quinta-feira, 16 de junho de 2011

Rapidinhas da cozinha: vai um guaraná aí?

(imagem da internet)


Segundo a tradição, o guaraná nasceu em solo brasileiro por obra e graça de Tupã, um dos deuses mais poderosos da mitologia indígena, para atender às preces de um casal indígena que não podia ter filhos. Quando a criança nasceu, Jurupari, outra divindade dos índios, conhecido como o Deus da escuridão, tomado pela ira, decidiu exterminá-la. A mãe, desesperada, pediu a Tupã que a salvasse e o Deus, comovido, lhe ordenou que semeasse os olhos do bebê em um pedaço de chão, porque frutos bons como a alma do menino nasceriam naquele lugar. Surgia, então, sobre a Terra brasillis, a espécie Paullinia cupana, popularmente conhecida como guaraná, cujas propriedades saudáveis todos conhecemos: restaurar o vigor e a saúde através de suas principais substâncias, como a cafeína, a guaranina, a teobromina, a teofilina e o tanino, que atuam como estimulantes do sistema nervoso central.

Há bem pouco tempo uma nova pesquisa com o guaraná, conduzida por profissionais do Hospital Albert Einstein e da Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, comprovou o efeito do extrato de guaraná em mulheres que fazem quimioterapia contra o câncer de mama: ele reduz a fadiga que acomete estas mulheres durante o tratamento. De acordo com o estudo, 66% das pacientes acompanhadas mostraram-se mais dispostas após receberem doses diárias do guaraná por três semanas. Diante do resultado positivo da pesquisa, novos estudos vêm tentando verificar se o uso constante do guaraná pode atuar preventivamente contra o câncer. Nada conclusivo ainda, mas é uma esperança.

Enquanto a pesquisa caminha, vai um guaraná aí?

Beijos. Bom fim de semana.

P.S. As frutinhas se parecem mesmo com olhinhos, não acham?

4 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Vai sim, Angela!
Guaraná pr todo mundo ficar berm disposto e pronto pra vida.
Olha só, quero dizer que adorei seu comentário lá no Bloguinho:
...pensar com o coração e sentir com a cabeça....
acho que não é tão ilógico assim não.
Pode é funionar muito bem, rsrsrs

beijinhos geladinhos de sampa.

Regina Rozenbaum disse...

Angelinha amaaada!
Adorei a estória, que não conhecia. Me lembrei de mamis que só tomava o refrigerante (Antartica of course)e fiquei pensando na minha fase do guaraná em pó para animar...Não é que realmente ele me dava um up grade? Tomara que as pesquisas sigam em frente e seja mais um aliado contra essa "maledita"! Segunda, minha tia (única irmã de mamis ainda viva) opera de ca no intestino! A coisa não tá nada boa...já explodiu.
Beijuuss n.a.

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Adorei a história.
Você sabia que eu sou amiga desse Tupã?
Nós dois somos unha e carne.
Falando mais sério ainda, eu fiz e faço uso do xarope de guaranã.
Tomo diariamente uma colher de café, pela manhã.
Fiz uso durante a quimio, o ano passado.
E sou testemunha de que o guaraná, e uma boa e rica alimentação, funcionam sim como coadjuvantes ativos em nosso tratamento.
Bjs.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Carla Fernanda disse...

Vai claro!!
:D