domingo, 28 de agosto de 2011

Alimentos fundamentais

(imagem do google)


Em uma sociedade hedonista e focada na imagem, o grande perigo dos modismos dietéticos é perder-se no emaranhado das listas de alimentos que ora estão em alta, ora em baixa; alimentos hoje condenados, amanhã absolvidos; além dos 'alimentos milagrosos', que surgem todos os dias, vindos das mais diversas partes do mundo e sem pesquisa consistente e tempo de investigação suficiente para comprovar seus reais benefícios. De acordo com o dicionário eletrônico Houaiss, hipocondria é 'a focalização compulsiva do pensamento e das preocupações sobre o próprio estado de saúde, frequentemente acompanhada de sintomas que não podem ser atribuídos a nenhuma doença orgânica'. Em aguns hipocondríacos a compulsão manifesta-se através da automedicação, o que felizmente vem ficando cada vez mais difícil graças a recentes medidas restritivas tomadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Tudo fica mais difícil, porém, quando se trata dos tais 'milagres alimentícios'. Como não há um controle rigoroso sobre o real valor nutricional e funcional do alimento e os órgãos controladores se atenham apenas a alguns aspectos tais como higiene, exibição dos ingredientes e do conteúdo nas embalagens, segurança alimentar (ainda insipiente), dentre outros, muita gente cai na armadilha hipocondríaca do alimento que vai garantir saúde e juventude ad aeternum. Desavisadas, as pessoas ingerem esses alimentos sem uma consulta a um nutrólogo ou nutricionista, por vezes em quantidades exageradas, ou mesmo sem necessidade, a título de 'prevenção', sem saber que até água potável em exagero faz mal. Foi assim com a soja, com certos iogurtes e leites fermentados que pretensamente fariam o aparelho digestivo funcionar, e ainda é hoje, com alimentos surgidos do nada, como a famosa 'ração humana', comercializada de maneira errada, uma vez que seus ingredientes oxidam rapidamente se expostos à luz e ao ar. Ela vem, equivocadamente, sendo utilizada para substituir refeições inteiras - por vezes todas! - no afã de perder peso.

É preciso muito cuidado com os alimentos, digamos, arrivistas - se é que posso me expressar assim -, que caem na mídia de repente e parecem a panaceia, solução para todos os males.

No entanto, depois de tudo isso que escrevi aqui, atrevo-me a colocar uma lista dos 10 alimentos fundamentais. Sobre eles já existem dados de pesquisa consistentes, mas, ainda assim, melhor que sejam utilizados sem excessos e sem a expectativa de que, por si só, eles sejam a garantia de saúde e bem estar. Melhor procurar a ajuda de um médico endocrinologista, no caso de alterações metabólicas, e/ou o auxílio luxuoso de um profissional em nutrição para que o seu uso seja feito corretamente. Tal cuidado justifica-se, por exemplo, no consumo de uva, alimento que consta da minha lista, entretanto uma das frutas com o mais alto teor de frutose, um tipo de açúcar, que restringe o seu uso para portadores de diabetes. Ou a linhaça, desaconselhada para quem sofre de colite crônica, um tipo de inflamação do intestino.

Colocadas as recomendações, vamos ao rol dos 10 mais.

1. Linhaça ou peixes ômega-3: auxiliam na função cerebral, bons para a saúde cardiovascular. A linhaça ajuda no bom funcionamento intestinal.

2. Castanha-de-caju e do pará, nozes, amêndoas: a do pará é rica fonte de selênio, excelente para a memória.

3. Iogurte: fonte de cálcio e probióticos, bom para a saúde intestinal e por ser barreira protetora contra alergias, rinites e depressão.

4. Uva roxa: os flavonóides (tônicos circulatórios) presentes são bons para o coração.

5. Aveia: é barata, dá saciedade, controla a glicose e o colesterol LDL - o ruim.

6. Tomate, goiaba, melancia: contêm licopeno, substância anticâncer, melhor absorvida quando a fonte é aquecida.

7. Azeite: é gordura monoinsaturada, considerada mais limpa e saudável, principal elemento da dieta mediterrânea. Contém o ácido graxo ômega-9, gordura do bem.

8. Cacau em pó ou chocolate que tenha concentração de cacau acima de 50%: o ideal é consumir de 20 a 30g por dia (atenção chocólatras!). Contém substâncias antioxidantes e reduz a pressão arterial.

9. Alho: a alicina, substância presente no alho, atua no controle do colesterol, melhora o sistema autoimune, previne contra depressão e reduz a chance de se adquirir doenças por bactérias ou vírus.

