segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Um assunto muito sério


(imagem da internet)

"Somos a única espécie que se reinventa. Mil anos atrás, a expectativa de vida era de 23 anos. Expandimos o significado do que é ser humano."
(Ray Kurzweil, 61 anos, pensador, escritor e empresário americano)

Peço licença para tratar de assunto muito sério. Não há como ignorar as estatísticas: a cada ano, vem aumentando o número de casos de câncer (Ca) no mundo. Aqui, como na América do Norte, os índices de Ca de mama nos levam a pensar: o que anda acontecendo no universo feminino?
Verdade seja dita: nunca se pesquisou tanto sobre esta doença como nos dias atuais. Os especialistas afirmam que, fora a genética, responsável por apenas 10% dos casos, uma combinação perigosa de fatores leva ao acometimento: estresse, redução do número de gestações e consequente pouco tempo de amamentação e maus hábitos de vida - aí incluídos sobrepeso, vida sedentária e má alimentação. Tudo de ruim.
Como faço parte das estatísticas - tive um carcinoma in situ há 4 anos, retirado com sucesso e tratado com radioterapia e quimioterapia oral - e já tinha este enorme interesse por alimentos funcionais, fui em busca de informação, porque não sou do tipo que 'morre na praia' sem fazer qualquer coisa. Fiquei impressionada: é uma enormidade de dados disponíveis, nas mais variadas mídias. Livros, revistas, sites, associações de apoio, todo mundo se mobilizando para encontrar maneiras de prevenir, tratar, melhorar a qualidade de vida das portadoras e até... curar!
Se eu fosse citar aqui as instituições de pesquisa que se interessam pelo item 'alimentação funcional na prevenção e no tratamento do Ca de mama', esta postagem ficaria muito longa. Para quem se interessar sobre o assunto, vou deixar algumas referências.
Na Universidade de Ontário, Canadá, a Dra. Lilian Thompson vem pesquisando há anos os efeitos da linhaça na prevenção e controle da doença, com resultados surpreendentes. Basta procurar por ela no google e um sem-número de artigos, em inglês e em português, estarão disponíveis para quem quiser conhecer seu trabalho, bem como a indicação de links relacionados.
Já o Dr. Bob Arnot, jornalista especializado na divulgação de resultados de pesquisa na área de saúde, publicou um livro, onde cita várias instituições de renome na pesquisa de câncer.
O livro não tem tradução em português, mas o seu valor é que o jornalista se interessou pelo tema por vivenciar o problema dentro de casa: sua sogra perdeu a luta contra um Ca de mama e sua esposa tinha alto risco de também ser acometida por causa da genética. No afã de encontrar alternativas que pudessem mudar o rumo da história, os dois foram em busca de toda informação disponível, o que se transformou no livro The breast cancer prevention diet (A dieta de prevenção ao câncer de mama) da editora Little, Brown and Company, New York/Boston.
Na(s) próxima(s) postagem(ens), pretendo, resumidamente, passar adiante as informações que recolhi sobre o que já existe de conclusivo a respeito de alimentos funcionais usados na prevenção e tratamento do câncer. Não sou nenhuma especialista nas áreas de saúde e nutrição, apenas uma grande curiosa (!) e quero compartilhar o que já aprendi e possa ser útil a tantas mulheres.
Mudar hábitos não é tarefa fácil, mas a vida vale a pena!

7 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Ângela, iluminada, amada!
Desde o início (?) de nossa amizade ansiava por esse momento. Já havia lhe dito que sua experiência não poderia ficar guardadinha com vc. São muitas informações, preciosas por demais, que vc foi colhendo e que irão beneficiar tantos... que nem eu e vc juntas, fazemos idéia!!! Estou emocionada... Lembra-se de uma conversa que tivemos? Daquele projeto? Como visualizei nossa parceira? Fico aqui sentindo como o PAI tece nossos caminhos... o que é preciso nos acontecer para realizarmos nossa missão! Aff... Fico aqui engasgada... esperando todas as postagens que virão dessa sua cozinha amorosa e ILUMINADA para ajudar!!! Que o PAI ilumine sempre suas mãos abençoadas!
Beijuuss muiiitos n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

P.S: Não sei se reparou, tenho novas leitoras no blog que enfrentam essa doença. Vá lá visitá-las e levar vc e sua cozinha...sei que vão adorar! Além do que, sinto que estamos formando uma rede maravilhosa dimaiiiisss!!!

