quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Pomus granatus: fruta divina!

(imagem do google)
Na tradição cristã, amanhã é dia importante: o Dia de Reis. Não é feriado civil, nem religioso, porém possui um simbolismo considerável. Afinal, foi o dia em que poderosos reis da Terra se ajoelharam em adoração àquele rei menino que viera trazer uma proposta de amor fraternal e compaixão. Um rei cujo reino não era deste mundo...
Até hoje, isso não faz a menor diferença para um número significativo de pessoas: deste mundo, ou de outro, o fato é que aquele reizinho continua a ser venerado e suas idéias norteiam a vida de muita gente. Nas mais diversas tradições este dia é celebrado com orações nas igrejas e patomimas populares neste nosso país imenso e festeiro: folias, reizados e tantas outras manifestações regionais a louvar a criança divina que, nas palavras do poeta Pessoa, "é o divino que sorri e brinca".
Consta que os três Reis Magos, como se costuma chamar aqueles visitantes guiados por uma estrela a um estábulo onde repousava a criança, levaram seus presentes mais valiosos ao Menino Deus: ouro, incenso e mirra.
Anos depois, misturando história, fé e cultura popular, surgiram algumas superstições a respeito do Dia de Reis. Acredita-se que neste dia, em memória aos presentes preciosos levados pelos Reis Magos, pode-se realizar 'simpatias' para garantir que não falte prosperidade no novo ano que se inicia. Uma delas é a do pomus granatus (pomegranate), uma fruta maravilhosa chamada... romã! À noitinha deve-se separar 9 carocinhos da fruta e ir chupando de três em três, pedindo a cada rei, Belchior, Baltazar e Gaspar, que traga prosperidade a quem realiza a simpatia. Depois é só guardar as sementes secas enroladas em uma nota de dinheiro e colocar o embrulhinho dentro da carteira. Está assegurado que não faltarão recursos materiais durante o ano. Essas práticas mágicas - afinal, os reis eram magos! - são realizadas em meio a reuniões de amigos e familiares, um momento de descontração e de celebrar juntos, geralmente ao redor da mesa, composta das iguarias que cada um leva para encontro, como se fossem presentes para o Rei. Como se pode ver, tudo carregado de simbologia!
Simpatias a parte, o fato é que a romã, fruta de origem iraniana, é cultivada em toda a região do Mediterrâneo e de lá, atravessando o Atlântico, foi trazida para o Brasil. Em nosso país "tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza" encontrou as condições favoráveis para florescer e deixar de ser arbusto exótico, para se tornar fruta popular nestas paragens.
É um alimento muito saudável: altamente hidratante (84% de água por 100 g), baixo teor de calorias, excelente fonte de potássio, fósforo e algumas vitaminas do complexo B, além da vitamina C. Quem diria, não? Significa que também é símbolo de prosperidade no quesito saúde.
Como não podia deixar de ser, vai aí uma receita de suco de romã para estes tempos de verão e calor. E que, de quebra, ajuda a combater o câncer.
SUCO DE ROMÃ
Ingredientes
2 litros de água
1/2 xícara de mel
2 pauzinhos de canela
3 cravos-da-índia
20 unidades de romã maduras
Modo de preparo
Faça um chá com a água, o mel, a canela e o cravo, fervendo por uns minutinhos. Assim que esfriar leve à geladeira.
Lave as romãs e role-as sobre uma superfície dura com um pouco de força, como se faz com o limão, para quebrar as fibras e soltar mais suco. Abra-as e bata no seu fundo com uma colher de pau para soltar os carocinhos. Despreze a parte branca, que é amarga - mas, serve para fazer um bom chá para garganta inflamada (gargarejo somente), quando for o caso!
Passe as sementes por uma peneira, pressionando-as até tirar todo o suco. Misture ao chá previamente preparado e... delicie-se! Se quiser, adicione gelo picado. Eu dispenso.
De acordo com pesquisas consistentes, frutos vermelhos previnem cânceres de próstata e mama.
Feliz Dia de Reis! Beijos.
Em tempo: voltei para editar. Olha o que acontece quando a gente tem seguidores especiais. Vem contribuição na certa! O comentário da Zizi, do Bloguinho da Zizi, logo aí abaixo, vem acrescentar um uso do romã que eu desconhecia. E a Zizi querida ainda faz questão de ser modesta, pode?
É. Essa fruta é mesmo divina...

5 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Olha eu aqui outra vez Angela.
Só vou te dizer de uma experiência com a casca da romã.
Depois de secar ao sol, pode ser guardada e usada para cólicas intestinais e diarréias.
Ela não causa danos ao intestino, pois vai gradativamente aliviando a dor e regula o intestino.
Minha sogra tem diverticulite e quando tem desarranjo intestinal só melhora com o chá da romã.
Vc não precisa publicar este comentário. Ele é só pra vc.
ok?
Beijo e mais uma vez grata pelo carinho
Zizi

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Que bom que publicou o comentário da Zizi, dessa eu não sabia.
Sei que a Romã, é muito usada no Nordeste para problemas com Lombrigas, Solitárias, e outros bichinhos repugnantes desses.
Vivendo e aprendendo.
Bjs.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Angela Fonseca disse...

Viu? Todo mundo vem com suas contribuições, porque este conhecimento é mesmo do domínio público e se propaga assim, pela tradição oral. Obrigadíssima, Wilminha querida! Beijos.

Regina Rozenbaum disse...

Tá vendo o que acontece quando ficamos sem o pacote completo da NET??? Chego tarde...mas nem tanto para saborear o suco (vou fazer daqui a pouco com o romã já debulhado de ontem)e saber dessas outras informações que Zizi e Wilma agregam. Tô indo lá prá cima rsrs
Beijuuss n.c.

ClaudiaV disse...

Eu comi algumas romas durante a quimio e adoro. :)