quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Rapidinhas da cozinha: ouro comestível


O programa Globo Repórter já falou de suas propriedades antitumorais. Ele é amarelo e poderoso. Pode ser comparado ao ouro. Mas é um alimento funcional. Ouro puro para a saúde. Quem o diz é, ainda, o Dr. David Servan-Schreiber. Reproduzo o seu texto.

(imagens do bing)

"O cúrcuma (pó amarelo que entra na composição do curry) é o antiinflamatório natural mais poderoso idenficado até hoje. Ele contribui também para induzir a apoptose (= suicídio programado) das células cancerosas e para inibir a angiogênese (= a capacidade das células cancerosas de criar novos vasos para alimentar o tumor). Em laboratório, ele aumenta a eficácia da quimioterapia e reduz a progressão dos tumores.

ATENÇÃO: para ser absorvido pelo organismo, o cúrcuma deve ser misturado à pimenta-do-reino (não simplesmente a [qualquer tipo de] pimenta) Idealmente, ele deve ser diluído em óleo (azeite de oliva ou óleo de linhaça, de preferência. As diferentes misturas de curry têm que conter 1/5 ou menos de cúrcuma. [Portanto] é preferível utilizar diretamente o pó de cúrcuma (quanto mais escuro melhor, grifo meu).

Uso típico: meia colher de café de pó de cúrcuma misturada com uma colher de azeite de oliva, uma boa porção de pimenta-do-reino (moída na hora, novo grifo meu) e um fio de xarope de agave (nossa conhecida babosa, mais um grifo meu. Eu dispenso.). Pode ser acrescentado aos legumes, às sopas, aos vinagretes."


Eu, particularmente, uso cúrcuma em quase tudo. Eu cozinho arroz com cúrcuma, que dá um leve sabor picante, e faço risotos fantásticos. E como minha amiga e seguidora querida Cris, do blog Minha História (http://cristinapaiva.blogspot.com/) adora quando posto receitas e há muito tempo não o faço, lá vai:

SUFLÊ DE CHUCHU COM CÚRCUMA

Ingredientes

2 gemas

2 claras batidas em neve

1 pitada de sal

1 pitada de fermento em pó

1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

1 colher (sopa) de cúrcuma

1 1/2 colher (sopa) de manteiga

1 colohe (sopa) de farinha de trigo integral fina (pode ser a branca)

1 colher (sopa) de amido de milho

3/4 (150ml) de xícara (chá) de leite (pode ser desnatado)

2 chuchus pequenos cozidos com a casca e depois descascado e fatiados

Modo de preparo

Faça um molhinho branco com a manteiga, as duas gemas (cuidado para não cozinhar as gemas rápido demais, para não endurecer; use fogo baixo e mexa sempre), a farinha, o amido de milho e o leite. Tempere com o sal, a pimenta-do-reino e a cúrcuma. Bata as claras em neve. Acrescente os chuchus fatiados em fatias finas ao molho branco e misture delicadamente, incorporando as claras em neve. Coloque tudo em uma forma (pode ser um pyrex) untada. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 35 minutos em forno médio, ou até que o suflê tenha crescido, esteja fofinho e dourado por cima.

Recado para minha querida Rêzinha: prato simples de preparar, leve e cheio de 'sustância', como costumam dizer.

Beijos.

9 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Adorei amaaada,brigadim. Agora só falta as de liquidificador rsrs. É o meu suflê predileto, depois do de queijo...aliás, hummmm que sôdades dos tempos bão$$$ de ir comer um no chiquetésimo Taste Vin devidamente harmonizado!!! Bom sítio e te aguardando pro fds.
Beijuuss n.a.

Carla Fernanda disse...

Ângela fantástico!! Imagina só, quem diria?? ouro??
Para vc meu sorriso em corrente
:D...passe para a frente...;D
Beijos e sorrisos!!

Carla Fernanda disse...

Uma bela receita hein???
Quem sabe faço??

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Muita gente confunde cúrcuma com o açafrão
A diferença está exatamente no preço que equivale a grama do ouro.
Comprava ambos, para uma cozinha industrial que trabalhava, para baratear o custo usavamos o artifício do corante amarelo tartrazina.
Não sabia dessas outras propriedades, confesso mais uma vez que também não faço uso, na próxima encarnação como "penitência sua" vou pedir ao plano espiritual para você ser minha vizinha, com certeza eu terei hábitos bem melhores na minha alimentação.
Um grande beijo
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Cristina disse...

Que receita boa hein! Eu adoro suflê! Vc acertou minha amiga! Ah! Concordo com a Wilma, bem que vc poderia ser nossa vizinha hein..rs..já pensou? Iria me ensinar cada receita. Eta mulher criativa! Obrigada pela receita viu? Um forte abraço!

Josivaldo disse...

Qual a porção correta da Cúrcuma deve ser usanda sem ter efeitos colaterais

Angela Fonseca disse...

Josivaldo, obrigada por visitar minha cozinha. Aqui vai a sua resposta. Como todo alimento, também a cúrcuma também exige temperança. E ela, por si só, impõe essa moderação, por ser picante. Por exemplo: quando preparo o arroz para três pessoas -o tamanho da minha família - coloco uma colherinha (de café) de cúrcuma para cozinhar junto. Se vou cozinhar um frango inteiro, uso duas colherinhas (de café) do pó no cozimento. Como você vê, nada de abusos, porque pode irritar a mucosa do estômago. Espero ter esclarecido sua dúvida. Volte sempre. Um grande abraço.

Josivaldo disse...

Obrigado pela resposta!
Mas se não for muito icomodo gostaria de saber como é feita a mistura da Cúrcuma com a pimenta Preta o seja,a quantidade de cada uma para fazer a mistura.

Obrigado

Angela Fonseca disse...

Claro que não é incômodo, Josivaldo, é um prazer esclarecê-lo, até porque este é o objetivo do meu blog.
Você, me parece, está querendo misturar a cúrcuma com a pimenta-do-reino em um mesmo recipiente, estou certa?
Não é necessário. Basta que você tempere um alimento com a cúrcuma e outro com a pimenta e já está feita a mistura. Inclusive eu não uso a pimenta-do-reino já moída, comprada em supermercados. Uso a pimenta em grão, moída na hora, para garantir que não fique rançosa, o que comumente acontece com alimentos processados em grande quantidade e com antecedência.
Meu arroz sempre leva cúrcuma. E aí, quando cozinho um vegetal para a mesma refeição, por exemplo, tempero no final do cozimento com uma pitada da pimenta-do-reino moída na hora. Se cozinho macarrão, acrescento um pouco de cúrcuma e pimenta-do-reino ao molho. Vale usar a sua criatividade. Não há uma medida padrão. O importante é consumir sempre. Qualquer dúvida, não se constranja: pergunte! Um abraço.
Em tempo: relembrando, ambos os alimentos são antiinflamatórios e o câncer sempre se inicia de um processo inflamatório, ok?