segunda-feira, 17 de outubro de 2011

(imagem do bing)


Raramente saio de casa. Principalmente à noite. Só gente muito querida me tira do comodismo e do conforto do meu espaço sagrado. Pois bem. Uns meses atrás senti muita saudade de um velho conhecido, amigo de um amigo e que acabou virando meu amigo também e com quem tive a alegria de trabalhar em uma escola de idiomas, onde ele era coordenador. Seu nome é Marcelo e o descrevo como uma pessoa afetiva e bem humorada. Sua conversa é sempre pontuada por frases e vocábulos em inglês, porque ele transita confortavelmente entre os dois registros - inglês e português -, além de falar francês como um nativo da língua. Uma delícia!

Há dias venho querendo postar alguma coisa sobre cogumelos. Durante um tempo, relutei em consumi-los, imaginando que o sabor não seria agradável. Até experimentar. O Dr. Servan-Schreiber, autor do livro Anticâncer, de quem já falei aqui algumas vezes, oferece algumas informações interessantes sobre estes fungos comestíveis. Transcrevo aqui suas palavras:

"Os cogumelos estimulantes do sistema imunológico

No Japão, os cogumelos shitake, maitake, kawaratake ou enokitake fazem parte dos pratos mais comuns. Passaram também a ser encontrados nos hospitais, onde acompanham os tratamentos de quimioterapia. O lentinan e os outros polissacarídeos que eles contêm em abundância estimulam diretamente o sistema imunológico. Os camponeses japoneses que consomem bastante desses cogumelos têm até duas vezes menos cânceres de estômago do que os que não comem. Em estudos universitários japoneses, os pacientes que recebem extratos de cogumelo vêem o número e a atividade de seus glóbulos brancos aumentarem notavelmente, inclusive no próprio interior do tumor.

Os pesquisadores da Universidade de Kyushu no Japão mostraram que, quando o consumo desses cogumelos acompanha ou segue a quimioterapia em pacientes que sofrem de câncer de cólon, pode prolongar sua sobrevida. Provavelmente porque a ativação de seus sistemas imunológicos desacelera o crescimento dos tumores.

No laborário de Béliveau (Richard Béliveau, bioquímico e pesquisador, diretor de um dos maiores laboratórios de medicina molecular, especializado em biologia do câncer, no Canadá, grifo meu) diferentes cogumelos foram testados contra as células do câncer de mama. Os benefícios não se limitaram aos cogumelos asiáticos. Alguns, como os cogumelos ostras, permitem parar quase completamente o crescimento das células em cultura."

O que isso tem a ver com o Marcelo? Ah! No dia em que fui visitá-lo, junto com nosso amigo comum, ele nos preparou um jantarzinho que nunca mais esquecerei, de tão saboroso e delicado. Outro dia pedi a ele que me enviasse sua receita, autorizando que eu a publicasse aqui. Com a gentileza que lhe é peculiar, enviou-me o seguinte e-mail:




Oi Ângela quééééérida!
All’s well, thank God. Espero que tudo esteja bem. Eu estou doido pra ler seu artigo sobre cogumelos. Me avisa, tá? (pq sou bem ruinzinho de entrar nos blogs!)
Qto àquela receita, infelizmente não sei as quantidades.... faço por instinto. Mas, vc saberá as medidas.
Eu douro o alho-porró fatiado fininho (redondinho mesmo) usando só um tiquitin’ de nada da parte verde, ultra-mega fininho, com manteiga e um fiozinho de azeite também. Depois coloco e mantenho refogando ligeiramente os cogumelos (os diferentes tipos de shitake – é esse q tem escuro e rosa?), o champignon de paris e outros. Sal e pimenta branca. Depois o leite evaporado (q pode ser substituído por leite comum). Por último muita salsinha picada (não cozinhar!) e, quando tiro do fogo, acrescento o creme de leite. Farfalloni é uma boa pedida, pq “segura” bem o molho. Mas, qualquer tipo de massa similar fica bom, até mesmo o penne.
Veja, por favor, se está de acordo!
Bjs and be well!
Marcelo


Bem, o leite evaporado não é tão fácil de encontrar, aqui em BH só em alguns supermercados. Agora, a receita é de comer ajoelhado, agradecendo a Deus pelo prazer! Experimentem!


Beijos.


11 comentários:

Carla Fernanda disse...

Cozinhar é mesmo uma bela arte e quando a gente sabe dos benefícios que o alimento nos traz amiga, melhor ainda.
Beijos para voce e nossos agradecimentos ao Marcelo...kkkk... xará do meu marido.
Quanto a sua folhinha de coração...kkk achei lindinho... na próxima vc fotografa... tudo é sinal querida... creia!!
Good night!!

O SOL do amanhã... disse...

Bom dia Ângela...
Mesmo com toda essa propaganda e beneficios regados a simpatia e receita do Marcelo, não consigo encarar essas arvorezinhas molegatas, vem cá, nessa visita não rolou uma sobremesa? Dá pra colocar ela????
Um bjão!!!

Regina Rozenbaum disse...

Hummm... povo chique é outro departamento! E ele explica de um jeitim tão simples que dá até vontade de fazer. Quanto ao nosso querido doutor, são informações preciosas que ele nos brinda, né? Te falei, amada, que cê iria adorar esse livro!
Beijuuss n.a.

Regina Rozenbaum disse...

kkkk palavra da verificação de anterior: COMEN
Bjus

Angela Fonseca disse...

Q lindo o q vc disse e que BELO trabalho vc tem feito! Keep up the good work!
S'eu soubesse q'o e-mail seria colocado ipsis litteris, eu teria caprichado mais! (hehe)
Na real, sempre adorei cogumelos. O branco (de Paris) eu sempre comi cru com salada de espinafre (cru também), bacon e molho de mostarda. E vários tipos também só ligeiramente refogados em alho, manteiga e cheiro verde. Nota 10!
Bjs
Marcelo

Como meu amigo Marcelo não conseguiu deixar seu comentário no blog enviou-o por e-mail. Publico-o aqui.

Bloguinho da Zizi disse...

Ai ai ai que me deu água na boca.

Tentarei achar tudo isso pra fazer.
Depois conto.

beijinhos

Bloguinho da Zizi disse...

Angela
To aqui rindo que só.
Eu escrevendo no teu e vc escrevendo no meu.
Mas o que me fez rir foi o

Ssssshhhh... Deixem Zizi sossegada.

Só vc menina.

zizilhões de beijinhos

Guma disse...

Querida amiga ANGELa!

Adoro comê-los, mas como em plena natureza os acho tão belos e os fotografo vezes sem conta, sempre que os vejo no prato até tenho pena deles, eheheh

Beijo e kandandos com o desejo de um óptimo fim de semana para ti e para os teus.

Cristina disse...

Que delícia hein, me deu água na boca. Você e suas dicas tão gostosas. Obrigada viu? Um forte abraço e ótima semana! Bjssssssss

Unknown disse...

Gosto muito de cogumelos e nesta altura começam os miscaros que são bons de toda a maneira.

MARINA DA SILVA disse...

Eu fiquei tentada a fazer a receita, mas como sou ruim de cozinha acho que não acertaria o tal tiquitin de modo maneira nenhuma! Mas sempre como congumelos, mas não sabia destas propriedades anticâncer! Bjus. Marina