quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Rapidinhas da cozinha: controvérsias

(imagem do google)

Volta e meia surgem novos estudos a respeito de alimentos saudáveis. Foi assim com o ovo, antes um vilão do mau colesterol, e hoje absolvido e até considerado um alimento de qualidade, com várias vantagens para a saúde.
Pois bem: a jornalista Marília Medrado divulgou uma matéria curtinha sobre o decantado  ômega 3. Uma nova pesquisa questiona os antes propagados benefícios desse ácido-graxo essencial. Vamos à nota.

ÔMEGA 3: benefício em xeque
     O ômega 3, tipo de gordura encontrada em peixes, castanhas e óleos vegetais, já não é mais o mocinho da nutrição para a saúde do coração, de acordo com estudo publicado na revista Journal of the American Medical Association. Ao analisar pesquisas anteriores com cerca de 70 mil pacientes, cientistas do Hospital Universitário de Ioannina, na Grécia, refutaram a capacidade dos ácidos-graxos ômega 3 de prevenir acidente vascular cerebral (AVC), infarto e mortes relacionadas a problemas cardíacos. Para eles, não há uma associação "estatisticamente significativa" entre o consumo da substância e a prevenção de doenças cardíacas. Uma das possibilidades de relação apontadas anteriormente seria a capacidade do ômega 3 de "reduzir os níveis de triglicerídeos, prevenir arritmias sérias, diminuir a agregação plaquetária e a pressão sanguínea."

A nota é curta e esclarece apenas os dados principais. Este é o único estudo do qual tenho notícia até o momento que refuta os benefícios do ômega 3. Não temos aqui os gráficos de amostragem e o detalhamento de como foi conduzida a pesquisa.
Longe de mim questionar a seriedade da instituição que levou adiante tal estudo: não tenho como, devido à precariedade da informação. No entanto, sei que muitas pesquisas , em especial no domínio da alimentação, são financiadas para atender o investimento de alguns grupos aos quais interessa comprovar, ou desacreditar, determinado produto, substância, teoria, ou coisa que o valha. Costumo dizer que a pesquisa científica não é absolutamente isenta, uma vez que o olhar do pesquisador e a pressão dos financiadores interfere no objeto estudado e, consequentemente, nos resultados estatísticos. Portanto, prefiro continuar confiando nos inúmeros estudos que defendem e exaltam os benefícios do ômega 3. São em maior número e também acontecem em instituições respeitáveis. Ou seja, continuo apostando nele. E vou continuar degustando, prazerosamente, meu salmão, minhas sardinhas, meu atum, minhas castanhas, meu azeite extravirgem. Que cada um faça suas escolhas.
Beijo.

8 comentários:

sonia tolfo disse...

Infelizmente,como as pesquisas são financiadas, há interesses por detrás do apoio. De qualquer maneira vamos continuar saboreando com parcimônia pois todo exagero é prejudicial,não é?
Abraço!

BLOGZOOM disse...

Olá! Eu tenho lido sobre alguns benefícios de muitos alimentos, mas tenho sempre as minhas duvidas tambem. Desde a infancia sempre ouço prós e contras.

Beijos

Regina Rozenbaum disse...

Ficaria doida, mais um cadiquim rsrsrs, se seguisse à risca tudo que publicam e "descobrem". Então, como a dona dessa cozinha sempre nos diz, uso do bom senso.
Beijuuss n.a.
P.S: a cada dia piora essa verificação ou seria minha vista? QQ dia de-sis-to e verá que aqui vim, mas não consegui comentar.et

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Mocinhos e vilões da alimentação, uma tarefa dificil para se colocar no prato.
Vamos evitando na medida do possível embutidos, enlatados, fast foods, excesso de sal e açúcar, tentando acertar com prazer a mesa.
Beijinhos.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Unknown disse...

Ontem o nosso almoço foram sardinhas assadas acompanhadas de batata cozida e salada de alface com pimentos e tomate.
Estava maravilhoso e todos ficaram satisfeitos mas o tema da conversa foi mesmo o Omega 3 e a sua relação com a nossa saúde.

Cristina disse...

É Angela cada hora uma descoberta, para o benefício ou não. Concordo com você que o bom senso é tudo. Um abraço!!!

linksdistodaquilo disse...

Navegando encontrei esse espaço riquíssimo e aconchegante e vou ficar e acompanhar…

Rosita Vargas disse...

Muy interesante muy lindo tu blog,abrazos y abrazos.