sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Quanto mais ardente, melhor!

(imagem do google)
Coitadinha, ela já foi muito mal afamada. Já foi acusada, inclusive, de provocar o aparecimento de úlceras no estômago e no duodeno e até mesmo de criar hemorróidas, coisa mais desagradável e dolorosa. Verdade seja dita: ela arde!!! Já sabem de quem estou falando: da colorida, perfumada, saborosa... pimenta!
Pois então: esta belezinha foi, recentemente, absolvida, graças ao estudo de nutricionistas em diferentes centros de pesquisa. Continua sendo verdade que pessoas com úlceras, ou hemorróidas, bem como aquelas que têm alergia ao princípio ativo - geralmente manifesta na pele - devem usá-la com moderação. Entretanto, não precisam se privar do prazer que ela dá. Basta escolher, dentre tantas, as menos ardidas e se deliciar.
Esta frutinha abençoada é hoje considerada um alimento funcional. Quem lê minhas postagens sabe o que é isso, mas sempre vale a pena lembrar: estes alimentos são aqueles que, além de nutrir, também ajudam na prevenção, e até como coadjuvantes no tratamento das mais variadas doenças.
O nome da luxuosa substância responsável por esta fama recente é a capsaicina, encontrada nos frutos das plantas do gênero Capsicum, como a pimenta e o pimentão, e responsável pelo sabor picante de ambos.
Este componente é capaz de, entre outras maravilhas, agir na eliminação de gases intestinais. Não por acaso, a cuisine mexicana, sempre tão condimentada e resultante da mistura de vários ingredientes, é tão apreciada e sem contra-indicações, a não ser, repito, em casos de intolerância, ou problemas digestivos sérios. Além disso, a pimenta é levemente - mas, muito levemente mesmo! - alucinógena, o que faz dela um bom analgésico para dores crônicas. Funciona também como um tônico muscular, revigorando as energias, além de atuar como estimulante da circulação sanguínea, evitando trombos, os coágulos que entopem as veias - segundo o médico e especialista em alimentação funcional João Curvo, é em razão disso que ficamos corados quando comemos a danadinha! As cores fortes dos diversos tipos são, ainda, os famosos carotenóides, precursores da vitamina A, tão importante na manutenção da saúde dos olhos, da pele, dos cabelos.
Não é possível falar dela em uma só postagem: vou ter que continuar em um outro momento. Até lá!

Um comentário:

Regina Rozenbaum disse...

A-DOOOO-RO!!! E graças a D'US não tenho úlcera (ainda rsrs)e as outras coisinhas... Só TÔFORA da do Reino. Com essa sinto, sua irritação, pouquíssimo tempo após ingestão (vou prá casinha direto e reto).Sabe me explicar? Zé tem lá fazenda e prepara vidros maravilhosos prá mim e pra todos os amigos que gostam. Bom final de semana!
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com