muita água... se aconselha e está provado que ela é boa e tão bem sabe do antigo filtro de barro ou da moringa (de barro) que já se não usa, senão em lugares remotos.
Mas para mim tem que ter sabor, e como tal os sucos naturais são a minha predilecção. Por razões que desconheço, o meu corpo não pede água... mas eu educo-o, tendo sempre do lado a dita garrafinha.

Com saudades de nos "ver-mos" por aqui, deixo o meu saudoso kandando e um beijo com o carinho de sempre e fazendo votos que tu e todos os teus estejam bem.

Inté...

P.S.: è uma chatice haver tanta água (mar) a nos separar/ligar, mas isso é outra ordem de ideias rsrsrs

José Luiz Foureaux de Souza Júnior disse...

Faz tempo que perdi o gosto pelos "refrigerantes". vez ou outra ainda bebo Guaraná Zero ou Fanta laranja, ciente de todos os males... Mas é de vez em quando... Prefiro chá mate ou água, apesar de não gostar desta, sabendo de suas benesses...
Evoé!

Cristina disse...

Sabe Angela eu fiz um propósito de não beber refri, as vezes eu tomo um pouquinho, mas agora nem sinto falta mais, já me acostumei. O duro é que os sucos que gosto a maioria não posso tomar por causa da acidez. Então vamos de água mesmo. Bjssss