segunda-feira, 10 de maio de 2010

Um pouquinho mais de gengibre, if you please

Falei bastante das propriedades desta raiz preciosa no post anterior. Há algumas pesquisas, ainda não conclusivas, mas que vale a pena divulgar, sobre outras vantagens do seu uso.
Consta que o gengibre aumenta a resistência do organismo às doenças degenerativas, fortalecendo as glândulas endócrinas. Além disso, controla os processos fisiológicos básicos, em especial o metabolismo de sais minerais e vitaminas. Fortalece, ainda, o coração, o sistema nervoso e as funções sexuais, estimulando a produção de hormônios, por atuar nas glândulas.
Auxilia nos processos digestivos, intestinais e circulatórios. Estimula a produção de leucócitos no sangue - nosso exército de defesa -, e também a produção de interferon, substância natural que combate os vírus.
Se tudo isso for confirmado, temos aí uma planta que não poderá ficar de fora de qualquer alimentação que tenha por meta uma vida longa e saudável.
Escolhi receitas fáceis e simples de preparar incluindo o gengibre como ingrediente. Pela quantidade sugerida fica parecendo que é apenas um dos temperos; no entanto, pequenas porções são suficientes para obter-se os benefícios dessa raiz 'do bem'.
Aí vão elas:
SUCO DE VEGETAIS*
Passar na centrífuga: 5 cenouras, 1/4 de beterraba, 1 folha de couve, ou um punhado de salsa, ou outra folha verde escura, acrescentar maçã sem casca e sem sementes para dar sabor agradável, 1 talo de aipo e 1 fatia fina de gengibre. Tomar imediatamente.
* Esta receita é sugestão de uma de minhas professoras de nutrição, Rachel Barros, e, segundo ela, é altamente desintoxicante - caso tenhamos abusado de algum alimento não tão saudável no dia anterior - e substitui a refeição matinal, dando sensação de saciedade com leveza, contendo os nutrientes necessários e auxiliando nas dietas para perder peso dentro do conceito higienista. Ela, inclusive, sugere que tomemos um suco deste antes de sairmos para uma festa, para não sentirmos vontade de abusar das delícias engordativas que geralmente são servidas nessas ocasiões. Come-se por prazer, sem exagero.
Vêm mais receitinhas por aí. Até lá.

5 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Ângela, amada!
E prá quem não tem centrífuga? O liquidificador resolve? Adoreiii a idéia de tomar um desses para não abusar das delícias engordativas rsrsrs
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot

Regina Rozenbaum disse...

Essas coisas de internet...mas vamos lá! E prá quem não tem centrífuga? Pode ser no liquidificador mesmo? Ele aguenta?rsrs Adoreiii a parte de podermos tomá-lo antes das "festas" e nem preciso dizer o porquê rsrs ou careço?
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Angela Fonseca disse...

Olhaí, que doideira! Agora apareceram os dois. Alguns puristas acham que o liquidificador quebra as moléculas do alimento. Quer minha opinião sincera? Pode fazer no liquidificador mesmo e coar. Acredito que os nutrientes não se perderão, é só beber logo por causa das vitaminas. Experimente e verá como funciona antes das 'festas'. Aliás, basta que você tome este suco e espere 15 min. A sensação de saciedade vem. E sustenta por muito tempo. Além de desintoxicar - alimento-vassoura! Quando experimentar me conte! Bjs

foureaux disse...

Que sejam bem vindas, as of lately, as "receitinhas"... sempre gostosinhas e nutritivas!
Evoé!
Dica de pesquisa: chá de salsa. Tomei e gostei!

Angela Fonseca disse...

Hoje vou publicar mais algumas. E continuo com as comidas de inverno, que, segundo a metereologia, será o mais rigoroso em 25 anos e úmido, o que é bom para espantar os vírus. Tomara que venha o frio, mesmo. Funciono melhor. Bjs