quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ponha o peixe na mesa: receitas espertas

(imagem da internet)
Quando venho aqui falar de alimentação meu foco é SAÚDE. Até falo da doença para esclarecer alguns aspectos, no entanto o objetivo é promover uma vida saudável.
As informações abaixo colhi em outra fonte (matéria de jornal):

"O peixe é um alimento rico em proteínas, principalmente aquelas com alto valor nutricional. E quase todas são absorvidas pelo organismo, graças à sua alta digestibilidade. Tanto que a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura recomenda a ingestão média anual de 12 quilos de pescado. Outra característica importante desse alimento é a grande quantidade de ácidos graxos polinsaturados. Pesquisas mostram que a ingestão desses aminoácidos, conhecidos como ômega-3, diminui a incidência de doenças cardiovasculares (imaginem quem não pode fazer reposição hormonal!) e dos índices de colesterol ruim, além de favorecer o desenvolvimento da coordenação motora em crianças e a prevenção de demência em idosos. 'Realmente é um alimento muito bom, que atua na prevenção de várias doenças', ressalta a engenheira de alimentos e professora da Universidade Federal de São Paulo, Viridiana de Rosso. 'A única coisa que se deve observar é que, por serem muito ricos em nutrientes, servem também de alimento para bactérias, o que pode causar infecções alimentares, caso não sejam armazenados e preparados em condições sanitárias', alerta."

Hoje é dia de receitinha esperta. Com peixes. 'Quem canta seus males espanta', quem cozinha delícias também! Cozinhar cantando é o céu. Voilà!

Atum grelhado com maracujá
Ingredientes para 4 porções:
4 postas de atum (cerca de 100g cada); sal; 1 dente de alho amassado; um fio de azeite de oliva; 1 colher (sopa) de hortelã picada; 1 maracujá fresco.
Modo de preparo:
Tempere o atum com sal, alho, azeite e deixe marinar. No liquidificador faça um molho com o suco de maracujá e a hortelã, levando ao fogo para reduzir. Grelhe o atum levemente dos dois lados e sirva com o molho de maracujá. Quer enfeitar? Decore com folhinhas de hortelã.
Tempo de preparo: 15 minutos
Calorias por porção: 190 kcal

Risoto de salmão
Ingredientes para 4 porções:
4 postas de salmão cozido sem tempero (cerca de 100g cada); 1 cenoura ralada; 1 xícara (chá) de arroz (de preferência integral) cozido; 1 colher (sopa) de shoyu; 1 colher (sopa) de cheiro verde picado (salsa, cebolinha, hortelã ou majericão, quem sabe alecrim de que eu gosto muito com peixe...); folhinhas para decorar.
Modo de preparo:
Desfie o salmão cozido e tempere com o shoyu. Junte a cenoura ralada. Misture tudo com o arroz. Acrescente o cheiro verde.
Variação: substitua o salmão (mais caro) por atum ou sardinha.
Tempo de preparo: 1 hora (cozimentos) e 10 minutos (montagem)
Calorias por porção: 225 kcal

Ajoelhe... e coma! (risos)

Nenhum comentário: