terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A amante do deus Hades

(imagem da internet)
Na mitologia grega, Menta era uma ninfa muito amada pelo deus Hades, o correspondente do deus romano Plutão. Quando sua mulher descobriu o affair, deu-lhe um ultimato e ele não teve outra alternativa senão transformar Menta em uma erva cheirosa. Desde então, a espécie Mentha passou a ser muito apreciada e valorizada. Há referências bíblicas sobre os fariseus recolhendo impostos pagos com menta, cominho e aneto (dill). Consta que os hebreus forravam o chão das sinagogas com a menta, que consideravam refrescante e preventiva de doenças, costume seguido séculos mais tarde nas igrejas italianas.

A menta como símbolo de hospitalidade é mencionada por Ovídio, poeta romano, que escreveu sobre dois camponeses, Baucis e Filemon, que esfregavam os pratos com a erva antes de servir os convidados. Os romanos também a usavam para saborizar vinhos e molhos. Já as mulheres que se embebedavam com o vinho e eram ameaçadas de morte por isso, mascavam, às escondidas, uma pasta feita de menta e mel para mascarar o hálito. Portanto...

Muitas espécies da erva foram introduzidas na Europa por volta do século IX. Um monge da época escreveu que eram tantos tipos diferentes que seria mais fácil contar as faíscas da forja de Vulcano.

Entre nós, a menta, mais conhecida como hortelã, costuma ser muito apreciada no preparo de um prato árabe, o kebab (quibe). No entanto, pode-se usá-la na culinária tanto para preparar uma simples infusão aromática e refrescante, como para elaborar sobremesas finas e delicadas junto com chocolate, ou ainda cristalizada, para decorar e saborear.

Quando plantada junto aos roseirais, protege as flores do ataque de insetos. Se espalharmos folhas de hortelã ao redor dos alimentos estes não serão atacados por roedores, o que é muito útil para quem mora em sítios e propriedades rurais. Espalhada dentro de armários e nas camas, a menta previne ataques de formigas, inclusive aquelas amarelinhas, conhecidas como doceiras. Ela também pode compor um potpourri de ervas e flores, amarradas em saquinhos, para perfumar gavetas.

(imagem da internet)
O chá de hortelã auxilia o processo digestivo, bem como nos resfriados e gripes, para aliviar a congestão nasal.
Atenção: não abuse deste chá na gravidez, ou se tiver problemas renais.

Não tinha razão Hades/Plutão de amar Menta?

2 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Angela
Quanta coisa que a hortelã nos oferece.
Essa ajuda contra formigas eu desconhecia e agradeço muito.
É o meu chá preferido, desde pequena.
Grata
Zizi

Regina Rozenbaum disse...

Sabe que das roseiras nem fazia idéia?! Adoro geléia de menta (tinha que ter um docim rsrs)Chá não é meu predileto, mas em compensação aquele suquinho lá de baixo...hum adooooro com força e gosto!
Beijuuss n.c.