quarta-feira, 22 de junho de 2011

Alimentos e emoções: contribuição de Marina

(imagem da internet)


É muito interessante esta imensa rede, na qual cada um encontra sua tribo. Vez por outra recebo, via e-mail, as contribuições luxuosas de seguidores e amigos que apreciam a minha cozinha e querem se alimentar com saúde. Desta vez a notícia me chegou através da Marina da Silva, do blog de mesmo nome. Ela me repassou um texto sobre os alimentos e as emoções, enviado por um amigo, Juca Zockner, curitibano que escreve saborosamente. Publico-o na íntegra.

ALIMENTOS E EMOÇÕES

BANANA - Contra a ansiedade

Se você anda mais ansioso(a) que o normal, aposte na banana para elevar os níveis de serotonina. Quando os níveis desse neurotransmissor estão baixos, falha a comunicação entre as células cerebrais. Aí você fica irritado(a) e, especialmente, ansioso(a). A fruta combina doses importantes de triptofano e vitamina B6. Juntas, as duas substâncias se tornam poderosíssimas na produção da serotonina.

Quanto consumir: 2 unidades por dia

MEL - pura alegria

Triste sem motivo? De novo a causa pode ser serotonina de menos. Nesse caso, o mel funciona como um calmante natural, pois aumenta a eficiência da serotonina do cérebro. Mas não é só aí que ele atua. Quando alcança o intestino, ajuda a restaurar a microflora intestinal. Resultado: o ambiente se torna mais propício para a produção de serotonina. Surpresa? Pois é, cerca de 90% do neurotransmissor do bom humor são produzidos no intestino.

Quanto consumir: 1 colher (sopa)/dia

ABACATE - amigo do sono

Dormir é tão importante para viver bem quanto comer direito e fazer exercícios. Tem noite que o sono não vem? Pôe fé no abacate. Tudo bem, ele tem gordura, mas é boa. E oferece vitaminas que ajudam você a se entender melhor com o travesseiro. A vitamina B3 equilibra os hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono. Já o ácido fólico funciona como se fosse uma enzima, alimentando os neurotransmissores que fazem você dormir bem.

Quanto consumir: 1/2 abacate pequeno, 3x/semana

SALMÃO - levanta o astral

Mau humor constante pode ser sinal de falta de ômega 3 no prato.O representante oficial dessa gordura amiga é o salmão. Mas existem outros peixes (atum, arenque e sardinha) que jogam seu astral lá para cima. O ômega 3 melhora o ânimo porque aumenta os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina - substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Estudos também comprovam que este ácido graxo tira os radicais livres de cena e, assim, protege o sistema nervoso central.

Quanto consumir: 1 porção 3x/semana

LENTILHA - afasta o medo

Angústia e medo podem estar relacionados ao desequilíbrio de cálcio e magnésio. Essa dupla atua no balanceamento das sensações. Além de incluir alimentos com cálcio (queijo, iogurte) e magnésio (acelga), consuma mais lentilha. Ela tem efeito ansiolítico, ou seja, tranquiliza e conforta. Isso porque é precursora da gaba, neurotransmissor que também interfere nos sentimentos.

Quanto consumir: 3 conchas pequenas/semana

NOZES - matêm você concentrado(a)

São muitos os nutrientes das nozes. Mas é a vitamina B1 a responsável por essa fruta oleaginosa melhorar a concentração, pois a B1 imita a acetilcolina, neurotransmissor envolvido em funções cerebrais relacionadas à memória.

Quanto consumir: 2 nozes 4x/semana

CHÁ VERDE - espanta o estresse

Essa erva, a Camellia sinensis, tem fitoquímicos (polifenóis e catequinas) capazes de neutralizar as substâncias oxidantes presentes no organismo que, em excesso, deixam você cansado(a) e estressado(a) e acabam desorganizando o funcionamento do organismo. O estresse é capaz de desencadear a síndrome metabólica, culpada por doenças como a obesidade e a depressão. Beber chá verde, conforme alguns estudos, melhora a digestão e deixa a mente calma.

Quanto consumir: 4 a 6 xícaras (chá)/dia

BRÓCOLIS - deixa a mente esperta

É comum você demorar alguns segundos para lembrar o número do seu telefone? Este alimento é rico em ácido fólico, que acelera o processamento de informações nas células do cérebro, consequentemente melhorando a memória. Porções extras dessa verdura vão fazer você se lembrar de tudo rapidinho.

