segunda-feira, 4 de abril de 2011

Aditivos alimentares - o papo continua...

(imagem da internet)

Pois é: falei que o sumiço seria rápido, mas quem disse que temos controle de alguma coisa? O que parecia rápido demorou mais do que o esperado. Fui para o sítio, voltei e fiquei cuidando de outros assuntos que precisavam de uma atenção mais imediata. Só hoje posso retomar o convívio tão gostoso com vocês.

Havia começado a falar sobre aditivos alimentares e parei naqueles oriundos de fontes naturais e que não prejudicam a saúde. Hoje falarei sobre aqueles com os quais se deve ter muito cuidado. A lista é longa. Lá vai.

Aspartame 951

Objetivo: Adoçante químico amplamente usado em refrigerantes dietéticos.

Possíveis efeitos colaterais: Não é seguro para portadores de fenilcetonúria, doença causada pela falta de uma enzima, que resulta em problemas neurológicos e dermatológicos. Pode causar dores de cabeça e suspeita-se que provoquem convulsões.

Benzoatos 210, 211,212, 213, 216, 218

Objetivo: O benzoato de sódio é usado como conservante em margarinas, conservas do tipo picles, compotas e geléias, além de refrigerantes e sucos de fruta. O ácido benzóico é ingrediente comum em aromatizantes, como chocolate, adicionados a bebidas, doces, bolos, biscoitos e goma de mascar.

Possíveis efeitos colaterais: Pode provocar efeitos adversos em pessoas sensíveis, em especial crianças hiperativas.

Butilato de hidroxianisola (BHA) 320

Objetivo: Antioxidante derivado do petróleo usado para evitar que óleos, gorduras e alimentos gordurosos fiquem rançosos. Às vezes é adicionado ao material da embalagem.

Possíveis efeitos colaterais: Pode provocar efeitos adversos em pessoas sensíveis à substância. Tente limitar a exposição das crianças. Suspeito de ser carcinógeno.

Butilato de hidroxitolueno (BHT) 321

Objetivo: O mesmo do anterior, com os mesmos possíveis efeitos colaterais.

Butilhidroquinona terciária 319

Objetivo: Antioxidante derivado do petróleo usado em fast-food e sprays culinários, bem como na embalagem de alimentos para evitar alteração de cor e ranço.

Possíveis efeitos colaterais: Pode provocar efeitos adversos em pessoas sensíveis, especialmente crianças hiperativas.

Corantes 102, 107, 110, 122, 123, 124, 127, 129, 132, 133, 142, 151, 155, 160b

Objetivo: Acrescentam cor, proporcionam coloração uniforme ou restauram a cor original a uma ampla gama de alimentos, embora o uso de corantes não seja permitido em carne, peixe, aves, frutas e legumes (o que não quer dizer que não sejam ilicitamente utilizados).

Possíveis efeitos colaterais: Podem causar hiperatividade em crianças sensíveis. Ou diversas reações alérgicas, como pruridos - sensação incômoda na pele e/ou mucosas na pele que provoca coceiras -, ou ainda mais sérias, como problemas respiratórios.

Dissódio 5'-ribonucleotídeo 635

Objetivo: Realçador de sabor conhecido como "novo glutamato de sódio", pode ser acrescentado a alimentos que se declaram "isentos de glutamato de sódio" (o famoso glutamato monossódico)

Possíveis efeitos colaterais: Além de provocar efeitos adversos em pessoas sensíveis, suspeita-se que eleve a pressão sanguínea.

Glutamato de sódio 621

Objetivo: Realçador de sabor usado em muitos alimentos, inclusive molho de soja em garrafa e no 'inocente' pãozinho francês.

Possíveis efeitos colaterais: Inadequado para mulheres grávidas - provoca edema, ou seja, inchaço -, bebês e crianças, além de indivíduos alérgicos ao salicilato - o ácido salicílico dos efervescentes para má digestão. Pode causar reações como náusea e dor de cabeça.

Nitritos 249, 250, 251, 252

Objetivo: Conservantes e agente defumadores comumente usados em carnes em conserva - embutidos, como linguiça, salsicha, presunto, dentre outros.

Possíveis efeitos colaterais: Suspeita-se que sejam carcinógenos e responsáveis por aumento de peso.

Sulfitos 220, 221, 222, 223, 224, 225, 228

Objetivo: Conservantes usados para evitar que frutas secas ressequem e endureçam; também usados para conservar batata congelada e vinho.

Possíveis efeitos colaterais: Provocam alergias diversas.


Bem, estes são os efeitos colaterais resultantes de pesquisas conclusivas. Mas os estudos continuam e já existe a suspeita de outros problemas relacionados ao uso de aditivos alimentares.

Os números se referem a um sistema numérico internacional para aditivos.

E aí? Parar de comer? Não, é claro! Deixar de tomar um bom vinho? Nunca! Deve-se procurar olhar bem os rótulos e evitar aqueles produtos com uma lista enorme de aditivos - do tipo margarinas - e nunca abusar do mesmo alimento. Lembram-se de minhas primeiras postagens? Comeu? Compense: muito abacaxi, muita água, muita salada para eliminar mais rápido os resíduos. E, se possível, buscar alimentos orgânicos e criar hábitos alimentares mais saudáveis.

Na próxima - e última - postagem sobre o assunto, abordarei os rótulos, dando pistas sobre como entendê-los.

Fiquem de olho! Beijos.

4 comentários:

Carla Fernanda disse...

Adorei Ângela! Meu marido ficou interessado hoje também. Aqui em casa comemos o mais natural possível. Prezamos pela nossa saúde. Saber escolher os alimentos, como vc bem diz, é essencial.
Beijos,
Carla Fernanda

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Ângela, na época da Faculdade, onde decorar essa matéria, me dava uma sensação de estar fazendo parte de uma batalha naval, com o meu próprio corpo.
Pensei várias vezes se Jesus, estivesse pregando hoje, certamente ele mudaria a ordem.
Acho que impuro é sim o que entra pela boca.
Como é difícil a arte de se alimentar hoje em dia!
Bjs.
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Regina Rozenbaum disse...

Acho que vou plantar abacaxi rsrs. Vou te contar, amaaaada, é difícil com uma lista desse tamanho, mas não impossível, né? Que bom que retomou!
Beijuuss n.a.

Carla Fernanda disse...

Bom dia Ângela!!
Beijinhos,
Carla