terça-feira, 4 de outubro de 2011

E por falar em vida...

(imagem do google)




Na postagem anterior, fiz algumas divagações a respeito de vida e morte, sobre emoções reprimidas e sobre o sentido da vida. Questões do domínio da filosofia, que sempre nos intrigam. Fiquei pensando: quem se preocupa com uma alimentação sadia, com bons relacionamentos com as pessoas, com os pensamentos que alimenta; quem toma para si o cuidado consigo mesmo e o faz com amorosidade; quem aprende a viver com simplicidade e adota uma atitude de gratidão para com tudo que o(a) cerca; quem consegue administrar bem suas emoções menos nobres e aperfeiçoa o seu lado mais iluminado; quem contribui para o bem comum, já que tudo está interligado, pode dizer que vive uma vida plena. Isso exige de nós coragem e atitude, mas também humildade. É necessário perceber que cada existência é uma oportunidade de mostrarmos o que temos de comum com nossos semelhantes e em que somos únicos. Trazemos em nós uma centelha de algo maior e tendemos para a luz. Como e quando chegar lá depende de nossas escolhas e de nossa capacidade de compartilhar, porque é na troca que dividimos e acrescentamos.

Gosto muito da minha cozinha. Muita gente concorda que a cozinha é o coração da casa, pleno de calor, construindo vida através do preparo do alimento. É o lugar onde se dão os encontros, as celebrações, o partilhamento da alegria, o prazer de conviver. Quem abre sua cozinha às pessoas está abrindo para elas o seu coração. Quando venho aqui sinto que estou viva, pulsante, alimentando esperanças e possibilidades de mudança. Digo isso sem pudor, pois o que me move não é vaidade, mas a realização de um desejo mais profundo de reunir as pessoas em volta da minha mesa, de conhecê-las, de nutri-las, de ser nutrida por elas, de repartir o pão, de amar sem imposições. Sinto um prazer quase ingênuo quando alguém me pede uma receita, uma sugestão, faz comentários, envia informações, ou simplesmente passa por aqui para deixar um 'oi' bem humorado e gentil. É nesse clima de harmonia e sinergia com o outro que vou me tornando um ser humano melhor a cada dia.

Sou grata por isso.

9 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Angela
Somos recebidos com tanto carinho nesta cozinha que eu acho que é bem o contrário, vc nos alimenta com seu carinho e com suas palavras. Nós saímos daqui com um pouco mais de conhecimento e vc nos ajuda a sermos pessoas melhores,..melhores conosco e com todos a nossa volta.
Viver é dar exemplo e isso vc faz direitinhooooooo.
Um dia ainda vou te dar meu beijinho de gratidão pessoalmente.....ah se vou.

beijinhos

Regina Rozenbaum disse...

Concordo com a irmiga Zi...e acrescento que me sinto uma privilegiada por sentar à sua mesa e me alimentar de seu pão! Só tenho e sempre a dizer: OBRIAGADA amaaada!!!
Beijuuss n.a.

Carla Fernanda disse...

Sua cozinha é mesmo um aconchego que nos oferece amor em dicas e receitas aceitas Ângela. Ando nesse sentido de querer melhorar e equilibrar tudo e evoluir.... assim penso, sinto e sigo...
Bjs

Unknown disse...

Agradeço a visita e as palavras amigas.
Às vezes somos apanhados pela maldade dos outros.

O SOL do amanhã... disse...

Eu adoro passar por aqui, alimento a minha alma sem engordar o meu corpo...um ótimo final de semana!!!

Carla Fernanda disse...

A vida foi feita para a gente melhorar nossa alma Ângela e em teu blog vc trata bem sobre esta caminhada sagrada de dentro para fora e de fora para dentro também... aqui é pura qualidade de vida que sai da cozinha... como dizem... é o coração da casa... e é.
Beijos e bom sábado querida!
Carla

Angel love disse...

Não resisti e estou seguindo vc... Qto amor, humanidade e altruísmo amiga? Só posso dizer que estou amando seu blog, ainda mais levando em conta q agora necessito urgentemente rever minha alimentação, uma vez q, por expectativas e ansiedade de um resultado de exame, ao qual foi confirmado um CA de mama, ganhei muitos kilos extras e agora q fiz a mastectomia e começo minha via sacra, preciso primeiro cuidar da minha saúde alimentar e tbem emagrecer. Que maravilha existir pessoas como vc. Parabéns pela iniciativa. Já virei sua fã.Tenho um blog tbem, mas já tem um tempinho, postei apenas situações emocionais que me acometeram antes e pós o diagnóstico; caso queira visitá-lo, seguí-lo, ficarei mto feliz. Um beijo gde prá vc e estou feliz de tê-la aqui, obrigada por partilhar suas experiências conosco.
Cris

Cristina disse...

Querida amiga, acho que todos que passam por aqui sentem essa energia boa que vem de sua cozinha e de você. Sua bondade em nos ajudar sempre tão solicita é algo bonito de se ver. Obrigada pelas dicas viu? Um grande abraço e ótima semana! Bjsssssssss

ONG ALERTA disse...

Falar com os amigos...beijo Lisette.