terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Vinagre bem temperado: gran finale

Uvas trebianno. Já ouviu falar? Já? Parabéns: você sabe das coisas. Não? Até pouco tempo atrás eu também não. São uvas extraordinárias, matéria-prima nobre para um produto de altíssima qualidade e funcionalidade: o vinagre balsâmico.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, este "condimento surgiu na região italiana de Modena, onde o clima é ideal para o cultivo de uva. Tudo começa com o esmagamento da uva, cujo mosto é cozido até atingir o nível de açúcar desejado. Em seguida, o líquido é armazenado em recipientes de madeira. Posicionados em locais quentes e arejados, favorecem a fermentação, realizadas por bactérias, o que vai resultar no produto final - processo que pode durar décadas!"
Adivinhou: custa mais caro! Mas 'vale quanto pesa', como diziam os mais velhos. O preço tem a ver com o fato de ser fabricado a partir de uma única cepa de uvas, o que lhe confere um sabor agridoce e uma coloração escura.
Ainda de acordo com a EMBRAPA, o vinagre "balsâmico é moderador da sede e facilita a digestão à medida que estimula a secreção do suco gástrico". No entanto, seu maior trunfo é conter um importante aminoácido em sua composição - a arginina -, responsável por sua ação antioxidante e relaxante arterial, como afirma Silvia Papini Berto, nutricionista clínica e professora da Faculdade de Medicina da Unesp em Botucatu, SP.
Suas substâncias vasodilatadoras previnem doenças coronarianas e sua capacidade antioxidante limpa veias e artérias do colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade), mais conhecido como 'colesterol ruim', atesta Daniel Magnoni, cardiologista do Hospital do Coração, SP.
Em pesquisa conduzida na Universidade de Maryland, EUA, concluiu-se que a combinação de vinagre balsâmico e azeite extravirgem forma um blindagem protetora do coração, além de prevenir doenças degenerativas, como o câncer. A dupla faz parte da decantada dieta do Mediterrâneo, conhecida por prolongar a vida com qualidade!
Na minha opinião, vale a pena comprar menos alimentos processados industrialmente -enlatados e similares - e economizar para se dar o verdadeiro luxo de consumir vinagre balsâmico. E degustar deliciosas saladas, cheias de saúde. Buon appetito! Saluti!

Fonte: Revista Vida Natural, no.26
Site: http://www.revistavidanatural.com.br/

Nenhum comentário: