sexta-feira, 7 de maio de 2010

Rapidinhas da cozinha - utilidade pública

Não é exatamente uma notícia culinária, mas recebi a informação e achei importante divulgar, já que também falo de saúde aqui.
O SUS - Sistema Único de Saúde está disponibilizando fitoterápicos (remédios feitos a base de ervas) gratuitamente nos postos de saúde. Começaram com dois e agora já são oito. Dentre eles estão a Garra do Diabo (Harpagophytum procumbens) e a Unha de Gato (Uncaria tomentosa), comprovadamente eficazes contra dores crônicas, artrite, artrose, reumatismo e outras doenças inflamatórias. São uma alternativa reconhecidamente eficaz para quem tem problemas estomacais, por exemplo, e não pode beneficiar-se da medicação alopática disponível.
Sua entrada na lista do SUS traz à tona uma verdade incontestável: o que nossas avós, gente da roça e índios já sabiam e usavam, é hoje objeto de um sem-número de pesquisas científicas que atestam o poder curador de nossa flora, tão rica e diversa.
Divulgar esta novidade é um serviço de utilidade, uma vez que, cientes dessa possibilidade, as pessoas podem discutir com o médico sobre suas preferências em relação a medicamentos com menos efeitos colaterais.
No entanto, que fique bem claro que não se deve recorrer à automedicação em hipótese alguma, pois mesmo as ervas possuem sua toxidade, se usadas de forma indevida e na quantidade errada.
Saúde! Sempre!

3 comentários:

foureaux disse...

Evoé, saúde.
Existe uma tal de "cavalinha do brejo"? Creio que foi isso que tomei em Mariana, quando da primeira crise de infecção urinária! Bateu e valeu!
beijinho

Angela Fonseca disse...

Tem sim! Conhecida também só como cavalinha, é um santo remédio para o aparelho urinário em geral. E viva a nossa flora maravilhosa! Bjs

foureaux disse...

Viva! Viva!