quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Um assunto muito sério II

(imagem da internet)
Quem a vê assim, tão singela e linda, não pode imaginar o bem que ela faz... O nome é pomposo também: Linun usitatissimum L. Já descobriram quem é, não? Isso mesmo: linhaça!
Travei conhecimento com o trabalho da Dra. Lilian Thompson pela primeira vez através de uma revista. Não era uma publicação científica, era uma dessas revistas que se compra em banca, dirigida para um determinado segmento de leitores: Saúde! é vital, da Editora Abril. Já fazem alguns anos que li a matéria, mas ainda me lembro o quanto me surpreendeu.
A Dra.Thompson vinha desenvolvendo um trabalho na Universidade de Ontário, Canadá, com mulheres portadoras de Ca de mama. Era um grupo de 8 mulheres, cada uma delas num estágio diferente da doença, que se dispos a ingerir linhaça diariamente, na dose de duas colheres de sopa - ou seja, 20g/dia. O consumo poderia ser como suplemento, em misturas com frutas e vitaminas, bem como em bolos, biscoitos e outros assados. Os resultados relatados foram significativos: algumas mulheres cujo tumor era muito grande, inoperável no momento da detecção - ou seja, teria que passar por um tratamento quimioterápico para redução da massa tumoral antes da cirurgia - tiveram as lesões reduzidas a ponto de se tornarem operáveis mesmo sem a quimio. Por analogia, eu, sem qualquer conhecimento científico, penso - e apenas penso! - que o resultado poderia ser o mesmo em casos de hiperplasia benigna da mama, ou seja, tumores sem malignidade, mas que causam tanto incômodo às mulheres. Nas outras pacientes, a Dra. Thompson observou um pós-operatório melhor e uma redução nos casos de recidiva e/ou metástases.
A revista em questão apresentava informações reduzidas, porém serviu de referência para que eu fosse em busca do trabalho da pesquisadora e equipe na internet. Não vou dispor de espaço aqui para relatar tudo que encontrei, mas, como já mencionei, é só buscar por ela no google e uma porta se abre para sua pesquisa e a de outros profissionais a respeito da linhaça. Cada um vai encontrar lá os dados adequados a seu caso específico.
Restrinjo-me a alguns esclarecimentos:
  1. A linhaça deve ser consumida na forma de farinha, porque nosso aparelho digestivo não é capaz de quebrar o invólucro da semente e o aproveitamento é zero;
  2. A farinha oxida com facilidade, portanto a melhor forma de armazenamento, após aberta a embalagem, é sob refrigeração. Mesmo assim, o prazo de validade é de um mês, quando em uso. Já que a porção diária não deve ultrapassar 20g é bom verificar a quantidade contida na embalagem, para evitar perdas, já que se trata de um produto relativamente caro;
  3. Não existe diferença entre as linhaças dourada e marrom, apenas nas questões de preço - a marrom é mais barata - e de sabor - a dourada é mais suave;
  4. A linhaça pode ser consumida em família, porque é muito boa para regular o intestino e também previne o câncer de cólon, segundo algumas pesquisas;
  5. Quem tiver tempo e paciência, pode comprar a linhaça em semente e torrar a quantidade a ser consumida diariamente em fogo baixo por 10 minutos, e depois batê-la para fazer farinha no liquidificador (sinceramente, não é o meu caso...)
  6. A linhaça pode ser encontrada em casas de produtos naturais, em marcas e embalagens diversas. Atenção ao prazo de validade e acondicionamento!
  7. Cápsulas de óleo de linhaça, bem como substitutos de reposição hormonal a base do princípio ativo da semente só devem ser ingeridos sob prescrição médica e na concentração indicada. Alguns nutricionistas alertam contra o uso indicriminado destas apresentações: elas pode afetar uma membrana que envolve as células.
  8. A LINHAÇA NÃO SUBSTITUI O TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER!!!

Resumidamente, eram estas as informações sobre a linhaça que queria partilhar com vocês.

Em tempo: temos gente séria e muito competente pesquisando alimentos funcionais no Brasil. A Dra. Jocelem Salgado e sua equipe, da ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP - Universidade de São Paulo em Piracicaba têm um trabalho importante na área e inúmeros livros publicados. Podem procurar por ela também no google ou no site da ESALQ.

Até amanhã. Vem mais informação por aí. Abraços.

2 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Veja só: e eu que não armazenava sob refrigeração!!! Danou-se esse tempo que consumi? Posso xingar? Já o fiz! Tá vendo como precisamos de ti? Outra coisa: entendo que vc ao nos informar o site da Dra. é pq há muiiiiiita informação, mas particularmente não estou numa fase muito "boa"rsrs prá pesquisas via internet (aliás tô evitando mesmo). Então, minha amada, se não for pedir muito, dá prá continuar "mastigando" rsrs por nós?
Beijuuss ILUMINADOS n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Angela Fonseca disse...

Querida Rê, vou continuar a trabalhar com este assunto por algum tempo ainda, com certeza. As referências são para a segurança de quem lê e também a minha, tenho que citar as fontes, certinho? Pode deixar que vem mais informação por aí. Beijos mil.