sábado, 9 de outubro de 2010

Vegetais crucíferos: dieta do Dr. Arnot contra o câncer


(imagem da internet)
Adoro rosas e repolhos. Não acha que se parecem? Aquele sem-número de folhas sobrepostas e enroladinhas, chamando a nossa atenção. Brócolis e camarazinhos são parecidos também: pequenos buquês, arrumadinhos e juntos, protegidos pelas folhas, simples e exóticos ao mesmo tempo.
Pois é: o que a natureza prepara com tanto esmero, previne, trata, cura. Falo dos repolhos, dos brócolis, da couve-flor, da couve comum, todos vegetais crucíferos. Por que a designação? Por causa dos ramos em forma de cruz, que todos têm em comum. Mesmo assim, nabos e rabanetes e sementes de mostarda também se incluem nesta lista. O ingrediente secreto maravilhoso, que tantos benefícios traz à saúde - incluindo a prevenção e/ou o controle do câncer - tem um nome esquisito: indole-3 carbinol. Em se tratando do Ca de mama, esta substância tem o poder de transformar os efeitos do mau estrogênio, aquele que detona o crescimento irregular de células. Como? Bloqueando e desligando uma enzima importante no ciclo de crescimento daquelas células. Paro por aqui as informações técnicas: a nós o que interessa são os benefícios.
Para usufruir deles, é necessário seguir algumas regrinhas básicas. O princípio ativo pode ser desativado pelo calor. Portanto, o melhor modo de preparar estes vegetais é cozinhar pouco, ou grelhá-los rapidamente com molho shoyu em uma panela wok - que encontramos em qualquer loja do ramo. Ou seja, como os japoneses fazem com os vegetais em geral. Gosto dos dois jeitos, mas para quem resiste a ingerir crucíferos, alegando que o sabor não é atraente, fritá-los levemente em manteiga de boa qualidade e alho fresco, misturar um pouco de alho-poró picadinho, ou cebolinha verde é uma delícia, polvilhando com uma leve nuvem de pimenta-do-reino ao final - com parcimônia!
A dose? Nunca vi suplementos em cápsulas de indole-3 carbinol, nem sei se pode ser manipulado. Assim, tente comer duas ou três porções de um destes crucíferos por dia - varie ao longo da semana. Acha difícil? Pense na saúde e na proteção do seu corpo, sua máquina de viver. Alimentação é uma questão de hábito e hábitos podem ser mudados. Provavelmente, o que começa a ser usado como remédio, pode virar um prazer à mesa. Invente, tente novos preparos e... bom apetite!

4 comentários:

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Difícil não prazeiroso, principalmente se você mesmo cultiva o seu alimento.
Já pensou se cada morador de cada rua, quarteirão ou bairro ajudasse criando hortas e trocando os produtos. Uma horta ou mini-horta, a depender do espaço deveria existir em cada casa, apartamento, orfanato, escola, fábrica, penitenciária, hospital e quartel, clubes.
...e lasqueira estou animada, é que eu tenho uma hortinha,e o sabor de alguns produtos eu descobri somente agora colhendo-os, e algumas amizades também, vale a pena.

Beijos Angela.

Angela Fonseca disse...

Querida Wilma, seria o céu se todo mundo lesse o seu comentário e resolvesse colocar em prática. A saúde também vem de uma boa horta, cultivada com carinho e sem agrotóxicos. Imagine: tem gente que morre de fome neste país, com tanta diversidade... Vamos divulgar esta idéia? Beijocas

Regina Rozenbaum disse...

Minina e euzinha que nem sonhava com esse nome: crucíferos!!! Acabei de ler em voz alta, mais essa postagem/crônica prá minha Syl amada que tá aqui, do meu ladinho tomando um vinhozinho, me mimando rsrs e fazendo tricô! Ela adooooooorou (nem carecia de dizer)!
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Angela Fonseca disse...

Ah é? Diz pra Syl que eu também amo fazer tricô - tricô mesmo, agulhas e malha. Ô vidinha difíci, hein? Tomando vinho, ganhando paparico... Ai, ai,ai! Não é pra quem quer, é pra quem pode. Beijos