Quanto consumir: 1 pires/dia

ÓLEO DE LINHAÇA - dribla o apetite voraz

O óleo extraído da semente de linhaça e prensado a frio é uma fonte vegetal riquíssima em gorduras ômega 3, 6 e 9. Melhor: um dos poucos alimentos com uma proporção próxima do ideal, o que é imprescindível para que exerça suas funções benéficas. Uma delas é regular os hormônios que ajudam a manter o sistema nervoso saudável. Com isso, a ansiedade perde espaço e a compulsão por comida fica bem menor.

Quanto consumir: 1 colher (sobremesa)/dia, antes das refeições principais.

GÉRMEN DE TRIGO - acaba com a irritação

Assim como as nozes, o gérmen de trigo tem vitamina B1 e inositol, que reforçam a concentração. Mas por ter uma boa dose de vitamina B5, o gérmen é especialmente indicado como calmante, já que melhora a qualidade dos impulsos nervosos, evitando nervosismo e irritabilidade.

Quanto consumir: 2 colheres (chá)/dia

TOFU - espanta o desânimo

O queijo de soja tem o dobro de proteínas do feijão e uma boa dose de cálcio. Também é rico em magnésio (evita o enfraquecimento das enzimas que participam da produção de energia) e ferro (combate a anemia). Quando estes minerais estão em baixa no organismo, você se sente fraco(a) e sem ânimo. Mas é a colina, substância que protege a membrana das células cerebrais, que dá ao tofu o poder de acabar com o cansaço mental.

Quanto consumir: 1 fatia média/dia

Dr. Luiz Carvalho - Nutrólogo e Nutricionista

Gabriela Zanatta - Nutricionista

Como vocês puderam observar, os alimentos citados têm mais de uma substância, o que possibilita a escolha e a variação na ingestão diária de cada uma delas. Obviamente, cada um vai fazer sua escolha de acordo com sua queixa particular. Em outras postagens aqui da nossa cozinha vocês podem encontrar mais informações sobre as substâncias citadas, alguma coisa sobre o sono e a saúde, bem como receitas simples para variar o preparo de cada alimento.

Santé! Cabeça saudável é fundamental. Beijos.




9 comentários:

Marina da Silva disse...

Angela,
É um teste! Entrei em todos os ícones e preenchi tudo novamente! Espero que dê certo. Sobre o post: estou consumindo 2 bananas por dia e ando me sentindo mais animada, e o mel é calmante e bom para o sono. Precisamos fazer um Alimentos e combate a rugas! Que tal? kkkkk Bjus e brigadão pela ajuda com os coments qui nem sei se vai dar certo! rsrsrs

Débora Andrade disse...

Meu carrinho de compras ficou cheio depois dessa. Preciso de tudo, uma hora ou outra, acabo precisando.

Beijos mil!
Débora.

Unknown disse...

Hoje passei por aqui e gostei da lista de alimentos.
Alguns são já do conhecimento geral e não há nada como comer de tudo moderadamente.

Este espaço é aberto e muito variado e colorido.
Vou seguir.

Bloguinho da Zizi disse...

Angela
Coisa boa essa postagem.
Mas de você e da sua cozinha,só podíamos ter isso. Informações que nos provam que temos a fonte da saúde nas fruta, legumes, verduras e não necessáriamente nos comprimidos.
Tudo é uma questão de se permitir experimentar.
Beijinhossssssss

Carla Fernanda disse...

Excelente informções!
Acabei de comer banana com mel.
Santé Ângela!!
Beijos e bom final de semana querida!
Carla

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Adorei Post.
No meu caso acho que vou diminuir a banana, ando muito animadinha.
Bjs.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Cristina disse...

Ângela
Que ótimo post. Dicas pra lá de boas.Preciso comer mais banana para ficar mais animadinha rs.. Alimento é tudo! Saiba que aprendo muito com você viu? Um ótimo domingo! Bjsssssss

Regina Rozenbaum disse...

Ai ai...acho que vou fazer alguns cartazes e pregar na porta da geladeira, no espelho do quarto, etc e tal. Quem sabe assim durmo, mas não sem antes passar pelo dia bem animada?!
Beijuuss, amada, n.a.

Marcia Leandro disse...

Eu adorei esta postagem. Não tinha lido ainda! Tu sabes que minhas leituras estão atrasadas. Mas agora vou recuperar os atrasados. Muito bom mesmo!

Beijinho e boa semana!