sexta-feira, 7 de maio de 2010

Rapidinhas da cozinha - utilidade pública

Não é exatamente uma notícia culinária, mas recebi a informação e achei importante divulgar, já que também falo de saúde aqui.
O SUS - Sistema Único de Saúde está disponibilizando fitoterápicos (remédios feitos a base de ervas) gratuitamente nos postos de saúde. Começaram com dois e agora já são oito. Dentre eles estão a Garra do Diabo (Harpagophytum procumbens) e a Unha de Gato (Uncaria tomentosa), comprovadamente eficazes contra dores crônicas, artrite, artrose, reumatismo e outras doenças inflamatórias. São uma alternativa reconhecidamente eficaz para quem tem problemas estomacais, por exemplo, e não pode beneficiar-se da medicação alopática disponível.
Sua entrada na lista do SUS traz à tona uma verdade incontestável: o que nossas avós, gente da roça e índios já sabiam e usavam, é hoje objeto de um sem-número de pesquisas científicas que atestam o poder curador de nossa flora, tão rica e diversa.
Divulgar esta novidade é um serviço de utilidade, uma vez que, cientes dessa possibilidade, as pessoas podem discutir com o médico sobre suas preferências em relação a medicamentos com menos efeitos colaterais.
No entanto, que fique bem claro que não se deve recorrer à automedicação em hipótese alguma, pois mesmo as ervas possuem sua toxidade, se usadas de forma indevida e na quantidade errada.
Saúde! Sempre!

3 comentários:

José Luiz Foureaux de Souza Júnior disse...

Evoé, saúde.
Existe uma tal de "cavalinha do brejo"? Creio que foi isso que tomei em Mariana, quando da primeira crise de infecção urinária! Bateu e valeu!
beijinho

Angela Fonseca disse...

Tem sim! Conhecida também só como cavalinha, é um santo remédio para o aparelho urinário em geral. E viva a nossa flora maravilhosa! Bjs

José Luiz Foureaux de Souza Júnior disse...

Viva! Viva!