terça-feira, 7 de setembro de 2010

Rapidinhas da cozinha - utilidade pública

(imagem da internet)


Recebi uma mensagem de minha querida amiga Mara e resolvi repassar as informações, resumidamente, por julgá-las da maior importância. É preciso conhecer bem o que ingerimos: nem tudo que reluz é ouro, diz o aforismo.
Bacilo DanRegularis = Bifidobacterium animalis.
Já ouviram falar? Claro: é o microorganismo dentro do iogurte Activia da Danone que promete regularizar intestinos preguiçosos em curto espaço de tempo.
E daí?
Bem: Bifidobacterium animalis é uma bactéria anaeróbica gram-positiva encontrada nos intestinos de animais de grande porte, inclusive humanos. Segundo a nutricionista Marília C. Duarte, de São Paulo, tal bactéria só produz o resultado prometido porque irrita a mucosa intestinal, 'provocando' o funcionamento do intestino por agressão.
Matéria publicada na Folha online informa sobre intervenção da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária na Danone por causa do Activia.
Para lê-la é só acessar:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u416847.shtml

3 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

TÔFORA!!! Engraçado... nunca agradei desses "Yakultis" da vida... sempre ingeri meus farelos, grãos, frutas pro intestino funcionar direitinho rsrs
Beijuuss especialmente DOCES hoje n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Guma disse...

Olá querida amiga e estimada Angela!

Não basta confiar numa marca reputada.
A maior parte destas situações ficam no desconhecimento da maioria dos consumidores.
Este alerta é muito bem vindo!

Beijo carinhoso e meu kandando amigo.

Angela Fonseca disse...

Queridos Rê e Kimbanda, não posso garantir que todo o conteúdo da mensagem que recebi seja confiável, até porque a nutricionista citada não colocou seu número de registro na entidade de classe. Como havia um endereço da Folha online disponível, julguei que valia a pena divulgar. Não sou contra os leites fermentados, tipo yakult, eles têm mesmo a propriedade de recuperar a flora intestinal, principalmente para quem está tomando antibióticos em alta concentração. O Activia é um iogurte, outro tipo de produto. Concordo que devemos estar sempre atentos às grandes empresas, com um marketing luxuoso, que tentam nos 'enfiar goela abaixo' qualquer porcaria. Também sou adepta das fibras, grãos integrais, legumes, verduras e frutas. Estamos de olho. Beijos carinhosos pra vocês.