quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Escolhas sensatas

(Foto-montagem de Erik Johansson, jovem fotógrafo sueco, encontrada no Google Imagens)

"Escolha sempre o caminho que pareça o melhor, mesmo que seja o mais difícil; o hábito brevemente o tornará fácil e agradável". (Pitágoras, filósofo grego)

Nossas escolhas não só determinam, como também pavimentam a estrada que vamos seguir na vida. Não é diferente com as escolhas alimentares.

Esta é uma postagem curtinha, mas garanto que essas pequenas mudanças vão fazer significativa diferença em sua vida.

Troque farinha branca por farinha integral: prefira pães integrais, que nos saciam com porções menores, além de aumentarem nossa ingestão de fibras. Se vierem com a adição de outros grãos, melhor ainda. Só tenha cuidado com a quantidade: farinhas são carboidratos e alguns grãos carregam muitas calorias.

Substitua açúcar branco por adoçante stévia, o único 100% natural, sem adição de outros edulcorantes perigosos para a saúde e livre de lactose. Existe, inclusive, na versão culinária, emagrecendo suas tortas e bolos. O açúcar mascavo, o mel, o melado de cana e a rapadura são opções saudáveis, porém devem também ser usadas com moderação. Há muitos anos foi publicado um livro, entitulado Sugar Blues, do qual não me lembro o autor nem a editora, que trata das mazelas decorrentes do consumo de açúcar refinado. Muitas deles todo mundo já conhece.

Ao invés de carnes gordurosas coma mais peixes de águas frias e profundas, como salmão, sardinha, arenque, dentre outros. Suas gorduras - os ácidos graxos ômega - são benéficas para a saúde.

Encha o prato de salada antes de ingerir os outros alimentos. Você vai descobrir que comerá menos arroz e feijão carnes e outros alimentos processados.

Resista aos alimentos industrializados o máximo que puder. Eles são muito práticos, é verdade, mas para sê-lo passam por processamentos que quebram as cadeias do alimento, além de perderem a maioria dos nutrientes. Não é preciso cortar tudo, use os que contêm menos aditivos químicos em geral.

Beba muita água, entre 1,5 l a 2,5 l por dia. Você estará limpando os rins e aditivando as fibras que ingeriu. Chás e sucos são muito bons, mas não substituem a água. Apenas complementam.

Em vez de 3 refeições diárias, faça 6. Nos intervalos entre as três principais, coma frutas, muitas frutas, de cores e sabores diferentes. Isto irá garantir o aporte diário de vitaminas. E você comerá menos nas refeições tradicionais.

Pare de comer 3 horas antes de dormir. No máximo, tome um chá com uma torradinha integral se sentir que poderá 'assaltar a geladeira' durante a noite. O nosso organismo é uma máquina muito inteligente e logo se adaptará a quantidades menores. Chá-mate nem pensar, contém cafeína e vai espantar o sono. O ideal mesmo é um bom chazinho de melissa officinalis - estão lembrados da erva cidreira?

A máxima 'pela manhã coma como um rei, ao meio-dia como um príncipe e à noite como um mendigo' é uma escolha sensata.

Nada de salgadinhos, frituras, porcaritos em geral. Eu sei, são irresistíveis... Mas, se você os evitar, poderá até fazer uma farra alimentar de vez em quando que seu organismo aguentará.

Reduza o consumo de cafeína. Preste atenção: eu não disse corte a cafeína, sugeri que reduza, porque, afinal, ela é estimulante do cérebro, porém causa osteoporose.

Faça uma festinha particular e despeça-se definitivamente dos refrigerantes. Tome o seu preferido brindando à decisão de abandoná-los. Os tradicionais destroem os dentes e enfraquecem os ossos. Os zeros contêm edulcorantes que, além dos outros estragos, podem, até, provocar crises de ansiedade e pânico. Aí, de vez em quando, mate a saudade comprando uma minigarrafa ou latinha, que, com certeza não fará mal algum.

Acredito que, com esses pequenos cuidados, em uma semana você já vai sentir a diferença. A Organização Mundial da Saúde mudou o foco de abordagem da saúde. Hoje a ênfase é na prevenção de doenças e a nutrição está incluída no pacote. O ideal é que, desde criança, a pessoa já receba uma alimentação saudável. Se não foi esse o seu caso - eu também faço parte de outra geração, que nada sabia sobre estas coisas -, nunca é tarde para reinventar sua história.

Saúde! Salud! Saluti! Santé! Good health! Gut gesundheit! etc. etc. etc.

Atenção aos códigos: EVITE, MUDE, REDUZA! LIBERADO!

P.S. Tudo que publiquei hoje é respaldado por minha experiência pessoal. Venho fazendo escolhas sensatas há algum tempo, sem radicalismo. Postei mais material porque amanhã... vou pra roça! Ô delícia! Volto em uma semana. Beijos.

4 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Bom descanso, Angela.
Beijos

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Já estou com saudades.
Bjs.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Drica disse...

OLÁ PASSANDO PRA MATAR A SAUDADES!!!
E AGRADECER O CARINHO, IR PRA ROÇA É MUITO BOM MESMO!!!!!!!!
BJS.

Regina Rozenbaum disse...

Intão descanse, recarregue que estaremos te esperando...
Beijuuss, Angelinha amada, n.c.