domingo, 16 de janeiro de 2011

Já foi ao banheiro hoje?

(imagem da internet)


Fiquei sem internet. Mais gente aqui na minha cidade também ficou, em datas diferentes. Caiu um toró com tamanha descarga elétrica na última sexta-feira que queimou o meu modem. O menino da operadora veio ontem aqui trocá-lo e disse que, no momento, está sendo chamado com frequência para, como se diz, 'correr atrás do prejuízo'. Coisas da tecnologia...

Bem, não sou automóvel, mas também faço 'revisão geral'. Presa em BH por causa das chuvas, sem poder ir para o sítio - tem uma parte da estrada que é de terra... -, aproveitei para fazer parte do meu check-up anual. Fui a vários 'istas': radiologista, mastologista, oncologista, oftalmologista. Agora faltam os exames laboratoriais e mandar aviar a receita dos óculos. Por este motivo, fiquei uns dias sem postar.

Entretanto, não parei de receber e-mails dos amigos, solicitando informações sobre problemas vários. Uma delas, minha seguidora do blog, está preocupada com a família, que, segundo ela, come "só uma vez por dia": o dia inteiro! O irmão está com problema de sobrepeso e uma prisão de ventre crônica muito típica de quem não presta atenção ao que come. Aí, pensei: este é um incômodo bastante comum nos dias de hoje, em que as ofertas de comida industrializada e a pressa estimulam a preguiça de preparar a própria comida e se alimentar de maneira saudável. Então, me decidi abordar esse tema nada glamuroso, mas essencial.
Já postei aqui sobre os tais leitinhos fermentados e iogurtes que prometem maravilhas para reativar intestinos presos. Na verdade, o mecanismo que os faz funcionar é uma substância que irrita a mucosa intestinal, o que não é a melhor escolha, uma vez que um órgão importante permanentemente importunado e agredido pode apresentar problemas mais sérios com o passar do tempo.
Equação óbvia: comida demais = prisão de ventre. Assim, reduzir o aporte de alimentos a cada refeição é o primeiro passo. Você acaba por reduzir também o aporte de energia necessário ao processo digestivo e terá reservas energéticas para enfrentar as outras agressões que o nosso corpo sofre só por estar vivo. Com o passar do tempo, o metabolismo tende a ficar mais lento. Nossos órgãos ficam mais preguiçosos. Um recurso para retardar esse processo e estimular, inclusive, o bom funcionamento do intestino é exercício físico. Diz o aforismo que 'saco vazio não para em pé'; eu afirmo, com convicção, que 'saco cheio demais arrebenta' e 'corpo parado enferruja'. Caminhada é a atividade física mais democrática que existe: é gratuita, não exige equipamentos especiais e você pode adequá-la aos seus horários. Portanto, não há desculpa. É bom lembrar que alguns medicamentos, como os antidepressivos, reduzem os espasmos naturais do organismo para se livrar dos resíduos. Sedentarismo só faz piorar o quadro. Quanto às refeições, uma sugestão que tem funcionado bem para a maioria das pessoas é comer pouco a cada 3 horas. A sensação de saciedade é permanente e, na hora das principais refeições, não se come desesperadamente para suprir a fome 'acumulada'. Frutas, sucos e barras de cereais são ótimos intermediários.
No entanto, se seu intestino ainda não corresponde às suas expectativas, há maneiras civilizadas, sadias e não viciantes de controlar o peso e eliminar o que o organismo não absorve. Já ouviram falar em alimentos ricos em fibras? Pois então: nunca se falou tanto sobre eles; aliás, nunca se falou tanto sobre alimentação funcional. Só não muda quem não quer. Livre-arbítrio! Se você é o tipo de pessoa para quem eliminar é tão difícil quanto um parto, aqui vão algumas sugestões, colhidas em variadas publicações. Um dado importante: mulheres sofrem mais de prisão de ventre que os homens. Os conselhos, porém, valem para todos.