Angela Fonseca disse...

Eita, que baita incentivo! Obrigadíssima. Quando acabei de postar, também fiquei muito emocionada, mas um pouco receosa de estar invadindo o território de outros profissionais. Depois, entreguei para Deus, acho que com a minha intenção de ajudar, tudo vai dar certo. Liguei para o Luiz Eduardo e pedi a ele uma opinião para me sentir mais segura, assim como pedi a você.
Quanto a suas novas seguidoras, já procurei a Mulher de Peito e enviei-lhe um e-mail, que ainda não respondeu. Estou feliz de poder ser útil. Beijos carinhosos.

Unknown disse...

Oi Angela, tudo bem?

Então flor, passei e adicionei seu lindo blog, a Regina Também falou de você no meu blog e ela é demais.
Parabéns pela sua garra, você é uma vencedora.

Grande beijo da sua nova amiga,

Virna Soledade
http://superandocancerdemama-virna.blogspot.com/

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Angela, mil perdões.
Fiquei tão feliz e emocionada com o teu email.
Com certeza a sua colaboração vai ser muito importante, para nós, que estamos vivenciando o problema, e para tantas pessoas que nos procuram, esteja a vontade, tanto no blog, como no meu email wilmadidou@msn.com (esse endereço é mais fácil).
Estive com uns probleminhas, referente a imunidade, mais agora já estou bem, não irei mais descuidar dos retornos.
Beijos e mais uma vez seja muito bem vinda

Angela Fonseca disse...

Olá, novas amigas! Este blog é para isso mesmo: colocar a disposição das pessoas o que a ciência disponibiliza e que eu adoro pesquisar. Comer é um ato natural da vida e se podemos mantar a saúde 'pela boca', tanto melhor. Sejam muito bem vindas na minha cozinha e deliciem-se com as sugestões. Quando tiverem tempo, leiam também as postagens passadas, tem receitinhas gostosas e saudáveis por lá. Beijos carinhosos.

foureaux disse...

Evoé, Angel Face!
Voltou à carga com pompa e circunstância, em grande estilo, no melhor dos sentidos!
Não podia ser diferente. Adorei todos as novas intervenções, mas abri as pernas para esta última: ar-ra-sou!!! Fico muito tocado com o fato de você ter essa sabedoria acumulada e vuivenciada, sendo partilhada de forma tão generosa, simples e avassaladoramente linda!
Uma pontinha de inveja não podia faltar: na área em que transito (ui!), mesmo não sendo (por opção) membro da confraria dos phdeuses, sinto falta da INTERAÇÃO que você consegue. Ainda que drop by drop, você vai criando laços e recebendo pitacos e toques... Já na "república mundial das letras"... quanta vaidade!
beijinhos, amiga, queridíssima!
;-)

Angela Fonseca disse...

Ei, ZéLu, meu amigo tão amado! Você, essa pessoa brilhante com pontinha de inveja? Carece não, você é uma das pessoas mais generosas que conheço, só é meio tímido para se expressar. Eu já sou escancarada, fica mais fácil. E no meio dos phdeuses fica mesmo difícil interagir... Olha, admiro você imensamente, pelo filho que é, pelo sobrinho que é (Anunciata e Aparecida que o digam!), pelo irmão que é, pelo tio que é, pelo primo que é, pelo amigo que é! Você sabe muito bem do que estou falando, só que essas coisas ficam guardadinhas no âmbito mais restrito... e você não percebe no dia-a-dia o bem que nos faz! Amo você muito, do fundo do meu coração, e tenho um orgulho imenso de ser sua amiga. Beijos, abraços carinhosos