segunda-feira, 9 de maio de 2011

Rapidinhas da cozinha: feijão-fradinho

(imagem da internet)

Saber é inquietante, pelas possibilidades que vêm a reboque. No entanto, não saber também inquieta, pela sedução do mistério. Entre les deux mon coeur balance e... fico com os dois! O já conhecido, sempre tão cheio de novas perguntas e nenhuma certeza, e o desconhecido, trazendo a esperança em seu bojo .

Tanta filosofia vã apenas para divulgar uma notícia alvissareira, que ainda está a caminho. Vem do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. Os pesquisadores, Sônia de Freitas e Ricardo de Azevedo, já obtiveram resultados positivos em cobaias. Agora vem a segunda fase: o teste em humanos. Porém, já vem com uma perspectiva promissora. Tudo porque uma molécula encontrada naquele grão destrói células de câncer de mama, sem atingir as células sadias. O nome é imponente: Black-eyed pea Tripsyn Chymotripsin Inhibitor, a BTCI.


Nada conclusivo, mas... que tal um baião-de-dois? Já está comprovado que a ingestão do feijão-fradinho, ou feijão-de-corda, tão bem conhecido no nordeste de nosso país, reduz os níveis de colesterol no sangue. Enquanto prossegue a pesquisa, vamos comendo. Quem sabe previna recidivas e metástases em quem já foi acometido?

Aceitam-se receitas. Um beijo.

2 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Angela
Adoro esse feijãozinho danado.
Me lembra a infância, pois a minha baixinha fazia muito. A portuguesada comia regado à azeite verdinho. Hummmm....
Já peguei o artigo e coloquei no facebook pra compartilhar.
Vamos torcer!
Beijinhos e boa semana.

Cristina disse...

Ângela
Nunca comi feijão de corda. Mas fico feliz com as descobertas. Quem sabe não vai ajudar na cura dessa doença não é? Vamos torcer! Bjsss