domingo, 19 de agosto de 2012

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Há semanas... não! Há meses não sei o que é um fim de semana sem qualquer atividade; só para descansar e curtir a vida, a família, fazer o que eu quiser. Está sendo assim estes dois dias. Tive o cuidado de encaixar todas as tarefas ao longo da semana - e não foram poucas! - e, neste sábado e domingo cá estou eu, de pernas para o ar, vendo filmes, lendo, visitando uma amiga e conversando sem pressa, rindo muito e comendo coisas gostosas. Aliás, mesmo não estando no sítio, gosto de aproveitar esse tempo livre para também preparar gostosuras na cozinha. Cada um tem seu vício. Este é o meu. Pois então: cismei de comer uma tortinha de queijo que há muito não fazia; emendei com um quiche de alho-poró e um macarrão farfalle com molho pesto com nozes (receitinha abaixo).
Chequei se tinha todos os ingredientes e... pus mãos a obra. Fiz com tanto gosto que ficaram deliciosas e degustamos com muito prazer e alegria. Então resolvi partilhar com vocês as receitas. Que são muito simples e fáceis - já confessei que sou uma cozinheira preguiçosa, não gosto de pratos que dão trabalho, cheios de detalhes e nem sempre tão gostosos. Na verdade, acho que muita mistura de ingredientes não é o segredo da boa cozinha. A grande sacada é o tempero, a escolha de ingredientes de qualidade e boas combinações. Vamos, então, a elas.
(imagem do google)
TORTINHA DE QUEIJO (receita antiga, da minha mãe)
Ingredientes e modo de preparo
Em uma vasilha funda, de inox ou vidro, misture 9 colheres(sopa) bem cheias de farinha de trigo peneirada, um ovo grande e duas colheres generosas de manteiga ainda dura. Misture bem com os dedos até resultar em uma massa que desgruda da mão, lisa e maleável. Caso seja necessário, acrescente mais um pouco de manteiga até conseguir o ponto. É como uma massa para empadinhas. Cubra a vasilha e coloque em geladeira por cerca de 20 minutos.
Enquanto isso prepare o recheio. Misture bem 3 ovos inteiros, um prato de queijo parmesão ralado e um copo de leite. Vá colocando o leite aos poucos, para conseguir uma textura de mingau.
Pincele um pouquinho de azeite em um pirex, para untar (eu faço em dois quadrados, de 20 x 20cm, porque, se não se come tudo, cobre-se com papel filme e guarda-se em geladeira). Retire a massa da geladeira e espiche-a com a mão - e a ajuda do dorso de uma colher de sopa - no pirex, de modo que fique uma camada fina, cobrindo, inclusive, parte das laterais, porque o recheio é líquido. Coloque o recheio e leve ao forno pré-aquecido, assando até que a massa fique dourada e o recheio levemente crocante por cima. Olha, fica uma torta rica, saborosa, saudável e... que gostosa, com o recheio cremoso!
(imagem do google)
QUICHE DE ALHO-PORÓ
Ingredientes da massa básica
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de azeite
1/4 de xícara (chá) de leite
Para rechear
500g de alho-poró (corte a parte branca em rodelas e cozinhe até ficar transparente
1 xícara de queijo prato ralado
3 ovos
2 xícaras (chá de creme de leite)
Sal a gosto
Uma pitada de noz moscada ralada na hora
Modo de fazer
O mesmo processo da tortinha de queijo. Leve ao forno à temperatura de 190 graus, por 30 a 40 minutos.
Leve ao fogo só para aquecer e coloque sobre o macarrão cozido al dente.

Molho pesto
Bata no liquidificador 3 xícaras (chá) de folhas de manjericão fresco, 1/2 xícara (chá) de azeite, sal a gosto, um dente grande de alho.
Levar ao fogo para aquecer, acrescentar nozes picadas e servir sobre o macarrão cozido. 

As receitas parecem redundantes e calóricas. Redundantes, talvez: estava todo mundo com saudade de comer muito queijo parmesão. Mas, calóricas, não, em razão das combinações.
Comemos a fartar e agradecemos a Deus pelo privilégio da fartura à mesa.
Experimentem e depois me contem. Beijos.

P.S. Cristina Alves, ao postar aqui hoje pensei muito em você, que gosta de experimentar minhas receitas. Quero o feedback, viu?

6 comentários:

Carla Fernanda disse...

Poxa ângela tudo uma gostosura. Meu Deus do céu. Deu água na boca. Vou registrei já as receitas, claro. Estou criando um caderno aqui com as suas dicas deliciosas. Hj fomos almoçar fora e comemos uma tortinha também de frango parece, salmão assado e rocambole de camarão. as garato desde já que nada comparado às suas gostosuras.
Beijos!!


Boa semana!!

ॐ Shirley ॐ disse...

Isso é bom demais, já copiei a receita. Angela, um beijo!

Regina Rozenbaum disse...

Larga mão de sÊ mintirosa Angelinha! Cozinheira preguiçosa? Então tá, vou acreditar...vou acreditar. Nem pra me convidar? Tem pobrema nauumm viu? Um dia vou ter esse privilégio...um dia!kkkkkk Sôdades docê e olha que bati língua com Zizi docê rsrsrs.
Beijuuss, iluminadamaaaada, n.a.

Carla Fernanda disse...

Ãngela te desejo uma linnnnda semana. Bem especial!!

Bjos

Maria Alice Cerqueira disse...

Querida amiga

Peço desculpas pela minha ausência, mas não é por esquecimento, mas sim por conta de meu novo projeto, o qual me está retirando muito tempo.

Ser esposa, mãe, amiga, dona de casa, e ainda aprendiz de escritora, não é tarefa muito fácil, requer de nós um grande equilíbrio.

Queria muito agradecer por sua presença amiga lá no meu cantinho, presença que me alegra por demais meu coração e minha vida! Muito Obrigada!

Me perdoe por alguma coisa.

Um lindo dia para você.

Abraço amigo

Maria Alice

José Luiz Foureaux de Souza Júnior disse...

Delícia de receita... Pena que os apetites caseiros, por aqui, não "podem" com certos sabores... Com o "tempo" mamãe tem ficado resistente a certos paladares... Tem nada não. Indo pra Brasília hoje e voltando domingo. Na semana que vem vou aí cumprimentar o Eric e dar um abraço em vocês! Promessa!
beijinho