terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Vapt, vupt... Ceia pronta! II

(decoração bonita, simples e fácil para a mesa)


Escolheu carne bovina ou suína? Filé mignon está meio caro, mas é um corte nobre, que vale cada centavo. Quanto ao suíno, dê preferência aos lombinhos, que não são tão caros e muito mais fáceis de eliminar toda a gordura, porque ela vem em capa. Eu a retiro toda e a carne, ao contrário do que muitos dizem, não perde nada em sabor e maciez. Aliás, tudo depende do tempero e do modo de preparo.

O filé deve cozinhar lentamente na pressão e, ao final, ir ao forno para corar. Sugiro o mesmo marinado, reduzindo o sal e acrescentando umas folhas de louro, que dão perfume. Faço também os cortes transversais, que decoram a carne e ajudam na penetração do tempero. Na hora de cozinhar acrescento pimenta e molho shoyu, para dar cor e sabor picante. Por isto a recomendação de reduzir o sal.

O suíno pode ser preparado do mesmo modo, só não o cozinhe na pressão porque é uma carne tenra e pode desmanchar-se.

Agora vamos aos complementos.



Molho bernaise
Ingredientes
1 cebola pequena
3 colheres (sopa) de vinagre branco
3 pimentas-do-reino brancas
Uma xícara (café) do caldo da carne preparada
3 gemas de ovo
1/2 tablete de manteiga
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de páprica doce para temperar
Modo de preparo
Pique a cebola bem miudinha e leve ao fogo com o vinagre, o caldo de carne e a pimenta. Ferva em fogo baixo por 1/2 minuto aproximadamente. Reserve. Misture as gemas com uma colher de água morna em uma tigela, coloque-a (a tigela) dentro de uma tigela maior com água fervente (fora do fogo) e bata as gemas até virarem um creme.
Derreta a manteiga em fogo baixo e acrescente aos poucos as gemas batidas, mexendo sempre até conseguir uma textura de maionese. Continue a bater, juntando, por último, o líquido das cebolas e temperando com o sal e a páprica. Sirva quente sobre a carne.
Para acompanhar, purê de maçãs cozidas em vinho branco e uma salada de frutas de época, montadas em uma saladeira transparente forrada com folhas de alface crespo. Se quiser incrementar, coloque um pouco de damascos, nozes e figos turcos secos picadinhos.
O vinho é o tinto, demi-sec, levemente gelado.

Recomendo que a salada contenha muito, muito, muito abacaxi para ajudar a digestão das gorduras.

3 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Ôgentemmm, mas aqui tá num refinamento só...até harmonização nossa "chef" nos brinda!!! Aqui, cadê a receita do purê, da salada, etc e tal???? Tá pensando o quê? É menu completinho, na base do bêabá, prá povo quiném euzinha (piloto de fogão de meia tigela kkkk). Salivação em prosseguimento....
Beijuuss n.c.

P.S. Escrevi no Divã uma resposta procê.

Angela Fonseca disse...

Ô D. Coisinha do meu coração, a salada é só picar as frutas frescas: pêssego, manga, uva, ticétera, ticétera. E o purê é só cozinhar as maçãs sem pele e sem casca no vinho branco e fazer um purê como todos os outros. Mais simples, impossível. Coisa assim de gente preguiçosa, mas que aprecia a boa mesa hehehe! Tudo meu tem que ser vapt, vupt. Beijin.
Já fui ao divã catar minha resposta. Gradei. Novo beijin.

Cristina disse...

Ângela querida, obrigada pelo apoio em sua visita ao meu blog, vou precisar. Faço a cirurgia dia 27, na segunda. Devo ficar uns 2 meses sem poder andar, mas Deus há de me dar força, pois sou muito agitada. Amei a sua sugestão de ceia viu? Vai ficar para o próximo ano. rs... Desejo à vc um ótimo natal cheio de paz e luz! E que 2011 venha cheio de muita saúde para todos nós! Um abraço!