terça-feira, 5 de abril de 2011

Lendo rótulos e... entendendo

É essencial ler as informações contidas nos rótulos dos alimentos para evitar surtos de alergia ou problemas de intolerância alimentar, bem como quando se quer seguir uma dieta específica ou evitar os aditivos. Por exemplo: "sem adição de açúcar" significa que não foi acrescentado mais açúcar ao produto além dos açúcares naturais já presentes, como os das frutas. O que confere melhor qualidade ao alimento.

Nada de preguiça: leia as letras miúdas - lembram-se da lente de aumento?

* Confira a lista de ingredientes classificados em ordem descendente, por peso. Por exemplo, se a lista de ingredientes de um suco de laranja indica glicose, sacarose, laranja, corantes, aromartizantes e conservantes, você sabe que o açúcar (glicose e sacarose) é o ingrediente principal, por ser o primeiro da lista e assim por diante.

* Use as informações nutricionais por 100g para fazer comparações. O rótulo mostra os conteúdos em dois formatos: por porção e por 100g. A quantidade por porção é uma medida escolhida aleatoriamente pelo fabricante e pode variar entre as diferentes marcas e produtos. Lembre-se: a porção sugerida pode ser pequena demais para refletir números realistas, possivelmente para disfarçar a quantidade de calorias, por exemplo.

* Preste atenção quanto à presença de alérgenos em potencial, como amendoim e outras sementes, frutos do mar, peixe, leite, ovos, soja e cereais contendo glúten, caso você ou alguém de sua família seja alérgico. Os fabricantes de alimentos são obrigados a revelar essas informações, mesmo que só existam traços desses elementos. Por exemplo, no rótulo pode constar "Este produto pode conter traços de amendoim".

* Procure declarações sérias acerca de substâncias que podem causar riscos potenciais à saúde. Informações sobre substâncias como quinino, aspartame (contem fenilalanina) e guaraná (contem cafeína) devem obrigatoriamente constar do rótulo.

*Procure o selo da Sociedade Brasileira de Cardiologia - está em aliemntos testados dentro de rígidos padrões em relação à quantidade de sódio (sal), gordura saturada, calorias, gordura trans, cálcio e fibras. Mas lembre-se de que nem todas as empresas requerem o selo, portanto sua ausência não significa necessariamente que o alimento não seja saudável.

* Se quiser ter certeza de que está comprando alimentos sem ingredientes GM (aditivos), procure rótulos que explicitem essa informação. No entanto, produtos alimentícios que podem conter ingredientes produzidos a partir de animais criados com alimentos GM ou grãos altamente refinados estão isentos de notificação. Não há como saber, portanto.

* Produtos rotulados como "orgânicos" também podem conter aditivos. Dióxido de enxofre (um conservante) pode ser acrescentado a vinhos orgânicos, por exemplo, mas apenas em quantidades mínimas - o que reduz o prazo de validade, outra garantia de que há aditivos a menos.

* Informações sobre gordura: mesmo os rótulos mais honestos às vezes precisam ser "traduzidos". Portanto, na hora de comprar, atenção:

Isento de gordura: não é completamente correta, pois os produtos assim rotulados têm permissão legal para conter até 0,15% de gordura;

Baixo teor de gordura: significa que o produto contem menos de 1,5% de gordura para líquidos e menos de 3% para alimentos sólidos;

Com redução de gordura: deve haver no produto assim rotulado uma redução de no mínimo25% da quantidade de gordura presente na versão normal;

Diet ou light: alimentos diet são aqueles em que algum componente (gorduras, sódio, açúcar, etc.) está totalmente ausente. Light são aqueles com baixo teor de um dos componentes (gorduras, sódio, açúcal, colesterol);

100% natural: ingredientes como gordura e óleo podem estar presentes. Eles são totalmente naturais mas não necessariamente saudáveis;

Sem colesterol:isso não significa que o produto seja pobre em gordura. Ele pode, sim, conter gordura - inclusive em grandes quantidades -, aumentando seu valor calórico, desde que a gordura seja monoinsaturada e, portanto, não cause doenças cardíacas.


Sei que é muita informação e que dá, mesmo, uma certa preguiça ficar examinando rótulos... Reconheço também que não é possível um excesso de 'purismo' alimentar, pois sempre estaremos ingerindo algum aditivo químico usado pelas indústrias alimentícias. Mas quem se ama, se cuida e se tivermos a atenção e o cuidado de reduzir a quantidade destes elementos em nossa alimentação já estaremos dando um passo significativo em direção à nossa saúde.


As informações contidas nas três postagens sobre o assunto foram colhidas em alguns artigos sobre nutrição e no livro SALVE O MEIO AMBIENTE: 1001 idéias para por em práticas atitudes ecológicas que vão fazer diferença na sua vida (na versão original, 1001 EASY WAYS FOR EARTH-WISE LIVING, Austrália)

Nenhum comentário: