segunda-feira, 7 de junho de 2010

Sabores a dois

(imagem do google)


Interrompo minha 'composição de cozinha' para um breve intervalo dedicado ao Amor. Ah, ao amor... Estaremos todos, com certeza, celebrando, de alguma maneira, o Dia dos Namorados no próximo sábado, 12/06. Nosso namoro com a vida, presente dos deuses. O namoro com os amigos, espelhos a refletirem o melhor de nós. O namoro com o namorado ou namorada, amante, marido, mulher, fruto saboroso de nossas escolhas. O namoro com lugares especiais, perfumes que nos recordam algo, visões que nos arrebatam, sonhos que nos revelam.
Pois deixo aqui, para celebrar este dia, duas receitinhas afrodisíacas, para saborear a dois. Prepare o clima: vista uma roupa bonita, ponha um cheirinho especial atrás do lóbulo da orelha - território de sussuros e delícias! -, apague as luzes e acenda as velas, espalhe flores vermelhas, ponha música no ar. Se o tempo estiver frio, aqueça o ambiente. Cubra a mesa com renda, ou seda, gele levemente o champanhe e, last but not least, estimule os apetites com uma comidinha preparada com paixão e especiarias, cuja degustação gere um estado de euforia e aumente o desejo.
Mãos à obra:
SALMÃO COM ERVAS
300 g de filé de salmão (2 filés de 150 g)
sal e pimenta-do-reino
1 colher de sopa de azeite extravirgem
1 dente de alho laminado
1 colher de chá de vilho branco
4 colheres de sopa de caldo de legumes (natural!)
1 colher de sopa de ervas (alecrim, salsa, estragão)
2 aspargos brancos em conserva
2 ovos de codorna cozidos
1 colher de café de amido de milho
4 ervilhas-tortas cozidas no vapor
Tempere o salmão com sal e pimenta. Aqueça o azeite. Sele o filé de salmão pelos dois lados e reserve. Adicione o alho e doure. Coloque o vinho branco e deixe evaporar. Adicione o caldo de legumes. Acrescente as ervas, coloque os aspargos, os ovos e o salmão e deixe cozinhar por 3 minutos. Adicione o amido de milho dissolvido em um pouco de água. Se necessário, corrija o sal. Sirva guarnecido pelas ervilhas-tortas.
Para sobremesa,
CARPACCIO DE ABACAXI
4 colheres de sopa de açúcar
2 xícaras de suco de laranja
1 cálice de licor de laranja (tipo Cointreau)
1 pau de canela
3 cravos-da-índia
6 rodelas finas de abacaxi
folhas de hortelã
Aqueça o açúcar e faça uma calda. Junte o suco de laranja, o licor, a canela e os cravos. Deixe engrossar novamente. Tire do fogo e mergulhe as fatias de abacaxi. Deixe descansar por 12 horas. Retire, enfeite com hortelã e sirva.
Nem me conte o resto....

Ambas as receitas fazem parte do livro 'Receitas afrodisíacas', do chef Allan Vila Espejo, recentemente publicado no Brasil por Editora Melhoramentos.

5 comentários:

foureaux disse...

Gente... é comer e não parar de... bem... Bom "apetite"...LOL
Adorei!!!
;-)
beijinho

Regina Rozenbaum disse...

QUE D'US ME AJUDE!!!! AFFFF... antes das receitas "afrodisíacas", agradei de um tanto desse jeitim seu de deixar tudo e nós preparados, para receber e dar AMOR. Fico quiném criança quando preparo momentos assim... pura alegria, aliás como já ouvi "alguém" rsrs dizer: INTENSAMENTE FELIZZZ! YESSSSSSSSSS!!!!!
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Angela Fonseca disse...

Pois não é? Delícia se preparar para o Amor. Eros exige requintes e disposição para o que vai rolar. Que vocês, ZéLu e Regina, amigos queridos, amem muuuuuuuito! Beijos

Guma disse...

Só acrescentaria que o acto de pôr mãos à obra e preparar um "prato desses" com tanta intenção, já é um acto de amor, imagino como será a SobremesA, depois de criar um ambiente desses!!!
Kandandos meus querida amiga.

Angela Fonseca disse...

De fato. Como se diz por aqui, "o melhor da festa é esperar por ela", mas, em se tratando de amor, tudo é muito bom: o preparo, o repasto e a sobremesa. Sumido, hein? Fui lá no seu blog e vi que mudou todo o visual. Desejo-lhe muitas alegrias, já que toda mudança traz novidades a reboque. Ou não? Beijos