Para início de conversa, existem dois tipos de fibras: as solúveis e as não-solúveis. As não-solúveis são aquelas que não reagem bem com a água. É necessário ter cuidado com elas, porque, por vezes, ingerimos, por engano, as fibras erradas. Em excesso, agravam a prisão de ventre. Estão presentes nas cascas de frutas e verduras e no farelo de trigo e necessitam de um aporte caprichado de água para funcionarem e fazerem funcionar. E isto interfere na absorção de alguns micronutrientes importantes, como o ferro e o cálcio. Nada bom. Portanto, dê preferência às fribras solúveis. Elas dão volume ao bolo fecal e estimulam os esfíncteres, estruturas musculares que contornam os canais e o orifício final do intestino e são responsáveis pelos movimentos de contração e descontração que precedem a eliminação. Onde encontrar as solúveis? Estão no farelo de aveia; nas leguminosas frescas e secas como o feijão, grão-de-bico, lentilha, soja; nas frutas com linhas, ou bagaço, como laranja, mamão, manga, pera, uva, figo, ameixa fresca, mexerica, abacaxi - que eu costumo chamar de 'vassoura natural'! -, frutas secas. Já a banana prata, só se estiver bem madura; de vez, ou quase verde, funciona ao contrário.
Desista dos laxantes comprados em farmácia - viciantes! - e invista nos laxantes naturais. Ameixa e mamão são os mais conhecidos. E, se tiver onde comprar, acrescente o tamarindo, levemente ácido mas incrivelmente saboroso.
Frutas oleaginosas, como as nozes, amêndoas, avelãs, amendoim e pistache são lubrificantes naturais. Cuidado para não exagerar: possuem gordura e são calóricas. No entanto, contêm selênio e zinco, minerais essenciais para a manutenção do bom trabalho metabólico. De uma a três por dia são suficientes para satisfazer nossas necessidades.
Em substituição aos leites fermentados, que contêm açúcar e perdem sua função digestiva, e os iogurtes 'milagrosos' sugiro um pré-biótico chamado kefir, geralmente encontrado em casas de produtos árabes. Possui lactobacilos vivos, os chamados 'grãos de kefir' e fermenta à temperatura ambiente. Limpa a membrana do intestino, aumenta a flora intestinal e protege o cólon, parte do intestino onde se tem observado um aumento na ocorrência de câncer.
Criar o hábito de ir ao banheiro à mesma hora, todos os dias - o que você vai ter que decidir de acordo com sua agenda particular -, mesmo que o resultado nos primeiros dias não seja tão satisfatório (poucas fezes, endurecidas e/ou ressecadas) é, no mínimo, FUNDAMENTAL!
Para finalizar, como não podia deixar de ser, aí vai uma receitinha que é tiro e queda. Reencontrei-a em uma revista antiga sobre alimentação funcional e saúde. O nome é engraçado e significativo. Chama-se
PONTUALIDADE INGLESA
Ingredientes
1 colher (sopa) de farelo de trigo
4 ameixas pretas sem caroço (óbvio!)
1 pode (200 ml) de iogurte natural desnatado
1 fatia de mamão
1 laranja sem casca, mas com a película branca e o bagaço
1 copo (200 ml) de leite de soja
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e não coe. Use todos os dias pela manhã, de preferência recém-preparada.
Apesar da ausência de glamour, esta contribuição dá alívio e protege um dos maiores aparelhos do nosso organismo, garantindo saúde e bem-estar.
Aí, já foi ao banheiro hoje?

2 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

kkkk pontualidade inglesa...a minha, graças a tudo que escreveu e uma certa disciplina com os exercícios vai quase podendo categorizá-la de. Agora é impressionante Angelinha: é só eu viajar, comer de um tudo (novidades, né?)e a tal falta de exercício, que fico dias sem ser habituê... Essa semana retomei minha mistureba pela manhã...shake dilícia de fruta+fibras+suco light= tudo na conserva e a casinha sendo visitada por uma lady quase inglesa!rsrs
Beijuuss n.c.

Bloguinho da Zizi disse...

Angela
Ri muito com o título da postagem...
Já fui sim, aliás meu intestino é dos pontuais, a não ser que esteja tomando algum medicamento, como antibiótico, aí ele se recusa terminantemente a trabalhar.
Dentro dos meus estudos a importância do funcionamento do intestino é grande, por isso merece atenção especial.
Teu post é de grande ajuda, pois orienta a estimulá-lo de maneira saudável.
Beijinhos