quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Poderes mágicos do manjericão


(imagem da internet)
Esta importante erva culinária, com seu odor quente, eleva o ato de cozinhar à altura das inspirações poéticas. Nativo da India, o manjericão, também conhecido como basílico, é reverenciado como uma planta imbuída de essência divina e, por este motivo, os indianos costumam jurar sobre um raminho dela em seus depoimentos nos tribunais de justiça. Consta que crescia manjericão ao redor do túmulo de Jesus Cristo, após sua Ressurreição, e por isto nas Igrejas Ortodoxas Gregas benze-se a água com suas folhas e vasos da planta ornamentam os altares.

Há várias espécies diferentes de manjericão, inclusive um que cresce em arbustos e é nativo da América Latina. No Haiti, ele pertence à deusa pagã do amor, Erzulie, e é considerado um poderoso protetor energético; na região rural do México costuma-se carregá-lo no bolso para trazer um/a amante de volta. Gosto muito destas histórias e tradições.

Lá no sítio cultivo o verde e o roxo. O manjericão verde é o que se usa para fazer molho pesto, que acompanha massas, uma receita originária de Gênova, na Itália; e o roxo eu uso junto com fatias de queijo para fazer omeletes. O sabor é mesmo divino.

Qualquer dos dois pode temperar saladas e o segredinho é usá-lo fresco, não picá-lo, mas rasgá-lo com as unhas, imergi-lo em azeite e colocá-lo ao final do preparo. Com tomates, então, é uma delícia, tanto que o topping da pizza marguerita é preparado com os dois. Para perfumar uma pasta de alho feita em casa, basta acrescentar manjericão rasgadinho e deixar apurar. Usa-se menos sal e ganha-se em saúde. Eu gosto também de preparar vinagres com ervas e o de manjericão fica saboroso e lindo de se olhar, quando se prepara com o raminho florido em um recipiente de vidro bonito. A propósito, o Natal vem aí e é uma ótima idéia presentear com algo preparado por nós, concordam?

Sua planta, que é um arbusto pequeno, facilmente cultivável em vasos, ajuda a espantar mosquitos no verão, e atrai abelhas, que são polinizadoras competentes. Manjericão gosta de locais ensolarados, como parapeitos de janelas em apartamento, onde é muito decorativo, principalmente se você misturar o verde e o roxo.

Quanto ao uso medicinal, macere (= machuque e deixe no líquido até liberar o princípio ativo) umas folhinhas em vinho por algumas horas e tome como tônico revigorante nos dias de estresse e cansaço. Uma infusão de manjericão facilita a digestão. Ele também é muito usado em aromaterapia.

Minha receita de molho pesto:

Ingredientes

2 xícaras (chá) de folhas de manjericão verde

2 dentes de alho (afervente-os para obter um sabor mais suave)

1/2 xícara (chá) - ou mesmo um pouquinho mais, se desejar uma textura menos densa - de azeite extravirgem de boa qualidade

2 colheres (sopa) de nozes

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão de boa qualidade ralado

Sal a gosto (modere, porque o queijo já costuma ser bem salgado)

Modo de preparo

No processador (ou no pilãozinho) bata o manjericão com o alho e o azeite.Adicione as nozes, o queijo, o sal e bata novamente, mas sem deixar uma pasta completamente homogênea. Retire do processador, coloque em um pote, de preferência de louça, cubra-o com um fio de azeite - para não oxidar! - e reserve em geladeira até o momento de servir.

Eu como sobre fatias torradas de pão italiano. Adoro!

Beijos. Mais ervas amanhã.

Um comentário:

Regina Rozenbaum disse...

Agora vc chegou na minha predileta! E eu nem sabia desse histórico maravilhoso que vc nos brinda! "Imbuída de essência Divina" (deve ser por isso que é minha preferida)! Viu o roxo aqui na minha janela? Hum...hum...hum...adorei a receita.
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com