quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Presentes dos amigos

(foto do arquivo de minha amiga)
Quem sabe que tenho um blog sobre alimentação saudável e, além disso, é meu amigo, vez por outra envia contribuições. O que me deixa muito feliz. Outra coisa que me deixa igualmente feliz é saber que o que publico aqui é útil a alguem e essa pessoa me dá este retorno.
Hoje estou duplamente feliz. Uma amiga querida do litoral paulista me enviou um e-mail ontem, dizendo que usou gengibre para estimular seu sistema imunológico antes de uma cirurgia - e seu marido preparou uma receitinha muito especial para ela na ocasião, que, se me passarem, com certeza vou experimentar.
Por enquanto publico o texto e a foto que me enviou, mostrando uma conserva de fatias de gengibre bonita, rosada e com uma cara ótima!
O texto a seguir é uma contribuição de fabiohendrikx aos internautas. Seu endereço eletrônico é tritonbr@gmail.com. Vamos lá.
Curando com o sabor do gengibre
Cultivado e muito utilizado no Oriente há muitos anos, o gengibre (zingiber officinalis) é um ingrediente básico e quase obrigatório nas cozinhas japonesas, tailandesa, chinesa e indiana. Mas, suas propriedades vão muito além do sabor forte e picante que normalmente agrada ao paladar e confere um toque todo especial aos pratos preparados com ele. Na medicina ayurvedica, por exemplo, é chamado de 'remédio universal', pela grande quantidade de benefícios que porporciona à saúde.
O gengibre produz calor no corpo e age de forma eficaz em gripes, tosse, rouquidão, congestão nasal, dores de garganta e outras infecções, atenuando seus sintomas e fortalecendo o sistema imunológico; por isso, sua utilização é muito indicada para tratar e prevenir os males a que estamos sujeitos nas épocas mais frias do ano.
Esta capacidade de 'esquentar' o corpo também provoca uma aceleração do metabolismo, ativa a circulação, estimula a mente e mantem a vitalidade. Uma boa dica é fazer um escalda-pés (para quem não sabe o que é, basta esquentar água, colocar numa bacia e acrescentar o óleo essencial de gengibre, grifo meu), ou preparar um banho com algumas gotas de óleo essencial de gengibre (geralmente encontrado em boas farmácias e lojas de produtos naturais, novamente grifo meu) naqueles momentos em que nos sentimos sem ânimo, apresentando sintomas típicos de depressão, ou esgotados após um dia estressante de trabalho, por exemplo.
É antiinflamatório, bactericida e alivia dores musculares, de cabeça e cólicas menstruais. No caso de contraturas musculares, lombalgia, cervicalgia, reumatismo e artrose pode-se massagear a região afetada com óleo essencial diluído em óleo vegetal, fazendo movimentos fortes e fricção, que produzirão efeitos de aquecimento e analgesia.
Pesquisas também comprovaram sua atuação no sistema digestivo, sendo ótimo para combater náuseas e enjôos, inclusive por pessoas que sofrem com estes sintomas durante deslocamentos de barco ou de carro. Apesar de sua ingestão ser contra-indicada durante a gravidez (acredito que por ativar a circulação e poder provocar sangramento, novo grifo meu), as mulheres podem utilizar algumas gotas do óleo essencial num difusor de aromas, para aliviar os enjôos característicos dos primeiros meses de gestação. Pacientes que estão sendo submetidos a tratamento com quimioterapia também experimentam um grande alívio das náuseas provocadas pelos medicamentos.
Você pode inclui-lo no preparo de diversos alimentos, como sucos, sopas, saladas e refogados. Para um uso mais medicinal, o ideal é preparar um chá com as raízes e consumi-lo entre as refeições. Você também pode misturá-lo com outras ervas, como hortelã, eucalipto e capim-limão se o objetivo for tratar problemas causados por gripes e resfriados. O consumo diário do chá é muito eficaz na prevenção de crises de enxaqueca. Para combater enjôos, basta mastigar um pouco dele cru, com exceção das gestantes que devem utilizar apenas o óleo essencial, num difusor de aromas. Também é encontrado em lojas de produtos naturais sob a forma de comprimidos e tintura.
Sentiram a importância da contribuição dos amigos? Aprendemos mais sobre o gengibre. Quem quiser enviar estes presentes, não se faça de rogado: serão sempre bem vindos!
Obrigada, amiga!

2 comentários:

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Realmente a alimentação faz milagres e os bons amigos também.
Um grande Beijos
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Cristina disse...

Gostei da receita, vou usar pois sempre estou com resfriados, muito bom ter amigas assim como vc e a Wilma! Deus as abençoe! Bjs