sexta-feira, 9 de abril de 2010

Massas e... massas

Volto para o sítio amanhã, depois de uma maratona de atividades que estavam pendentes em Belo Horizonte. Finalmente! Vou para meu espaço sagrado, desacelerar e reabastecer de energia boa. Só postarei novamente quando vier de lá. Aí estão as receitas que prometi.

Salada de Macarrão*
Ingredientes
1/2 xícara (chá) de vinagre balsâmico, 3 colheres de (sopa) de água, 1 colher (sopa) de azeite extra-virgem, 1 colher (sopa) de sal, 1 dente de alho picadinho, 1 xícara (chá) de flores de brócolis, 1 xícara (chá) de couve-flor, 1 xícara (chá) de cenoura cortada em palitos, 1 xícara (chá) de pimentão vermelho (pode misturar com amarelo, fica mais bonito)cortado em tirinhas, 4 xícaras (chá) de macarrão gravatinha cozido al dente sem sal e sem gordura, 2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado.
Modo de preparo
Coloque os seis primeiros ingredientes em uma tigela e mexa bem. Reserve. Numa panela, cozinhe o brócolis e a couve-flor por 2 minutos e a cenoura até ficar levemente macia. Retire, escorra e resfrie em água corrente (se tiver pressa; eu prefiro deixar esfriar naturalmente, para preservar os nutrientes). Em uma saladeira, junte os vegetais já escorridos, o pimentão, o macarrão, o manjericão, o vinagre e o azeite e mexa delicadamente. Cubra e leve à geladeira. Sirva frio. Rende 5 porções.
* Esta receita faz o maior sucesso na minha casa no verão.

Macarrão com gengibre e cogumelo shitake
Ingredientes
1 pacote de macarrão integral grão duro, 10 cogumelos shitake grandes, secos, 5 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu), 2 colheres (sopa) de gengibre fresco cortado em palitinhos bem finos, 2 dentes de alho grandes.
Modo de preparo
Ponha o macarrão para cozinhar al dente, não coloque sal, só um fio de óleo. Deixe os cogumelos de molho para hidratar por 2 horas, cobertos. Descasque e pique o gengibre em palitinhos finos. Amasse os alhos. Ponha óleo em uma panela de fundo largo e doure o gengibre, depois o alho e, por último, os cogumelos espremidos e cortados em fatias finas (não despreze a água dos cogumelos!). Refogue bem. Quando estiver pronto, o gengibre bem dourado e crocante, coloque um pouco daquela água em que ficaram de molho os cogumelos. Deixe cozinhar por 2 minutos e, antes que evapore, coloque o macarrão. Misture bem e, ao final, coloque o shoyu e mexa. Sirva imediatamente.
Esta é uma receita exótica, mas garanto que é de dar água na boca e comer ajoelhado!
Esses pratos não engordam, desde que consumidos sem exagero, e fazem muito bem à saúde.
Um abraço. Até qualquer momento.

7 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Vai com D'US amada e como sempre reabasteça-se toda e retorne, botando pilha na gente, como diz a moçada! Adoreiii as receitas, prá variar né?
Beijuuss n.c. e nessa alma ILUMINADA!

www.toforatodentro.blogspot.com

Angela Fonseca disse...

Obrigadíssima! Na segunda receita, pensei em você: pode colocar a massa pronta em uma assadeira e gratinar, se quiser. Deve ficar uma delícia também. Inté. Muitos beijos carinhosos

Jose Sousa disse...

Olá amiguinha. Nós não nos conhecemos mas, neste mundo virtual, acabamos por conhhecer muita gente. Gostei desta sua postagem e prometo que vou voltar mais vezes, mas me deu fome. Vai aos meus blog's tenho a certeza que vai gostar.
www.congulolundo.blogspot.com
www.queriaserselvagem.blogspot.com
Um beijão

Angela Fonseca disse...

Oi, Jose, abri meu blog agora, antes de ir para o sítio e encontrei... você! Que prazer em começar a conhecê-lo! Vou viajar, mas prometo que, na volta visitarei seus blogs, cujos nomes achei interessantíssimos, aguçaram minha curiosidade. Volte sempre! Muita coisa nova e gostosa vai sair da minha cozinha, minha 'estação experimental'. Beijos

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Bom dia.
Esse tipo de notícia dá água na boca. Gostei daqui.
Passando para dar uma olhadinha nas novidades, como sempre correndo por causa do tempo na lanhouse.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja um bom final de semana para você.
Saudações Florestais e Educacionais !
Inaugurei esta semana o meu CADERNO DE RECEITAS, onde pretendo postar, na medida do possível, receitinhas de meus antepassados.
MINHAS RECEITAS:
http://www.blodasreceitas.blogspot.com/ MEU CADERNO DE POESIAS :
http://www.blogdasilnunes.blogspot.com/

Angela Fonseca disse...

Que legal, Silvana! Acho que cozinhar é uma arte e acho mesmo que uma arte feminina, qualquer coisa como 'mexer o caldeirão'. Venha sempre! Depois vou visitá-la também, amo poesia e receitas com história! Beijos

foureaux disse...

Quem será José Souza? Será o mesmo cujas contas da SKY TV chegavam para mim, no Yahoo Mail??? Será? Será? Será? Adoro macarrão e não vou deixar de experimentar estas receitas também!
Boa viagem!
beijinho

PS: dia feinho hoje aqui... ;-(