quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Emagrecer comendo: antidieta saudável

(imagem da internet)
Uma amiga lindinha e muito querida recebeu um puxão de orelha outro dia: para fazer uma cirurgia de reconstrução de mama precisa perder peso. Como é vaidosa - aliás, todas nós, mulheres -, está empenhada em emagrecer em seis meses. Ela não tem que perder tanto peso, não está gorda, por isso fica mais fácil. Como estou aqui para partilhar maneiras saudáveis de se alimentar - e, de quebra, controlar o peso -, resolvi dar uma mãozinha. Aí vão algumas sugestões.
1. Não adianta pensar que pular refeições e/ou comer pouquíssimo em uma delas vá fazer qualquer efeito. Na refeição seguinte, a tendência é 'matar a fome' acumulada e comer além da conta. A gente emagrece é comendo! Portanto, o ideal é fazer 5 a 6 refeições por dia. Comendo os alimentos certos, é óbvio! Nada de fast foods, biscoitinhos, 'porcaritos' em geral. Alimentos saudáveis, que realmente nutrem, são os ideais.
2. Nos lanches entre as refeições principais e nas sobremesas as frutas são a melhor opção. É interessante: se você come meio mamão papaia, por exemplo, não sente saciedade imediata. Mas, se resistir por 15 minutos, a fome desaparece como que por encanto. Experimente.
3. Comer sempre - eu disse sempre! - verduras e legumes, de preferência in natura, nas principais refeições, em porções generosas, vai reduzir seu consumo de carboidratos; e a ingestão de fibras fará seu intestino funcionar regularmente, o que é fundamental em qualquer projeto de emagrecimento.
4. Se for comer carne, a porção não deve ultrapassar o tamanho da palma de sua mão. Resista! E não trapaceie: não é do tamanho da mão inteira, mas da palma! Opte por grelhados e cozidos, em vez de frituras.
5. Substitua a gordura animal (saturada) por gordura vegetal. E mesmo assim consuma com moderação. Lembre-se sempre que a gordura animal é responsável por uma série de outros problemas, como os cardiovasculares e câncer. A exceção fica por conta dos ácidos graxos ômega-3, encontrados nos peixes de águas profundas e frias e na linhaça.
6. Falar em parar de ingerir açúcar é muito radical, concorda? Vamos substituir radicalismo por moderação: comer menos doces e preferir aqueles feitos com frutas aos cremosos e nadando em caldas açucaradas.
7. Por incrível que possa parecer, sal também engorda. Cuidado com o excesso de sódio: ele retem líquidos, eleva a pressão sanguínea e vicia o paladar. Experimente outros sabores, use mais ervas culinárias e vá reduzindo o sal.
8. Consumir pelo menos uma porção de cereal integral por dia é uma atitude saudável, seja o pão do desjejum, ou o arroz do almoço. Cereais integrais são mais ricos em fibras e dão maior sensação de saciedade, portanto, come-se menos.
9. Água é um santo remédio. Limpa, renova as células e interage com as fibras dos alimentos, facilitando a digestão, a absorção e a excreção. Mesmo que se tome sucos e/ou outros líquidos ao longo do dia, o ideal é sempre ingerir pelo menos 2 litros de água pura diariamente.
10. Tente incluir pelo menos uma leguminosa por dia no cardápio. Elas são alimentos funcionais, têm propriedades terapêuticas, são ricas em fibras e sais minerais. É só variar: um dia feijão, no outro ervilha seca, no outro grão-de-bico e assim por diante.
11. Exercício físico é fundamental para perder peso. Comece com 30 minutos por dia de exercícios aeróbicos - caminhada, natação, corrida leve, dança de salão, dentre outros. De quebra, seu cérebro irá produzir endorfinas, o que lhe dará uma sensação de bem estar geral, e você vai melhorar seu desempenho cardiorrespiratório.
12. Aprecie sua refeição. Reserve um tempo para fazê-las sem pressa, degustando cada sabor, mastigando bem. Se possível, reúna-se às pessoas de quem você gosta. Evite comer diante da televisão: você se distrai e acaba comendo mais. Comer com tranquilidade faz bem para o corpo e para a alma.
No mais, divirta-se muito, tenha prazer na vida, busque o que lhe dá alegria. Gente feliz emagrece mais facilmente.
Comecei esta postagem pensando em minha amiga. Mas está valendo para todo mundo.
Beijos.
P.S. Tudo isso é apenas um resumo daquilo que venho lendo há algum tempo em diversas publicações, o que a gente vê na tv e o que a OMS - Organização Mundial de Saúde faz questão de propagar, enfatizando a prevenção de doenças.

Nenhum comentário: