sábado, 13 de fevereiro de 2010

Vinagre bem temperado: terceiro movimento

"Poesia é usar aquela toalha nova na rotina, é fazer o pão nosso de cada dia. É abrir a casa para a festa, mesmo que isso suje os tapetes, porque as pessoas valem mais do que os tapetes. " (Carlos Solano, arquiteto, especialista em Feng Shui - medicina de ambientes -, escritor, facilitador de danças circulares sagradas e pessoa finíssima!)

Sérgio Charlab, editor-chefe da versão brasileira da velha e boa revista Seleções do Reader's Digest ('um bazar de grandes novidades') , escreveu no editorial da edição de Natal de 2009: "na hora de buscar presentes (...) pense (...) e use a criatividade e a participação. (...). Quando você participa, o presente, como diz a propaganda, não tem preço..."

Pois é: chegaram as receitas com o nosso versátil vinagre. E elas podem virar presentes para os amigos, se escolhermos uma bela garrafa de vidro e capricharmos no visual. É uma delícia fazer coisas bonitas e saudáveis para presentear, experimente! Cada uma dessas receitas vem com as benesses do ingrediente principal e mais os benefícios dos outros componentes.
Para todas as receitas, recomendo: lave e seque uma garrafa de vidro (um litro de capacidade), ferva uma água e escalde (como se faz com mamadeiras). Escolha um vinagre de boa qualidade e as ervas que tiver - ou compre algumas, se tem em mente uma receita especial. Prepare, tampe bem e reserve em local fresco e escuro por duas semanas. Use o vinagre temperado para sazonar suas saladas, ou pratos com carne.

Vinagre de sálvia
Para um litro de vinagre use 10 folhas de erva fresca.
A sálvia é perfumada, leve e, como alimento funcional, auxilia a digestão, é antiséptica e antifúngica e contém algum estrogênio. Ajuda a combater a diarréia .

Vinagre de hortelã
Mesma medida do vinagre de sálvia.
A hortelã, tão comum em hortas brasileiras e tão versátil como alimento funcional, auxilia a digestão e previne doenças do trato respiratório. Devem ter cuidado ao usá-la quem estiver grávida, ou os que têm problemas de rins. Temperança!

Vinagre de pimenta com louro
2 pimentas dedo-de-moça (ou cayenne) inteiras e com o cabinho, 2 folhas secas de louro e um litro de vinagre.
Para quem gosta de sabores fortes, a pimenta é tudo de bom. Já as folhas de louro suavizam o sabor picante. No aspecto funcional, a pimenta contém uma substância, a capsaicina, que purifica o sangue, auxilia no tratamento da obesidade e das dores reumáticas. Já o louro auxilia a digestão e estimula o apetite.

Vinagre com manjericão e cebola
Para um litro de vinagre - de maçã! -, uma xícara (chá) de manjericão fresco amassado e uma cebola roxa cortada em fatias. Este vinagre fica particularmente bonito - e perfumado! - na garrafa, principalmente se você escolher manjericão roxo.
Quanto à funcionalidade, o manjericão auxilia a digestão e a cebola contém uma substância, a quercitina, que, além de antiséptica, limpa os rins e a bexiga, oxigena o sangue e reduz a glicose.

Vinagre com alecrim
Aqui recomenda-se o uso de vinagre de vinho tinto, sempre de boa qualidade. Para um litro, uma xícara (chá) de alecrim fresco levemente amassado.
O alecrim ativa a circulação e é antidepressivo. É, ainda, um auxiliar na digestão das gorduras. Que não abuse quem já toma remédios para afinar o sangue.

Vinagre com limão e especiarias
Um litro de vinagre de vinho branco, casca de dois limões, dois pauzinhos de canela, 12 cravos inteiros e 12 pimentas-da-jamaica.
Vamos por partes: da pimenta, já conhecemos as propriedade funcionais; os limões, além de aromáticos, carregam mais vitamina C na casca; a canela auxilia a digestão, promove o aquecimento do corpo e tem um perfume como poucos na culinária; e o cravo reduz o colesterol e protege contra a arterioesclerose e os sintomas da menopausa.

Vai aí uma boa dica: caso escolha usar as ervas desidratadas, reduza a um terço a quantidade indicada.

Estas receitas são sugestões de Vânia Amaral, chef mineira, especialista em culinária vibracional. Algumas informações sobre as ervas estão contidas na DK Pocket Encyclopedia HERBS. O resto é pesquisa minha em várias fontes.

Da próxima vez vou falar sobre um vinagre especial: chic e altamente saudável. Santé!

3 comentários:

foureaux disse...

Gente que delícia! Deu até água na boca! Como estou querendo cultivar mais algumas ervinhas lá em Contagem - afinal, morando num puxadinho, vou tentar mexer na terra! - as receitas são "um prato"...;-) Imagina só eu distribuindo vidros de vinagre por aí e mais a minha granola e o pão de queijo!!! Daqui a pouco, se a fantasia tomar mesmo conta, abro um "secos e molhados" bem simplesinho!!!
beijinho

Angela Fonseca disse...

Tô dentro e viro sócia! Bjs 1000

Regina Rozenbaum disse...

Ângela Amada
Quero ganhar um de cada de presente rsrs!!! E a venda do Zé vai ser SUCESSO total...TÔDENTRO com vcs!
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com