sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Por que ela vale tanto em pé?

(imagem do bing)


Um chefe índio Seattle, em um discurso antológico que muita gente conhece, disse que tudo sobre a terra está interligado; ou seja, que somos um com tudo que vive. Este blog começou a partir de uma preocupação minha em promover ecologia interior através de uma alimentação saudável e funcional, ou seja, que realiza uma função na prevenção e controle de doenças.

Sabemos não ser apenas o que entra pela nossa boca que é fundamental para a homeostase - um estado de perfeito equilíbrio do organismo. O que pensamos, o ar que respiramos, a água que bebemos, enfim tudo está conectado para promover esse equilíbrio. Ou deveria.

Como sou uma estudiosa e praticante da doutrina espírita, a matéria de capa da revista Superinteressante deste mês - CIÊNCIA ESPÍRITA - acenou-me da banca e eu a comprei. A matéria acrescenta pouca informação ao que já temos visto nos mais diversos meios de comunicação.

No entanto, ao continuar a ler a revista, deparei com um informe publicitário muito interessante sobre o um movimento chamado Planeta Sustentável.

Reproduzo para vocês o texto.


POR QUE ELA VALE TANTO EM PÉ?

As florestas fornecem tantos benefícios para nós, diretos ou indiretos, que os especialistas costumam dividi-los em quatro tipos chamados serviços ambientais ou ecossistêmicos.

Reguladores:

As florestas realizam processos vitais que raramente recebem valor monetário, como a proteção dos rios, a regulação do clima e das chuvas e o armazenamento de carbono na atmosfera.

De provisão:

Fornecem bens diretos - frutos óleos, madeira, fibras - que resultam em alimento e matéria-prima para produtos e indústrias, como a farmacêutica, de construção e de cosméticos.

De suporte:

Fornecem benefícios indiretos para as pessoas, como a formação dos solos e crescimento das plantas, mas fundamentais para os outros serviços, por promover o equilíbrio dos ecossistemas.

Culturais:

Representados no turismo, nos esportes e no lazer, bens imateriais - recreativos, estéticos e até espirituais - são fornecidos pela floresta, em função de nossa ligação com elas.

Pagar para preservar

Para que a floresta continue garantindo esses serviços e não vire apenas madeira e carvão, especialistas defendem uma remuneração especial para quem cuida dela:

"A forma como a floresta é gerida é que determina a extensão dos serviços ambientais e como eles serão transformados em benefícios sociais, econômicos e ambientais. Boa parte dos custos e do trabalho de manejar e preservar a mata recai sobre poucos indivíduos ou entidades, enquanto os benefícios que ela traz são públicos e amplos para a sociedade. Por isso, é importante que quem atue pró-ativamente para manter essas funções e benefícios seja remunerado. Um mecanismo de pagamento por serviços ambientais serve de incentivo e amplia os esforços de conservação e gestão sustentável das florestas." (Tasso Azevedo, engenheiro florestal, conselheiro do Planeta Sustentável)


Os países do Primeiro Mundo também tiveram, no passado, que realizar campanhas deste tipo: a princípio, uma remuneração que incentivasse o cidadão comum a aderir; e, junto com ela, uma ênfase na educação ambiental, pois só a educação promove mudanças duradouras.

Sei que o assunto já foi mais do que explorado e que a maioria de nós está sabendo disso. Entretanto, o desmatamento continua, as queimadas e a seca nos assustam e receiamos a temporadas das águas que vem por aí. Alguns acham que é ingenuidade pensar numa reversão do apocalipse planetário. Mas eu escolho continuar acreditando.


O Planeta Sustentável produz conhecimento para despertar a consciência das pessoas por um mundo melhor. http://www.planetasustentavel.com.br/

3 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Angela
Nunca é demais abordar esse assunto, afinal a nossa vida depende disso.
Eu ainda acho que se deveria não só falar, mas agir, mas... a ação que vejo é a contrária, infelizmente.
Não podemos desistir.

Beijinhos e um final de semana abençoada pra vc e a família.

Regina Rozenbaum disse...

Êta lelê..."pagar pra preservar"(?) e nem assim o Humano faz. Angelinha, ando com sôdades de degustar por aqui suas receitas...principalmente com sua escrita que enche minha boca d'água! Tb com sôdades, crescentes, docê...então, como Chef maravilhosa que é, dá seu jeito!rsrs
Beijuuss, amaaada, n.a. e um fds gostoso procês

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

É trabalho de formiguinha.
E o bem, é pouco divulgado.
Todos nós podemos contribuir.
Com coisas simples do nosso dia-a-dia.
Como molhar as plantas e hortas a noite, a evaporação é menor, o mesmo com o uso da máquina de lavar
as empresas de energia tendem a diminuir os valores de energia em horários fora do pico de uso, assim você economiza na conta e ainda ajuda a diminuir o consumo de energia, usar menos o carro, ser mais solidário caronas.
Em síntese ter educação para viver em sociedade, antes que essa acabe.
Beijinhos.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com