domingo, 1 de janeiro de 2012

2012: uma nova oportunidade

(imagem do google)
Está aí. Em alguns lugares com muita chuva, em outros com o sol brilhando. Em alguns lugares chegando mais cedo, em outros demorando um pouco mais. Mas está aí: 2012! Mesmo que o tempo seja uma ilusão - somos nós que passamos, não ele - inevitavelmente todo mundo, ou quase, faz alguma reflexão sobre o ano que terminou e alinhava alguns propósitos para o que se inicia. O ano novo tem esse frescor de coisa nova, de possibilidade, de oportunidade, de perspectiva.
Aqui, na cozinha, estamos celebrando o início do nosso terceiro ano de trabalho. Trabalho, sim! Muita pesquisa, muita leitura, horas na frente do computador. Porém, muita satisfação também. Na impossibilidade de me ausentar com frequência de minha casa - e também uma certa preguiça, confesso -, irradio o calor do meu fogão virtual a tantos que aqui vêm em busca de alternativas para resgatar, ou manter, sua saúde.
Meu recado, neste novo começo, é que já está passando da hora de fazermos escolhas necessárias e sérias e mudanças conscientes em relação à nossa integridade física. A perspectiva das autoridades em saúde no Brasil é que cerca de 53 novos casos de câncer serão diagnosticados por hora em 2012. Façamos as contas: 53 casos novos x 24 horas x 365 dias/ano. É muita gente: 19345! Isso sem contar com os males cardiovasculares, que já mostram sua cara há mais tempo e vêm acometendo gente cada vez mais jovem.
Nunca se fez tanta cirurgia de redução de estômago como no último ano. Concordo que, no caso de obesidade mórbida, é uma solução tecnológica bastante razoável. O problema é que mais e mais pessoas estão ganhando peso e vivendo vidas sedentárias. E a cirurgia está virando procedimento de massa.  
Outro dia conversava com meu dentista e ele dizia que ninguém mais quer fazer tratamento de canal. Prefere perder o dente e fazer implante. Imediatismo e irresponsabilidade: saúde bucal interfere na saúde do resto do corpo. Do mesmo modo, cirurgia bariátrica está virando panaceia para nossa irresponsabilidade nutricional. 
Não estamos aqui querendo fazer o elogio deste ou daquele sistema alimentar. A ideia é comer o que nos dá prazer. Mas escolhas sensatas e mudanças conscientes são o diferencial entre saúde e doença. 
Não dá mais para fazer 'olhar de paisagem' e fingir que isso não nos diz respeito. Estamos vivendo mais, graças aos procedimentos médicos cada vez mais sofisticados e um maior número de drogas disponíveis. Agora, há uma grande diferença entre viver muito e viver bem. A combinação dos dois é possível, entretanto, como tudo na vida, há que fazer escolhas e tomar decisões, empenhar-se e, sobretudo, perseverar. Não somos apenas uma boca viciada, um estômago insaciável, ou pobres coitadinhos que buscam nos prazeres e exageros da mesa compensar suas frustrações em outras áreas. Paladar viciado apura-se. Estômagos insaciáveis, educam-se. Frustrações, depressão e ansiedade são resolvidos nos divãs; com as terapias alternativas; com caminhadas constantes, ou outra atividade física, com foco no que nos faz felizes, enfim, com atitude. É muito gratificante - e prazeroso!!! - para qualquer ser humano perceber-se vencendo obstáculos e, principalmente, vencendo a si mesmo e suas mazelas.
Vamos ser amorosos conosco mesmos. Mais um ano nos foi dado, mais uma chance nos foi oportunizada. Vamos transformar a euforia da chegada de 2012 em um esforço sincero na direção ao nosso bem-estar e ao nosso bem viver. Temos bilhões de neurônios, somos criaturas inteligentes. É só usar tudo isso a nosso favor. O que vocês acham?
Feliz Ano Novo! Beijos.

4 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Bom te ler Angelinha.
O grande problema é que as pessoas até se comprometem,.... numas né?... seguir mesmo, com afinco e responsabilidade é que é.
Mas concordo, é momento de tomada de decisões e os beneficiados somos nós e todos a nossa volta.
Vamos fazer de 2012 um ano saudável.
Beijinhos

O SOL do amanhã... disse...

Angela, minha querida!
Esse ano eu o inicio com esse proposito, olhar mais para o meu corpo e aprender a comer saudavel e tentando eliminar os excessos...pretendo conseguir...
Um bjo e um ano de 2012 especial!!!

Cristina disse...

Vencer obstáculos, essa é minha meta, reeducar meu paladar, me alimentar melhor e que bom que posso contar com você e suas dicas. Amo seus textos, vc escreve muito bem! Um grande abraço!

Regina Rozenbaum disse...

Não vou dizer que fiz promessas pq estaria mentindo. Claro que quero viver com qualidade! Mas tb mentiria dizendo que estou seguindo a risca e disciplinadamente (pq há que se ter muiiita)as escolhas devidas. Vira e mexe escorrego feio, amada! Pretendo, sem promessas, melhorar a cada dia minha alimentação e de minha família.
Beijuuss, estalados de novos, n.a.