10. Frutas cítricas alaranjadas: acerola, mamão e laranja são fontes de ácido ascórbico, que previne contra a gripe e o cansaço físico. É antioxidante.

Lembrete: prefira os alimentos de época e aqueles que nascem no país e no local onde você vive. Por que? Você faz parte de um ecossistema e tem afinidade com tudo que cresce no solo próximo a você.

Saúde! Beijos.

10 comentários:

Unknown disse...

Variar a nossa alimentação é um método seguro para crescer com equilíbrio ou viver com saúde...

Cada estação tem coisas próprias e sobretudo as frutas e as saladas são um método eficaz de fazer uma alimentação equilibrada.

Bloguinho da Zizi disse...

Angela

é incrível como as pessoas se comportam e relação aos alimentos.
É como uma onda do mar que vai e vem.
Café faz mal...todo mundo para de tomar.
Café faz bem...todos começam a tomar, e o pior, em exagero.
Isso é um exemplo do que vejo no consultório, uma carga de informações sem qualquer fundamento.
Perigo constante pra quem não se informa mais profundamente sobre o assunto.
Como vc mesma disse até água em excesso faz mal.

Beijinhos

Geni Luzzim Mota disse...

Legal Angela,

Gosto muito de laranja, uva, castanhas e nozes.

Vejo que tudo isto é bom!

Cristina disse...

É Ângela, a mídia as vezes nos deixa confusos, uma hora faz bem comer tal coisa, outra hora não. Como você diz o melhor é o bom senso. Equilíbrio é tudo. Gostei das dicas, alguns eu já como com frequencia, outros não. Fica com Deus e boa tarde! Bjsssssssss

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Angela

Eu não sou convencional em nada, somente na alimentação e foi ela, está sendo ela a grande responsável, por passar bem por essas fortes emoções decorrentes do tratamento oncológico.
Gostaria tanto de poder contagiar, pelo menos os meus, mas como é difícil mudar hábitos antigos.
Hoje estou aqui em SP, acompanhando minha mãe em suas consultas, e o grande puxão de orelha foi exatamente ALIMENTAÇÃO ERRADA.
Pressão 18 X 10
Mas, como persuadir, como convencer, difícil, fácil mesmo é tratar do câncer.
Me desculpe isso me tira do sério.
Beijos
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Carla Fernanda disse...

Belas e importantes dicas Ângela!
Somos o que comemos. Aqui em casa agora comemos uma marmita totalmente natural e saborosa.
Boa noite!
:D

Regina Rozenbaum disse...

Sempre disse aqui, desde a abertura dessa cozinha maravilhosa, que meu (e penso que de todos)problema é a mudança desses hábitos enraigados!!! Mas a gente vai tentando todos os dias...
Beijuuss n.a.

Carla Fernanda disse...

kkkk...cheguei a comprar esta tal ração humana e tomei 1 dia...ruim.
Uma amiga minha me indicou.
Beijos e bom final de semana

Guma disse...

querida amiga ANGELa,

no rol dos dez mais, para além das propriedades que descreves, gosto de todos eles.
hoje em dia ouço os nutricionistas dizerem, que não há maus alimentos. mas sim dietas péssimas, por se abusar de alguns e não se diversificar.
realce ao teu lembrete pela grande importância que tem na nossa ligação ao complexo ecossistema de que fazemos parte integrante. consumindo o que é da nossa região, estaremos a contribuir para a produtividade (trabalho) e sustentabilidade em equilíbrio. eu dou preferência ao que é nacional/regional, mesmo que haja diferença de preços.
claro que se quiser comer manga, goiaba, mandioca, etc, cá neste quintal plantado à beira-mar não tem... aí apelo às que vêm do Brasil.
bem... ficava aqui à conversa, mas temo estar a alongar-me.
deixo um kandando carinhoso e agradecido pela companhia que me fazes e os ensinamentos úteis que daqui retiro.
beijo... inté amiga!

Drica disse...

OLÁ ANGELA!!!!
SABIA QUE POR SUA CAUSA EU AGORA ESTOU ME ALIMENTANDO MELHOR, EU FIZ UMA RECEITA DE ARROZ INTEGRAL SUA. NOSSA! ADOREI AGORA TROQUEI O ARROZ BRANCO PELO INTEGRAL. E TAMBÉM USO UM ADOÇANTE QUE LI AQUI QUE ERA BOM EXPERIMENTEI E GOSTEI. FIQUE COM DEUS UM FORTE ABRAÇO.