terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ano Novo de novo


Minha amiga Regina Rozenbaum, nossa amada Rê, do blog http://divadaregina.blogspot.com, nos lembrou, com sua postagem de hoje, que no próximo domingo, 16/09, judeus em todo o planetinha azul estarão celebrando o Ano Novo. São celebrações solenes, como convém a uma cultura tão antiga e rica, e plenas de simbologia e beleza. Amo a cultura judaica, tenho muitos amigos judeus, e, como os alimentos que simbolizam o Rosh Hashaná são maçã e mel (quem quiser compreender o porquê, visite o blog da minha amiga),  vou aproveitar  o momento para deixar aqui uma receita simples que poderemos fazer no domingo e nos juntarmos, de alguma forma, à energia boa da data. Shaná Tová Umetuká, minha querida - para você e todos nós!
(imagem do google)
Maçã ao molho de mel
Ingredientes:
4 maçãs bem firmes e limpas (descascar é opcional)
8 colheres (chá) de açúcar
8 gotas de essência de baunilha
1 caixa de creme de leite light
Suco de 1 limão
4 colheres de mel
Uma pitada de canela em pó
Modo de fazer:
Corte as maçãs em 4 e retire as sementes; coloque em um refratário, regue com o limão e polvilhe o açúcar. Leve ao forno quente por 15 min.
Enquanto isso, misture o creme de leite, a baunilha e o mel. Assim que retirar a maçã do forno, sirva com o molho de mel e salpique uma pitada de canela por cima. 
Bom apetite! Feliz Ano Novo, cheio de doçuras, ocultas e reveladas.



7 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Êh amaaaada! Que delícia saber que o Rosh Hashaná inspirou, ainda mais, essa cozinha que amo de viverrrr! Nesses anos todos não sabia dos diferentes doces, crê? E é assim mesmo...vivendo e aprendendo todo santo dia. Acho bem bacana podermos celebrar um novo começo em pleno setembro...como as estações do ano, novo ciclo que recheamos com as nossas mais doces esperanças. Outra coisa que acho importantíssima nessa ocasião: rogarmos ao nosso PAI/MÃE que sejamos merecedores de sermos inscritos no Livro da Vida! Não é lindo e pertinente?! Só ELE/A para deferir esse pedido...Então, desejo aqui que - nesse próximo domingo - você, seus amados e todo o universo seja merecedor de mais um ano repleto de bençãos! E vamo que vamo...só por hoje PAI/MÃE!!!
Beijuuss, doces, n.a.
P.S.: tá beeem difícil os mininus longe...e nessas datas então,nem te conto!

Regina Rozenbaum disse...

Voltei pq esqueci de dizer que adorei a receita...simples, saborosa (imagino) e facim preu fazer...do jeito que gosto e minhas poucas habilidades me permitem!rsrsrs
Beijuuss, ocultos e revelados, n.a.

Marina da Silva disse...

Que legal! Gostei da receita e gosto da cultura judaica que sei nadica de nada! FELIZ ANO NOVO A TODOS OS JUDEUS DO BRASIL E DO MUNDO! BJ. Marina

Unknown disse...

Desejo para a Ré e para todos os que celebram o novo ano Espiritual muita paz e muito amor.
Que em cada coração renasça o amor de DEUS e dos povos por ELE amados.

Evanir disse...

Linda postagem a diferença de Ano Novo tenho ,
que estudar porque .]
E garanto fiquei curiosa embora sabia dessa diferença de Ano Novo.
A receita tenho certeza é deliciosa
amo doce na falta dele da vontade de comer açúcar mesmo..
Linda semana beijos,Evanir..

Unknown disse...

Parece ser muito gostoso.
Quem sabe e que possa que faça e que saboreie. Estas receitas são um presente de Deus.

Cristina disse...

Ângela, que receita fácil, assim como a Rê eu gosto de coisas simples, pois não tenho muitas habilidades... Valeu pela dica!!! Um grande abraço!!!!